Pesquisar No Site
Educação de Caraguatatuba firma parceria para curso exclusivo com participação de Gisele Bündchen
Educação de Caraguatatuba firma parceria para curso exclusivo com participação de Gisele Bündchen
A Prefeitura de Caraguatatuba, por meio da Secretaria de Educação, tem a satisfação de anunciar a parceria firmada com o Instituto Alana para a realização do curso ‘TiNis para Educadores’ que será on-line, voltado aos professores da educação infantil, ensino fundamental e demais educadores, além de mães, pais e responsáveis interessados na conexão da criança com a natureza.

#PraCegoVer: Tela de matrícula para o curso ‘TiNis para Educadores’ – Turma Caraguatatuba (Foto: Reprodução/TiNis)
O curso é uma etapa do projeto ‘TiNis: Terra das Crianças’, fruto da parceria entre o Instituto e nada mais, nada menos do que a filantropa, ativista ambiental e empresária brasileira Gisele Bündchen.
Lançado em fevereiro deste ano, ‘TiNis: Terra das Crianças’ é uma realização do programa Criança e Natureza, e busca fortalecer e estimular o contato e o vínculo emocional da criança com a natureza, a partir da criação de um espaço verde para brincar, aprender e vivenciar.
Por meio do cultivo de plantas em pequenos espaços, que são chamados de TiNis, o projeto convida as crianças, através de novos hábitos e práticas, a desenvolverem empatia por todas as formas de vida, tornando-se agentes de transformação para um mundo sustentável.
Com o lançamento, uma Instassérie foi veiculada mostrando os registros de Gisele com seus filhos e outras famílias criando as TiNis. O conteúdo pode ser visto no endereço https://tinis.com.br/#tinis-instaserie.

#PraCegoVer: Imagem de uma menina, em pé, ao lado de algumas TiNis em Chavin de Huántar, no Peru (Foto: Reprodução/ Guia para pequenos criadores de TiNis)
As inscrições para o curso são gratuitas, estão abertas até 8 de setembro e podem ser realizadas pelo endereço https://online.alana.org.br/enrol/index.php?id=59. Para confirmação da matrícula na ‘Turma de Caraguatatuba’ é necessária uma ‘Chave de Inscrição’, já enviada por e-mail aos pré-cadastrados. Novos inscritos também receberão no e-mail que cadastrarem
A abertura da turma será no dia 9 de setembro. Essa jornada começará com a participação de Gisele, que fará uma meditação guiada, como um convite para trazer os participantes para o momento presente.
A articulação desta parceria foi realizada pelo Setor de Projetos da Secretaria Municipal de Educação de Caraguatatuba. O primeiro contato com o Instituto Alana se deu pelas redes sociais, através da busca por informações sobre a metodologia e o curso para educadores.
A identificação da Prefeitura de Caraguatatuba com a TiNis ocorre pela aplicação de uma metodologia reconhecida pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO), no Peru, que tem por objetivo fortalecer o vínculo entre infância e natureza. Este ponto converge integralmente com os projetos já desenvolvidos nas unidades escolares da rede municipal, como o Horta Educativa, Pomar nas Escolas, plantios entre outras ações voltadas à educação ambiental.
Através desta parceria entre o Instituto Alana e a Secretaria de Educação de Caraguatatuba, teremos o privilégio de sermos a primeira cidade do país a receber o curso ‘TiNis para Educadores’, em uma turma exclusiva e sem ônus ao município. Durante a fase de articulação foi realizado um pré-cadastro de interesse entre os educadores da rede, alcançando mais de 300 inscritos. O convite foi estendido às entidades conveniadas com a Prefeitura, como a Apae e a Casa Beija-Flor.
Composto por cinco módulos, o curso conta com carga horária de 28 horas para a certificação básica e 38 horas para a total. A certificação será emitida na modalidade ‘Curso de Extensão Universitária’, pelo Centro Universitário de Barra Mansa (UBM-RJ).
Todo o curso será online, utilizando a plataforma Moodle, já conhecida pelos educadores.
Serviço:
Setor de Projetos da Secretaria de Educação de Caraguatatuba: (12) 3897-7082 ou 7009
Veja Também Recentes
CaraguaPrev faz prova de vida dos aniversariantes de julho até dia 31
Aposentados e pensionistas do Instituto de Previdência do Município de Caraguatatuba (CaraguaPrev) aniversariantes de julho podem fazer o recadastramento anual obrigatório até dia 31, das 9h às 16h30, na sede do Regime Próprio de Previdência Social (RPPS), no Centro, ou via on-line por meio do aplicativo Minha Previdência. O CaraguaPrev
Programa Bombeiro na Escola forma 770 estudantes da rede municipal de Caraguatatuba
O Corpo de Bombeiros da Polícia Militar do Estado de São Paulo, em parceria com a Secretaria Municipal de Educação da Prefeitura de Caraguatatuba, realizou nos dias 16, 17 e 18 de junho de 2026, as cerimônias de formatura do Programa Bombeiro na Escola. Ao todo, 770 estudantes de 11
Festival Jazz & Vinhos movimenta R$ 1,8 milhão na economia de Caraguatatuba e atrai moradores e turistas
A 8ª edição do Festival Jazz & Vinhos, realizada entre os dias 25 e 28 de junho, movimentou cerca de R$ 1,8 milhão na economia de Caraguatatuba. Segundo estimativa da Secretaria de Turismo, aproximadamente 20 mil pessoas passaram pela Praça da Cultura durante os quatro dias de programação. Realizado na
Caraguatatuba recebe I Congresso do Observatório da Paisagem do Vale do Paraíba e Litoral Norte
Caraguatatuba será sede do I Congresso do Observatório da Paisagem do Vale do Paraíba e Litoral Norte, que será realizado entre os dias 24 e 26 de julho, no Centro Universitário Módulo – Campus Martim de Sá. A entrada é gratuita e a inscrição pode ser realizada pelo link https://tinyurl.com/387tj7us. O
Prefeitura de Caraguatatuba abre julho convocando aprovados de seis funções do Concurso de 2023
A Secretaria de Administração da Prefeitura de Caraguatatuba chamou mais nove aprovados de seis cargos do Concurso Público de 2023 para se apresentar nesta quarta, quinta e sexta-feira (1º, 2 e 3/7), das 9h às 11h30 e das 13h30 às 16h30, na Divisão de Gestão de Recursos Humanos (Divisão de