Pesquisar No Site
Uso de termos corretos contribui para inclusão da pessoa com deficiência

Uso de termos corretos contribui para inclusão da pessoa com deficiência
Considera-se pessoa com deficiência aquela que tem impedimento de longo prazo de natureza física, mental, intelectual ou sensorial.

#PraCegoVer: Foto mostra um homem em cadeira de rodas apertando a mão de uma mulher loira que está na frente de um computador (Foto: Divulgação)
Pelo menos 45 milhões de brasileiros têm algum tipo de deficiência. Isso representa quase 25% da população, segundo o último levantamento feito pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), em 2010.
A equipe técnica da Secretaria da Pessoa com Deficiência e do Idoso (Sepedi) ressalta que para se construir uma sociedade inclusiva, é necessário o cuidado com as palavras para se referir ao outro. Rotular as pessoas por uma condição, sem verificar a sua competência para exercer determinado cargo ou função, é limitante e errado.
“Hoje, recomenda-se o uso da expressão “pessoa com deficiência”. Ela é adotada pela Convenção sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência (ONU, 2006). Essa Convenção diz que a deficiência é resultante da combinação entre dois fatores: os impedimentos clínicos que estão nas pessoas (que podem ser físicos, intelectuais, sensoriais etc.) e as barreiras que estão ao seu redor (na arquitetura, nos meios de transporte, na comunicação e, acima de tudo, na nossa atitude). Ou seja, a deficiência é uma condição social que pode ser minimizada, conforme formos capazes de eliminar tais barreiras”, explica o secretário da Sepedi, Amauri Toledo.
A responsável pelo setor de Atendimento e Planejamento da Secretaria da Pessoa com Deficiência e do Idoso (Sepedi) de Caraguatatuba, Paula Hiromi, reforça que usar as palavras certas para se referir às pessoas com deficiência é fundamental para não perpetuar conceitos equivocados ou que já entraram em desuso.
“Pessoas com deficiência são acima de tudo, pessoas. Não estão doentes e nem são ineficientes. As deficiências são reais e não há porque serem disfarçadas, por isto, não tenha receio em usar a palavra deficiência”, diz.
Os termos “portador de deficiência” e “portador de necessidades especiais (PNE)” não devem ser mais usados. O correto é usar apenas “pessoa com deficiência” ou na forma abreviada “PcD”.
A sigla PcD é invariável, por exemplo: a PcD, as PcD, da PcD, das PcD. Também é importante se atentar ao plural: pessoas com deficiência e não, pessoas com deficiências, a não ser que, elas tenham, de fato, mais de uma deficiência.
Confira algumas dicas sobre os termos que devem ser utilizados:
Use | Não Use |
Pessoa com Deficiência | Inválido, excepcional, doente, portador,
especial, defeituoso, condenado |
Pessoa com Síndrome de Down | Mongolóide, mongol |
Criança com deficiência intelectual, criança com deficiência mental | Criança Excepcional |
Pessoa sem deficiência | Pessoa normal |
Pessoa com deficiência visual ou cega | Ceguinha(o) |
Pessoa com Deficiência Intelectual | Retardado mental, portador de retardamento mental, deficiente mental |
Necessidades específicas | Necessidades especiais |
Usuário de cadeira de rodas | Cadeirante |
Deficiente auditivo ou surdo | Surdo-mudo |
Semana de Prevenção
A Prefeitura de Caraguatatuba, por meio da Secretaria da Pessoa com Deficiência e do Idoso (Sepedi) realiza entre os dias 23 e 27 de agosto a 9º Semana Municipal de Prevenção às Deficiências. As palestras serão online, pelo canal do Youtube da Sepedi, aberto ao público. É necessário efetuar a inscrição prévia pelo link https://forms.gle/sbLFuRAzX51ojMF67
Veja Também Recentes

Atletas de Judô de Caraguatatuba se destacam no Inter-Regional Paulista em São Bernardo do Campo
Quatro atletas de judô de Caraguatatuba disputaram a fase Inter-Regional Paulista nas categorias sub-18 e sub-21, na cidade de São Bernardo do Campo, no último sábado (12), e conquistaram bons resultados para o município. Yasmim Siqueira ficou com a medalha de bronze na categoria sub-21 até 78kg. Com a colocação,

Neste sábado tem Saída Fotográfica no Rio Juqueriquerê em Caraguatatuba
O fotógrafo e artista-orientador das Oficinas Culturais da Fundação Educacional e Cultural de Caraguatatuba (Fundacc), Gustavo Grunewald, realiza neste sábado (26/4), das 14h30 às 18h30, uma saída fotográfica pelas margens do rio Juqueriquerê. O ponto de encontro será no entreposto de pesca do Porto Novo. A inscrição deve ser realizada pelo formulário

Estudantes aprovados para estágio são aguardados nesta semana em Caraguatatuba
Mais 92 alunos aprovados de sete cursos do Processo Seletivo para Quadro de Reserva e Contratação de Estagiários 01/2024 e do Processo Seletivo Complementar para Quadro de Reserva e Contratação de Estagiários 01/2024 dos meses de abril e novembro são esperados até a próxima quarta-feira (2/4), das 9h às 10h30

Atletas de Karatê de Caraguatatuba representam seleção paulista e disputam etapa do Brasileiro 2025
Treze atletas de karatê de Caraguatatuba representaram a seleção paulista no último fim de semana (26 e 27) e disputaram a primeira etapa do Brasileiro 2025, em Taubaté (SP). Os atletas de Caraguatatuba conquistaram 18 medalhas, sendo cinco de ouro, cinco de prata e oito medalhas de bronze. Jasmin Orizo,

Trabalhos de zeladoria continuam nas regiões Sul, Centro e Norte de Caraguatatuba no início de abril
A Secretaria de Serviços Públicos promoveu diversas atividades de zeladoria durante a semana em bairros das regiões Sul, Centro e Norte de Caraguatatuba. Desde segunda-feira (31/3), grupos descentralizados de trabalhadores do Governo Municipal realizaram mutirão de limpeza, operação tapa-buracos, assentamentos de pisos, jardinagem, podas, desobstrução de valas de drenagem e