Pesquisar No Site

Prefeitura de Caraguatatuba promove 9ª Semana de Prevenção às Deficiências

Prefeitura de Caraguatatuba promove 9ª Semana de Prevenção às Deficiências
Prefeitura de Caraguatatuba promove 9ª Semana de Prevenção às Deficiências

A Prefeitura de Caraguatatuba, por meio da Secretaria da Pessoa com Deficiência e do Idoso (Sepedi) realiza entre os dias 23 e 27 de agosto a 9º Semana Municipal de Prevenção às Deficiências, por meio de palestras online com profissionais de diversas áreas.

Considera-se deficiência, toda perda ou anormalidade de uma estrutura ou função do corpo humano que gere incapacidade para o desempenho de atividades.

Estudos da Organização Mundial de Saúde (OMS) comprovam que 70% das deficiências (física, visual, auditiva, intelectual ou múltipla) acontecem em decorrência de acidentes no trânsito, domésticos, no mar ou piscina; antes, durante ou depois da gestação, com armas de fogo, entre outras situações, que poderiam ser evitadas com medidas de prevenção.

“A Semana tem, justamente, o objetivo de chamar a atenção para o fato de que com atitudes e medidas simples é possível minimizar e prevenir acidentes no dia a dia, no ambiente familiar, no trabalho e durante o lazer, principalmente os grupos de risco – gestantes, crianças, jovens e idosos”, disse o secretário da Pessoa com Deficiência e do Idoso, Amauri Toledo.

As palestras serão online, pelo canal do Youtube da Sepedi, aberto ao público. É necessário efetuar a inscrição prévia pelo link https://forms.gle/sbLFuRAzX51ojMF67

Programação

Dia 23/8 – 15h – Palestra: “Prevenção de acidentes domésticos e de mergulho em águas rasas”, com o tenente do Corpo de Bombeiro, Hilton Dalla.

Dia 24/8, 13h – Palestra: “A importância da intervenção precoce para a vida da pessoa com transtorno do espectro autista”, com a pedagoga e psicopedagoga Michelli Sabaniti, especialista em Deficiência Mental, Adaptação Curricular e Arterapia.

15h – Palestra: “A prevenção das demências e dos transtornos mentais no envelhecimento”, com a psicóloga Elaine Cristina Jesus de Oliveira, pós graduada em Gerontologia e em Neuropsicologia.

Dia 25/8 – 13h – Palestra: “Prevenção das Deficiências antes, durante e após o nascimento”, com a médica Pediatra e Neonatologista Thais Rezende Tanaka.

15h – Palestra: “Como prevenir as deficiências auditivas congênitas e adquiridas” – Com a médica Otorrinolaringologista Andreia Alessandra Bisanha.

Dia 26/8 – 13h – Palestra: ”Aleitamento materno e sua relação com a prevenção das deficiências”, com a enfermeira Obstetra e Pediátrica Ana Claudia Tripac, coordenadora do CEAMI (Centro de Atendimento Materno Infantil) e do Banco de Leite Humano de Caraguatatuba.

18h30 – Palestra: “Cuidando de quem cuida de você: um olhar para a família”, com a equipe Multiprofissional da Associação de Apoio ao Desenvolvimento Humano Acalento.

Dia 27/8 – 15h – Palestra: “Genética e prevenção às deficiências”, com o médico Geneticista e Pediatra Zan Mustacch, MD, PhD, autor de livros, Doutor e Mestre pela USP, responsável pelo Ambulatório de Genética do Hospital Infantil Darcy Vargas. Diretor Clínico do Centro de Estudos e Pesquisas Clínicas de São Paulo (CEPEC-SP), presidente do Departamento Científico de Genética da Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP)

Mais Notícias

Veja Também Recentes

Prefeitura fiscaliza denúncia de extravazamento de esgoto na Prainha e desmatamento na Martim de Sá
Prefeitura fiscaliza denúncia de extravazamento de esgoto na Prainha e desmatamento na Martim de Sá

A Prefeitura de Caraguatatuba, por meio da Secretaria de Urbanismo, e em parceria com a Polícia Militar Ambiental, realizou uma fiscalização após denúncia de um suposto extravazamento de esgoto na Prainha, região central da cidade. Na oportunidade, acompanhado de técnicos da Sabesp, a equipe da Prefeitura e os policiais ambientais

Leia Mais Notícias Secretaria de Urbanismo Publicado em 12/03/2024
Caraguatatuba abre inscrições para Campeonato de Futebol Master 50 anos e Municipal de Futsal Feminino Livre
Caraguatatuba abre inscrições para Campeonato de Futebol Master 50 anos e Municipal de Futsal Feminino Livre

A Prefeitura de Caraguatatuba, por meio da Secretaria de Esportes e Recreação, abre hoje (13/3) o período para retirada de fichas de inscrições para as equipes que queiram participar do Campeonato Municipal de Futebol Master 50 ou do Municipal de Futsal Feminino Livre. Os times interessados têm até o dia

Leia Mais Notícias Secretaria de Esportes e Recreação Publicado em 13/03/2024
Prefeitura disponibiliza linhas especiais de ônibus no dia da 14ª Encenação da Paixão de Cristo
Prefeitura disponibiliza linhas especiais de ônibus no dia da 14ª Encenação da Paixão de Cristo

A Prefeitura de Caraguatatuba, por meio da Secretaria de Mobilidade Urbana e Proteção ao Cidadão implantará uma operação especial, visando ofertar aos usuários do serviço de transporte público coletivo linhas especiais com destino ao local da 14ª Encenação da Paixão de Cristo. O evento será realizado na Praça de Eventos

Leia Mais Notícias Secretaria de Mobilidade Urbana e Proteção ao Cidadão Publicado em 27/03/2024
Procon de Caraguatatuba e Fundação Procon-SP orientam fornecedores sobre fiscalização no dia 15 de março
Procon de Caraguatatuba e Fundação Procon-SP orientam fornecedores sobre fiscalização no dia 15 de março

A palestra gratuita “Orientação sobre Fiscalização” do Procon da Prefeitura de Caraguatatuba e a Fundação Procon-SP será no dia 15 de março (sexta-feira), das 8h30 às 10h, no Centro Cultural (antigo Campus Módulo) da Fundação Educacional e Cultural de Caraguatatuba (Fundacc), localizado no Centro. No encontro, os participantes receberão informações

Leia Mais Notícias PROCON Publicado em 28/02/2024
“Vida de Crente” com Douglas Di Lima é atração no TMC
“Vida de Crente” com Douglas Di Lima é atração no TMC

O Teatro Mario Covas recebe no dia 29 de março, às 21h, o espetáculo “Vida de Crente” com Douglas Di Lima – Stand Up para cristãos. A classificação é livre e a duração é de 70 minutos. Ingressos entre R$90 e R$45 podem ser adquiridos na Reticências Livraria e Café

Leia Mais Notícias FUNDACC Publicado em 29/02/2024