Pesquisar No Site

Projeto de Caraguatatuba é finalista do Prêmio Braztoa de Sustentabilidade 2025

Projeto de Caraguatatuba é finalista do Prêmio Braztoa de Sustentabilidade 2025
Projeto de Caraguatatuba é finalista do Prêmio Braztoa de Sustentabilidade 2025

A Vila Turística dos Pescadores e Maricultores da Praia da Cocanha, em Caraguatatuba, foi classificada como finalista do Prêmio Braztoa de Sustentabilidade 2025.

#PraTodosVerem: Praia da Cocanha com barcos na areia (Foto: Bianca Castilho/PMC)

O prêmio é promovido pela Associação Brasileira das Operadoras de Turismo (Braztoa), com apoio do Ministério do Turismo, e é apontado como principal reconhecimento nacional em toda a cadeia do setor, além de estar em consonância com a Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas (ONU).

Nesta edição foram registradas 109 iniciativas de turismo, das quais apenas 30 foram selecionadas para a fase final. Essas propostas provêm de 13 estados brasileiros (todas as cinco macrorregiões do país), com São Paulo liderando o número de indicações (oito finalistas) e o Pará na segunda posição (seis finalistas).

Os projetos finalistas estão distribuídos em diversas categorias – entre elas “Comunidades Locais” –, que incluem iniciativas de turismo comunitário, povos originários, quilombos e comunidades tradicionais.

Vila Turística da Praia da Cocanha

Situada na região norte do município, a Vila Turística dos Pescadores e Maricultores da Praia da Cocanha é um exemplo de Turismo de Base Comunitária, pautada no uso sustentável dos recursos naturais e no reconhecimento da história local.

A comunidade atua na preservação e promoção da cultura caiçara e incentiva práticas turísticas responsáveis, além do respeito aos saberes tradicionais que compõem sua identidade.

Um dos destaques da vila é a Fazenda Marinha de Mexilhão, que realiza visitas guiadas, nas quais turistas e moradores têm a oportunidade de conhecer de perto as práticas da maricultura artesanal, além de visitar o rancho dos pescadores e maricultores.

Ao final do passeio, os visitantes podem degustar pratos típicos preparados na hora, como o tradicional “lambe-lambe”, feito à base de mexilhão, uma das estrelas do tradicional Festival do Mexilhão realizado anualmente no município, que celebra a culinária e a cultura local.

Os maricultores comercializam o mexilhão fresco, e mesmo os pedidos sob encomenda são colhidos no dia da entrega, o que garante sabor e qualidade. Deles derivam diversos pratos que remetem à herança caiçara e fortalecem a identidade gastronômica da região.

Reconhecimento internacional

Além de estar entre os finalistas do Prêmio Braztoa de Sustentabilidade, a Vila Turística da Cocanha também concorre ao título de Melhor Vila Turística do Mundo, concedido pela Organização Mundial do Turismo (OMT). O projeto recebe suporte técnico da Secretaria Municipal de Turismo de Caraguatatuba para participação em editais e processos seletivos de premiação.

A visita à Fazenda de Mexilhão da Cocanha é considerada um dos principais atrativos turísticos do município. Recentemente, o espaço recebeu representantes de 11 operadoras turísticas durante o Famtur – evento do Circuito Litoral Norte – e também os congressistas do Abeta Summit, voltado ao turismo de aventura e natureza.

Etapas finais e premiação

Os vencedores do Prêmio Braztoa de Sustentabilidade serão anunciados em cerimônia oficial, marcada para o dia 8 de dezembro, em Belém (PA). Nessa ocasião, os jurados irão divulgar as iniciativas vencedoras nas respectivas categorias do prêmio.

Secretaria de Comunicação Social – 16/9/2025

Logo Oficial ODS
Mais Notícias

Veja Também Recentes

WhatsApp Image 2025-05-07 at 11.49.53 (2)
Prazo da convocação de mais 12 agentes de apoio escolar da seleção da Prefeitura de Caraguatatuba termina quarta-feira

A Prefeitura de Caraguatatuba convocou mais 12 aprovados do cargo de agente de apoio escolar (AAE) do Processo Seletivo Simplificado nº 002/2025 para se apresentar até quarta-feira (6/5), das 9h às 11h30 e das 13h às 16h, na Divisão de Gestão de Recursos Humanos da Secretaria de Administração, no Centro.

Leia Mais Notícias Secretaria de Educação ODS - Objetivo de Desenvolvimento Sustentável ODS 4 - Educação de qualidade Publicado em 04/05/2026
Natação de Caraguatatuba conquista 34 pódios em fim de semana de competições no interior paulista
Natação de Caraguatatuba conquista 34 pódios em fim de semana de competições no interior paulista

As equipes de natação de rendimento de Caraguatatuba conquistaram resultados expressivos em duas importantes competições realizadas no último fim de semana (25 e 26 de abril), no interior de São Paulo. No sábado (25), os atletas participaram do 3º Torneio Regional da 6ª Região, promovido pela Federação Aquática Paulista, no

Leia Mais Notícias Secretaria de Esportes e Recreação ODS - Objetivo de Desenvolvimento Sustentável ODS 3 - Saúde e Bem-Estar Publicado em 27/04/2026
DSCF8780
15º Litoral em Dança movimenta cena cultural e reúne cerca de 500 bailarinos em Caraguatatuba

Entre os dias 30 de abril e 3 de maio, Caraguatatuba foi palco da 15ª edição do Litoral em Dança, reunindo talento, emoção e as mais variadas expressões artísticas. A mostra competitiva, realizada no Teatro Mario Covas, recebeu um público de aproximadamente duas mil pessoas e arrecadou mais de 500kg de alimentos não

Leia Mais Notícias FUNDACC ODS - Objetivo de Desenvolvimento Sustentável ODS 17 - Parcerias e meios de implementação Publicado em 05/05/2026
Audiências públicas da LDO 2027 de Caraguatatuba começam na próxima terça-feira no Massaguaçu
Audiências públicas da LDO 2027 de Caraguatatuba começam na próxima terça-feira no Massaguaçu

As audiências públicas descentralizadas da elaboração da Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) de Caraguatatuba para o exercício de 2027 iniciam na próxima terça-feira (12/5), às 19h, na Emef Prof.ª Antônia Antunes Arouca, no bairro Massaguaçu. A unidade escolar fica na Rua Itália Baffi Magni, 581. Técnicos da Secretaria de Planejamento

Leia Mais Notícias Secretaria de Planejamento Estratégico e Desenvolvimento ODS - Objetivo de Desenvolvimento Sustentável ODS 8 - Trabalho decente e crescimento econômico Publicado em 06/05/2026
Recoloção Bloquetes av da garça - Foto Luís Gava(PMC) (10)
Prefeitura de Caraguatatuba recupera trecho da Avenida Garça no Jardim Gaivotas e via fica interditada no período

Funcionários da Secretaria de Serviços Públicos da Prefeitura de Caraguatatuba iniciaram a execução de uma obra recuperação do pavimento em um trecho da Avenida Garças, no Jardim Gaivotas. O trânsito sofrerá alterações durante o período de execução do serviço, com previsão de término na próxima quarta-feira (20/5). A equipe vai

Leia Mais Notícias Secretaria de Serviços Públicos ODS - Objetivo de Desenvolvimento Sustentável ODS 17 - Parcerias e meios de implementação Publicado em 18/05/2026