Pesquisar No Site
Prefeitura atende cerca de 90 pessoas em situação de rua
Prefeitura atende cerca de 90 pessoas em situação de rua
O serviço de acolhimento provisório para população adulta em situação de rua continua sendo realizado pela Prefeitura de Caraguatatuba. A ação iniciou no dia 28 de julho e cerca de 90 pessoas já foram abordadas.

#PraCegoVer: Homem segurando seus pertences indo em direção a van (Foto: Claudio Gomes/PMC)
Até o momento, o abrigo conta com 15 pessoas em acolhimento. O serviço de abordagem foi intensificado devido à época de frio intenso e, assim, proporcionar a segurança da saúde deste público, em um local adequado para convivência.
No abrigo é realizado um trabalho de convencimento para que esta população saia da condição de vulnerabilidade e busque pela mudança de vida. As equipes das secretarias de Desenvolvimento Social e Cidadania e de Saúde, junto com o Posto de Atendimento ao Trabalhador têm trabalhado ativamente com diversos serviços.
Das quase 90 pessoas abordadas, 33 foram vacinadas contra Covid-19, 32 fizeram registro no Cadastro Único para obter benefícios sociais, sete Carteiras de Trabalho foram confeccionadas, oito currículos elaborados, 19 pessoas fizeram foto 3×4 para ter direito aos documentos pessoais e 14 passaram pela ação de corte de cabelo, com apoio de um grupo de cabeleireiras voluntárias.
Também foi feito trabalho de fortalecimento dos vínculos familiares, sendo 11 pessoas com retorno à cidade de origem. Além de 22 encaminhamentos para instituições de tratamento de álcool e drogas. Os animais de posse dos acolhidos também estão sendo abrigados e alimentados.
Outro atendimento que a Prefeitura tem se dedicado é a reinserção no mercado de trabalho. O PAT tem feito um trabalho de orientação e encaminhamento para entrevistas de emprego. Atualmente uma pessoa foi empregada na cidade.
O prefeito Aguilar agradece ao comerciante ‘Marquinhos’ do restaurante Kintal pela oportunidade ofertada. “Além do acolhimento, conseguimos reinserir algumas pessoas na sociedade, o que me enche de esperança. Uma porta aberta, às vezes é tudo o que uma pessoa precisa para recomeçar a sua vida. A atitude do Marquinhos tem que ser levada como exemplo”, disse.
Solidariedade
O Fundo Social de Caraguatatuba ainda conta com a rede de solidariedade da população para doação de roupas de frio, principalmente masculinas, meias e peças íntimas. Foram repassadas 1.200 peças para as pessoas acolhidas, desde o início da ação.
As doações podem ser realizadas na sede do Fundo Social, na Rua José Damazo dos Santos, 39 – Centro, atendimento das 8h às 14h.
Veja Também Recentes
Caraguatatuba encerra edição do programa “Interior na Praia com a Melhor Idade” com integração e fortalecimento de vínculos
O Governo Municipal de Caraguatatuba promoveu, na manhã desta sexta-feira (27), no centro da cidade, o encerramento do programa “Interior na Praia com a Melhor Idade”, iniciativa que proporcionou quatro dias de experiências marcantes para um grupo de 36 idosos referenciados pelos equipamentos socioassistenciais do município de Cunha. Ao longo
Caraguatatuba amplia atendimento de fisioterapia com contratação de profissionais
A Prefeitura de Caraguatatuba ampliou e qualificou a oferta de atendimentos de fisioterapia na rede municipal de saúde com a convocação de três novos profissionais aprovados no concurso público de 2023. As admissões ocorreram no início do ano. Na unidade do Porto Novo, a Secretaria de Saúde ampliou os atendimentos
Banco de Alimentos promove palestra sobre alimentação na prevenção de doenças crônicas
O Banco de Alimentos de Caraguatatuba promove, no dia 7 de abril (terça-feira), das 9h às 11h, a palestra “Alimentação na prevenção de doenças crônicas”. A atividade será aberta ao público e realizada na sede do equipamento. A palestrante será a nutricionista e responsável técnica do Banco de Alimentos, Cíntia
CCZ apresenta profissão de veterinário a alunos de escola estadual em Caraguatatuba
O Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) de Caraguatatuba realizou uma palestra para cerca de 30 estudantes da Escola Estadual Dr. Eduardo Corrêa da Costa Junior no último dia 10 de abril. A palestra foi ministrada pelo médico veterinário, Luiz Felipe Noronha de Magalhães Venosa. A iniciativa buscou apresentar a
Secretaria de Meio Ambiente realiza visita técnica à Sabesp para aprimorar serviços de saneamento em Caraguatatuba
A Secretaria de Meio Ambiente, Agricultura e Pesca de Caraguatatuba realizou, na última semana, uma visita técnica à Sabesp – Gerência Litoral Norte e à Estação de Tratamento de Água (ETA) Porto Novo. A iniciativa teve como foco fortalecer o diálogo institucional e aprimorar as ações conjuntas voltadas à melhoria