Pesquisar No Site
FUNDACC comemora tradicional ‘Folclore em Festa’ no bairro do Pegorelli

FUNDACC comemora tradicional ‘Folclore em Festa’ no bairro do Pegorelli
A Fundação Educacional e Cultural de Caraguatatuba (FUNDACC) garantiu a alegria da criançada do condomínio residencial ‘Habitar Brasil’, antiga casinha popular, no bairro Pegorelli, região sul do município, com o tradicional ‘Folclore em Festa’, projeto composto por uma série de atividades recreativas alusivas ao Mês do Folclore, celebrado em 22 de agosto.

#PraCegoVer: Imagem capturada durante recreação no centro comunitário do condomínio residencial ‘Habitar Brasil’, no bairro do Pegorelli (Foto: JC Curtis/Fundacc)
Esse foi o primeiro evento presencial pós-pandemia realizado pela Fundação. Medidas de proteção como álcool em gel e utilização de máscara foram adotadas para garantir a segurança das crianças e monitores recreativos que estiveram no local.
Durante o evento a garotada pode interagir com os personagens folclóricos Visconde de Sabugosa e a sereia Iara; ouvir histórias e lendas locais com os contadores Nhá Rita e Leco Borba, e se divertirem com as trapalhadas do Palhaço Folia.
Eles também participaram de recreações com brincadeiras tradicionais como: pião, peteca, corrida de saco, twister, bambolê, amarelinha, dança das cadeiras, circuito com obstáculos, confecção de rabiolas para pipas, pintura e muito mais.
Para a presidente da FUNDACC, Silmara Mattiazzo, realizar o tradicional Folclore em Festa, tão querido pela meninada, no bairro do Pegorelli foi maravilhoso e extremamente gratificante. “A descentralização dos eventos é algo muito importante, e ficamos felizes em poder fomentar a arte e a cultura em diferentes pontos do município”, disse.
A coordenadora de Folclore e Tradições Populares da Fundação, Adelia Soares Nunes, aproveitou para destacar a importância de manter viva as tradições junto às crianças. “As brincadeiras de antigamente são muito importantes, pois são transmitidas de geração em geração e fazem parte da cultura popular, sendo assim, uma forma de conhecer o passado e preservá-lo no presente e futuro”.
O Folclore em Festa é uma realização da FUNDACC e Prefeitura Municipal, com o apoio da Associação dos Moradores e Amigos do bairro do Pegorelli (AMBAP).
Mês do Folclore
Durante o Mês do Folclore, a Fundação realizou também um bate-papo pelo Facebook (@fundacc) com os mestres da cultura popular regional, Edil de Almeida do Espírito Santo e Antônio Francisco dos Santos, o seu Toninho, coordenadores da Folia de Reis de Santo Antônio do bairro Tinga, e Paulo Sergio dos Santos Filho, conhecido como mestre Angolinha, da Cia de Moçambique de Caraguatatuba.
O bate-papo atingiu a marca de 1.100 visualizações e pode ser conferido pelo link: https://www.facebook.com/Fundacc/videos/312582867320563.
A programação do Mês do Folclore conta também com uma exposição itinerante sobre danças folclóricas e lendas locais para os alunos da EMEF – Escola Municipal do Ensino Fundamental Professora Jane Urbano Focesi e EMEF Professor Geraldo de Lima, ambas localizadas no bairro Perequê-Mirim.
Veja Também Recentes

Seletiva para os Jogos Regionais da Melhor Idade é encerrada em Caraguatatuba
Com muita superação e determinação, os atletas da melhor idade de Caraguatatuba participaram da seletiva dos Jogos Regionais da Melhor Idade (Jomi) no município. A competição terminou nesta sexta-feira (11), com a modalidade ‘natação’, no Centro Esportivo Municipal Ubaldo Gonçalves. O Jomi é organizado pela Secretaria de Esportes do Estado

Guarda Civil prende homem por invasão e ameaça a familiares
Um homem foi preso na segunda-feira (14), no bairro Caputera, em Caraguatatuba, após invadir a casa da família e ameaçar familiares. Segundo a GCM, o caso ocorreu após a equipe ser informada via Centro de Operações Inteligentes (COI) sobre um indivíduo que invadiu a casa dos seus familiares e estava

CCZ de Caraguatatuba realiza agendamento para castração de cães e gatos
Mesmo com chuva, muitas pessoas compareceram ao Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) de Caraguatatuba na manhã de sexta-feira (4), para o agendamento de 250 vagas de castração gratuita de cães e gatos a partir dos seis meses de idade. Quem não conseguiu garantir uma das vagas disponibilizadas para este

Congresso Técnico define regulamento para Torneio ‘Aniversário da Cidade’ e Campeonato Amador de futebol de campo
O Congresso Técnico para o Torneio Aniversário da Cidade de Caraguatatuba e Campeonato Amador de futebol de campo 1ª, 2ª e 3ª divisão foi realizado na noite de terça-feira (15), no Instituto Federal de Caraguatatuba (IF), e reuniu mais de 60 representantes de clubes do município. O congresso definiu o

Escolas de Caraguatatuba celebram Dia da Luta pela Educação Inclusiva
No dia em que se comemora a Luta pela Educação Inclusiva, Caraguatatuba promove atividades que abordam o tema para estudantes da rede municipal de ensino. Na escola Profª Débora Valle da Silva Pillon, no bairro Travessão, alunos do 1º ao 5º ano do ensino fundamental participaram de uma sessão de