Pesquisar No Site

Prefeitura de Caraguatatuba promove 9ª Semana de Prevenção às Deficiências

Prefeitura de Caraguatatuba promove 9ª Semana de Prevenção às Deficiências
Prefeitura de Caraguatatuba promove 9ª Semana de Prevenção às Deficiências

A Prefeitura de Caraguatatuba, por meio da Secretaria da Pessoa com Deficiência e do Idoso (Sepedi) realiza entre os dias 23 e 27 de agosto a 9º Semana Municipal de Prevenção às Deficiências, por meio de palestras online com profissionais de diversas áreas.

Considera-se deficiência, toda perda ou anormalidade de uma estrutura ou função do corpo humano que gere incapacidade para o desempenho de atividades.

Estudos da Organização Mundial de Saúde (OMS) comprovam que 70% das deficiências (física, visual, auditiva, intelectual ou múltipla) acontecem em decorrência de acidentes no trânsito, domésticos, no mar ou piscina; antes, durante ou depois da gestação, com armas de fogo, entre outras situações, que poderiam ser evitadas com medidas de prevenção.

“A Semana tem, justamente, o objetivo de chamar a atenção para o fato de que com atitudes e medidas simples é possível minimizar e prevenir acidentes no dia a dia, no ambiente familiar, no trabalho e durante o lazer, principalmente os grupos de risco – gestantes, crianças, jovens e idosos”, disse o secretário da Pessoa com Deficiência e do Idoso, Amauri Toledo.

As palestras serão online, pelo canal do Youtube da Sepedi, aberto ao público. É necessário efetuar a inscrição prévia pelo link https://forms.gle/sbLFuRAzX51ojMF67

Programação

Dia 23/8 – 15h – Palestra: “Prevenção de acidentes domésticos e de mergulho em águas rasas”, com o tenente do Corpo de Bombeiro, Hilton Dalla.

Dia 24/8, 13h – Palestra: “A importância da intervenção precoce para a vida da pessoa com transtorno do espectro autista”, com a pedagoga e psicopedagoga Michelli Sabaniti, especialista em Deficiência Mental, Adaptação Curricular e Arterapia.

15h – Palestra: “A prevenção das demências e dos transtornos mentais no envelhecimento”, com a psicóloga Elaine Cristina Jesus de Oliveira, pós graduada em Gerontologia e em Neuropsicologia.

Dia 25/8 – 13h – Palestra: “Prevenção das Deficiências antes, durante e após o nascimento”, com a médica Pediatra e Neonatologista Thais Rezende Tanaka.

15h – Palestra: “Como prevenir as deficiências auditivas congênitas e adquiridas” – Com a médica Otorrinolaringologista Andreia Alessandra Bisanha.

Dia 26/8 – 13h – Palestra: ”Aleitamento materno e sua relação com a prevenção das deficiências”, com a enfermeira Obstetra e Pediátrica Ana Claudia Tripac, coordenadora do CEAMI (Centro de Atendimento Materno Infantil) e do Banco de Leite Humano de Caraguatatuba.

18h30 – Palestra: “Cuidando de quem cuida de você: um olhar para a família”, com a equipe Multiprofissional da Associação de Apoio ao Desenvolvimento Humano Acalento.

Dia 27/8 – 15h – Palestra: “Genética e prevenção às deficiências”, com o médico Geneticista e Pediatra Zan Mustacch, MD, PhD, autor de livros, Doutor e Mestre pela USP, responsável pelo Ambulatório de Genética do Hospital Infantil Darcy Vargas. Diretor Clínico do Centro de Estudos e Pesquisas Clínicas de São Paulo (CEPEC-SP), presidente do Departamento Científico de Genética da Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP)

Mais Notícias

Veja Também Recentes

Fundacc e Prefeitura de Caraguatatuba celebram Setembro Azul com evento inclusivo no Teatro Mario Covas
Fundacc e Prefeitura de Caraguatatuba celebram Setembro Azul com evento inclusivo no Teatro Mario Covas

O mês de setembro é marcado por muitas cores e lutas, entre elas, está o azul, que representa o orgulho das pessoas com deficiência auditiva e surdos. Na última quinta-feira (23/09/21) a Fundacc, em parceria com a Prefeitura de Caraguatatuba, transformou este azul em muita festa e celebração no Sensitive

Leia Mais Notícias FUNDACC Publicado em 28/09/2021
Procon de Caraguatatuba passa a receber reclamações pelo Aplicativo 156
Procon de Caraguatatuba passa a receber reclamações pelo Aplicativo 156

Para dar mais praticidade, agilidade e comodidade ao munícipe, o Procon da Prefeitura de Caraguatatuba começou a receber as reclamações e denúncias contra as relações de consumo pelo aplicativo Caraguatatuba 156.  Agora o consumidor tem a opção de fazer sua queixa presencialmente ou via smartphone e pelo site da Plataforma

Leia Mais Notícias PROCON Publicado em 22/10/2021
Setor de Agendamento de Transportes e Ouvidoria da Secretaria de Saúde retornam ao CEM/CEO a partir de novembro
Comus divulga lista com inscritos para eleição dos Conselhos Gestores de Unidades para biênio 2022/2023

O Conselho Municipal de Saúde (Comus) de Caraguatatuba divulgou ontem (20), a lista de inscritos para a eleição e preenchimentos das vagas remanescentes dos Conselhos Gestores de Unidades (CGUs) para biênio 2022/2023. A lista completa com os nomes dos 48 inscritos foi publicada em Diário Oficial Eletrônico do município no

Leia Mais Notícias Secretaria de Saúde Publicado em 21/10/2021
Exames, palestra e oficina de maquiagem são ofertados pelo Pró-Mulher para difundir importância do ‘Outubro Rosa’
Exames, palestra e oficina de maquiagem são ofertados pelo Pró-Mulher para difundir importância do ‘Outubro Rosa’

O Centro de Referência da Mulher (Pró-Mulher) de Caraguatatuba realizou, no sábado (24), diversas ações da campanha do ‘Outubro Rosa’ para enfatizar a importância do diagnóstico precoce do câncer de mama e de colo de útero. Durante todo o mês de outubro, o Pró-Mulher abriu aos sábados para realização exames

Leia Mais Notícias Secretaria de Saúde Publicado em 26/10/2021
Campanha de Multivacinação segue até quinta (28) em Caraguatatuba; mais de mil crianças e adolescentes se vacinaram
Campanha de Multivacinação segue até quinta (28) em Caraguatatuba; mais de mil crianças e adolescentes se vacinaram

A Campanha de Multivacinação entra em reta final na próxima semana. Em Caraguatatuba, 1.504 crianças e adolescentes já compareceram aos postos de vacinação para conferência da carteirinha de vacinas. As crianças e os adolescentes têm até quinta-feira (28) para serem vacinadas. O horário da Campanha de Multivacinação é das 7h

Leia Mais Notícias Secretaria de Saúde Publicado em 22/10/2021