Pesquisar No Site
Educação de Caraguatatuba firma parceria para curso exclusivo com participação de Gisele Bündchen

Educação de Caraguatatuba firma parceria para curso exclusivo com participação de Gisele Bündchen
A Prefeitura de Caraguatatuba, por meio da Secretaria de Educação, tem a satisfação de anunciar a parceria firmada com o Instituto Alana para a realização do curso ‘TiNis para Educadores’ que será on-line, voltado aos professores da educação infantil, ensino fundamental e demais educadores, além de mães, pais e responsáveis interessados na conexão da criança com a natureza.

#PraCegoVer: Tela de matrícula para o curso ‘TiNis para Educadores’ – Turma Caraguatatuba (Foto: Reprodução/TiNis)
O curso é uma etapa do projeto ‘TiNis: Terra das Crianças’, fruto da parceria entre o Instituto e nada mais, nada menos do que a filantropa, ativista ambiental e empresária brasileira Gisele Bündchen.
Lançado em fevereiro deste ano, ‘TiNis: Terra das Crianças’ é uma realização do programa Criança e Natureza, e busca fortalecer e estimular o contato e o vínculo emocional da criança com a natureza, a partir da criação de um espaço verde para brincar, aprender e vivenciar.
Por meio do cultivo de plantas em pequenos espaços, que são chamados de TiNis, o projeto convida as crianças, através de novos hábitos e práticas, a desenvolverem empatia por todas as formas de vida, tornando-se agentes de transformação para um mundo sustentável.
Com o lançamento, uma Instassérie foi veiculada mostrando os registros de Gisele com seus filhos e outras famílias criando as TiNis. O conteúdo pode ser visto no endereço https://tinis.com.br/#tinis-instaserie.

#PraCegoVer: Imagem de uma menina, em pé, ao lado de algumas TiNis em Chavin de Huántar, no Peru (Foto: Reprodução/ Guia para pequenos criadores de TiNis)
As inscrições para o curso são gratuitas, estão abertas até 8 de setembro e podem ser realizadas pelo endereço https://online.alana.org.br/enrol/index.php?id=59. Para confirmação da matrícula na ‘Turma de Caraguatatuba’ é necessária uma ‘Chave de Inscrição’, já enviada por e-mail aos pré-cadastrados. Novos inscritos também receberão no e-mail que cadastrarem
A abertura da turma será no dia 9 de setembro. Essa jornada começará com a participação de Gisele, que fará uma meditação guiada, como um convite para trazer os participantes para o momento presente.
A articulação desta parceria foi realizada pelo Setor de Projetos da Secretaria Municipal de Educação de Caraguatatuba. O primeiro contato com o Instituto Alana se deu pelas redes sociais, através da busca por informações sobre a metodologia e o curso para educadores.
A identificação da Prefeitura de Caraguatatuba com a TiNis ocorre pela aplicação de uma metodologia reconhecida pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO), no Peru, que tem por objetivo fortalecer o vínculo entre infância e natureza. Este ponto converge integralmente com os projetos já desenvolvidos nas unidades escolares da rede municipal, como o Horta Educativa, Pomar nas Escolas, plantios entre outras ações voltadas à educação ambiental.
Através desta parceria entre o Instituto Alana e a Secretaria de Educação de Caraguatatuba, teremos o privilégio de sermos a primeira cidade do país a receber o curso ‘TiNis para Educadores’, em uma turma exclusiva e sem ônus ao município. Durante a fase de articulação foi realizado um pré-cadastro de interesse entre os educadores da rede, alcançando mais de 300 inscritos. O convite foi estendido às entidades conveniadas com a Prefeitura, como a Apae e a Casa Beija-Flor.
Composto por cinco módulos, o curso conta com carga horária de 28 horas para a certificação básica e 38 horas para a total. A certificação será emitida na modalidade ‘Curso de Extensão Universitária’, pelo Centro Universitário de Barra Mansa (UBM-RJ).
Todo o curso será online, utilizando a plataforma Moodle, já conhecida pelos educadores.
Serviço:
Setor de Projetos da Secretaria de Educação de Caraguatatuba: (12) 3897-7082 ou 7009
Veja Também Recentes

Guarda Civil de Caraguatatuba atende ocorrências de desacato tráfico de drogas e moto roubada
A Guarda Civil Municipal de Caraguatatuba atendeu nos últimos dias ocorrências de desacato, tráfico de drogas e também encontrou uma moto roubada. No primeiro caso, na segunda-feira (7), um homem foi detido após desacato no Jardim Jaqueira. De acordo com o boletim de ocorrência, a equipe da Guarda Civil Municipal

Atletas de Judô de Caraguatatuba se destacam no Inter-Regional Paulista em São Bernardo do Campo
Quatro atletas de judô de Caraguatatuba disputaram a fase Inter-Regional Paulista nas categorias sub-18 e sub-21, na cidade de São Bernardo do Campo, no último sábado (12), e conquistaram bons resultados para o município. Yasmim Siqueira ficou com a medalha de bronze na categoria sub-21 até 78kg. Com a colocação,

Caraguatatuba divulga tabela do Torneio Início e 1ª rodada do Torneio da Cidade de Futebol de Campo
Foi divulgada, nesta quarta-feira (23), a tabela da segunda fase e finais do Torneio Início de Aniversário da Cidade. Os jogos ocorrem no próximo domingo (27), no Centro Esportivo Municipal Ubaldo Gonçalves (Cemug), a partir das 12h (confira a tabela completa abaixo). No Torneio Início, todas as equipes participantes se

Núcleo Comunitário e Cultural do Massaguaçu recebe Pré-Conferência de Direitos da Pessoa Idosa da região norte nesta quarta-feira
Os moradores do Massaguaçu e dos bairros da região norte têm a oportunidade de discutir, opinar e propor ações voltadas aos idosos do município, durante a pré-conferência de Direitos da Pessoa Idosa, nesta quarta-feira (16). O encontro será no Núcleo Comunitário e Cultural “Calixto Leandro, na Avenida Geraldo Alves, 42,

Audiência Pública para Elaboração do Plano Plurianual PPA 2026-2029 e Lei de Diretrizes Orçamentárias – LDO 2026
Além de serem uma obrigatoriedade da Lei de Orçamento e Constituição Federal, as audiências públicas são a oportunidade da participação popular na elaboração das peças orçamentárias, promovendo a cidadania. É através das audiências que a população ajuda a Prefeitura a entender e ordenar as demandas necessárias para elaboração das políticas