Pesquisar No Site

Caraguatatuba é uma das 15 cidades selecionadas no país para desenvolvimento de projeto destinado à Primeira Infância

Publicado em: 17/08/2021
Caraguatatuba é uma das 15 cidades selecionadas no país para desenvolvimento de projeto destinado à Primeira Infância
Caraguatatuba é uma das 15 cidades selecionadas no país para desenvolvimento de projeto destinado à Primeira Infância

Caraguatatuba é um dos 15 municípios selecionados em todo o Brasil para promoção do Projeto Primeira Infância Cidadã (PIC). Realizado pela Avante – Educação e Mobilização Social, em parceria com a Petrobras, por meio do Programa Petrobras Socioambiental, o projeto tem como proposta trabalhar na mobilização e qualificação para priorização da primeira infância nas políticas públicas da cidade.

#PraCegoVer: Imagem capturada durante a audiência de pactuação do Projeto Primeira Infância Cidadã (PIC). Mostra o prefeito de Caraguatatuba, Aguilar Junior, a secretária de Educação, Márcia Paiva, e gestores do projeto (Foto: Reprodução/PMC)

Na manhã desta terça-feira (17), de maneira virtual, foi realizado o seminário de lançamento do PIC, com uma apresentação sobre o objetivo geral e compromissos, e na sequência, a  audiência de pactuação, com a participação do prefeito de Caraguatatuba, Aguilar Junior. Também participaram as secretárias de Educação, Márcia Paiva; Desenvolvimento Social e Cidadania, Angela Sbruzzi; representantes do Legislativo Municipal, do Ministério Público, do CMDCA, Conselho Tutelar, gestores do projeto e agentes públicos das áreas correlatas.

Durante a audiência, foi transmitido o momento em que o prefeito Aguilar Junior assinou o acordo de cooperação. Ele expressou sua satisfação com a ocasião e ressaltou que Caraguatatuba já atua de forma intersetorial – educação, saúde, esporte e assistência social – na aplicação das políticas públicas, em especial, da primeira infância. “A parceria vai somar às ações já realizadas”, disse.

Ele ainda antecipou uma excelente notícia sobre a entrega de obras públicas previstas para os próximos meses, sendo seis unidades escolares, entre creches e escolas.

Projeto Primeira Infância Cidadã (PIC)

O PIC visa contribuir para a priorização da Primeira Infância na agenda municipal e colaborar para o fortalecimento do Sistema de Garantia de Direitos (SGD), no que se refere à promoção e defesa dos direitos da criança.

#PraCegoVer: Tela com a psicóloga Silvia Helena, coordenadora municipal do Projeto Primeira Infância Cidadã (PIC) e gestores (Foto: Reprodução/PMC)

A coordenadora do PIC, Ana Luiza Buratto, explicou que o trabalho busca alavancar as políticas públicas para a primeira infância de acordo com o Plano Nacional de Educação e o Marco Legal da Primeira Infância. “O projeto tem uma perspectiva muito ampla. Ao tempo em que produz um diagnóstico, forma pessoas, qualifica a captação de recursos para a primeira infância, atua com a rede de atendimento e assessora, de perto, a revisão e elaboração dos Planos Municipais com a participação dos diversos sujeitos implicados com o Sistema de Garantia dos Direitos”, enfatizou Ana Buratto.

Sobre o projeto, a Avante -Educação e Mobilização Social, uma Organização da Sociedade Civil (OSC), explicou que o trabalho visa desenvolver as habilidades físicas e psíquicas de crianças dentro dos seis primeiros anos de vida. A valorização da Primeira Infância é fundamental para o desenvolvimento das potencialidades da criança, respeitando a sua individualidade e colocando-a como protagonista de sua história.

A secretária de Educação, Márcia Paiva, comentou sobre o papel da escola durante a Primeira Infância, e o quanto é imprescindível que as crianças retomem às atividades presenciais. “É de extrema importância a presença física das crianças nas escolas, o ambiente escolar, sob o ponto de vista da garantia de seus direitos. A educação na primeira infância possibilita que a criança receba os estímulos para seu pleno desenvolvimento cognitivo e afetivo”, disse.

O Projeto Primeira Infância Cidadã (PIC) tem parceria com a Petrobras, por meio do Programa Petrobras Socioambiental, como parte da Iniciativa Territórios da Primeira Infância, e terá a duração de três anos.

Mais Notícias

Veja Também Recentes

Palestra abre 5ª edição do Educatech em Caraguatatuba
Palestra abre 5ª edição do Educatech em Caraguatatuba

A Prefeitura de Caraguatatuba, por meio da Secretaria de Educação (Seduc), abre nesta quinta-feira (21/3) a 5ª edição do Congresso de Tecnologia na Educação (Educatech). O evento, idealizado pela equipe do Setor de Informática Educativa, teve sua primeira edição em 2017. O objetivo é mostrar que a escola inovadora tem

Leia Mais Notícias Secretaria de Educação Publicado em 20/03/2024
Caminhada do Dia Mundial de Conscientização sobre o Autismo reúne mais de 200 pessoas em Caraguatatuba
Caminhada do Dia Mundial de Conscientização sobre o Autismo reúne mais de 200 pessoas em Caraguatatuba

A Caminhada alusiva ao Dia Mundial de Conscientização sobre o Autismo, realizada neste domingo (8), reuniu mais de 200 pessoas na Praça da Cultura, na orla da praia do centro. Com o tema “Valorize as capacidades e respeite os limites”, a caminhada fechou a série de eventos sobre o autismo,

Leia Mais Notícias Secretaria de Educação Secretaria de Esportes e Recreação Secretaria dos Direitos da Pessoa com Deficiência e do Idoso Publicado em 08/04/2024
Enviar mensagem para o Whatsapp é a mais nova forma para pagar o estacionamento rotativo Zona Azul
Enviar mensagem para o Whatsapp é a mais nova forma para pagar o estacionamento rotativo Zona Azul

Caraguatatuba conta com mais uma facilidade para fazer o pagamento do estacionamento rotativo de vagas na região central da cidade, a zona azul. Com acesso pelo WhatsApp, o interessado pode enviar uma mensagem para o número 81-4003-1476. Em seguida, irá selecionar a opção desejada: 1- Cadastrar placa para notificação e

Leia Mais Notícias Secretaria de Mobilidade Urbana e Proteção ao Cidadão Publicado em 04/04/2024
Prefeito de Caraguatatuba visita obras de implantação de rede de esgoto no Jaraguazinho
Prefeito de Caraguatatuba visita obras de implantação de rede de esgoto no Jaraguazinho

O prefeito de Caraguatatuba, Aguilar Junior, visitou nesta terça-feira (16/4) as obras de implantação da rede de esgoto no bairro Jaraguazinho. As obras ocorrem na Rua Oziel Egídio de Farias e o prefeito acompanhou o empreendimento ao lado do vereador Gil Oliveira; do secretário de Obras Públicas, Leandro Borella; e

Leia Mais Notícias Secretaria de Obras Públicas Publicado em 16/04/2024
Semana Santa em Caraguatatuba registra aumento de quase 50% na venda de peixes
Semana Santa em Caraguatatuba registra aumento de quase 50% na venda de peixes

Caraguatatuba tem registrado um aumento significativo na venda de peixes no Entreposto de Pesca do Camaroeiro, em decorrência das comemorações da Semana Santa. Os pescadores e permissionários apontam que as vendas de seus pescados aumentaram entre 40% e 50% nesta semana e tende a crescer nos próximos dias. A procura

Leia Mais Notícias Secretaria de Meio Ambiente, Agricultura e Pesca Publicado em 27/03/2024