Pesquisar No Site

Campanha ‘Agosto Lilás’ alerta mulheres sobre relacionamento abusivo

Destaques
Agosto Lilás: Saiba reconhecer as formas de violência contra a mulher e denuncie!
Campanha ‘Agosto Lilás’ alerta mulheres sobre relacionamento abusivo

Caraguatatuba inicia neste mês a campanha “Agosto Lilás”. Ela foi criada com objetivo de divulgar a Lei da Maria da Penha (Lei nº 11.340 de 2006), que completa 15 anos dia 7 de agosto, como uma ferramenta de ampla divulgação sobre a necessidade pelo fim da violência contra a mulher, os serviços especializados de atendimento a este público e os meios de denúncia.

Antes de falar sobre a violência, é importante dar destaque sobre a prevenção. O foco principal é alertar as mulheres sobre pequenos comportamentos do parceiro que já caracterizam um relacionamento abusivo.

Um relacionamento abusivo pode ser notado com diversas atitudes que não são saudáveis e, em muitos casos, as mulheres acreditam que são cuidados ou excesso de amor.

Se frases como essas: “Este seu vestido é muito curto!”; “Aonde vai maquiada desse jeito?”; “Eu não quero que vá sozinha”; “Pra que trabalhar fora? Você não precisa”; “Me deixa ver seu celular!”; “Pra que postar essa foto, tá se aparecendo demais”; entre outras, essas soam de forma positiva, é melhor redobrar a atenção.

Quando essas situações se tornam corriqueiras, é o momento de analisar e ver que o relacionamento não está bom antes que ocorra a agressão. Nesse primeiro momento, o agressor se mostra tenso e irritado por coisas insignificantes, chegando a ter acessos de raiva. Ele também humilha a vítima, faz ameaças e destrói objetos.

A vítima chega a negar que isso está acontecendo com ela e, muitas vezes, releva por achar que é apenas um dia ruim. Mas a verdade é que essas situações apenas pioram com o tempo.

Apoio

Caraguatatuba possui uma rede de proteção que acolhe essas mulheres. A Secretaria de Desenvolvimento Social e Cidadania, por meio do Centro Integrado de Atendimento à Mulher (CIAM), presta atendimento às mulheres vítimas de violência. O processo de acolhimento é realizado em duas etapas: avaliação e acompanhamento.

Na avaliação é classificado o risco do caso e decidido, junto com a mulher, as medidas que serão tomadas. Após esse primeiro contato, a vítima passa por orientação com assistente social, psicóloga e orientação jurídica.

Já o acompanhamento é realizado por meio de atendimentos individualizados, visita domiciliar e grupos (suspensos agora devido à pandemia). O objetivo é o empoderamento das mulheres por meio de espaços de reflexão e conhecimento dos seus direitos, permitindo assim com que ela ressignifique a violência sofrida e trace novos planos para sua vida.

Denúncias

Para denunciar qualquer ato de violência contra a mulher, ligue 180. Esse número é gratuito, confidencial (anônimo) e funciona 24 horas, todos os dias da semana, inclusive finais de semana e feriados. Ele pode ser acionado de qualquer lugar do Brasil.

Ações

Diferente de outros anos, devido à pandemia da Covid, a Prefeitura de Caraguatatuba promove em suas redes sociais diversas ações que estarão disponíveis na página do facebook, como enquete, divulgação de meios de denúncia, informações sobre os tipos de violência, entre outros.

Na noite desta terça-feira (3) será aberta uma enquete na página: facebook.com/prefeituradecaraguatatuba sobre diferentes situações vividas por mulheres. A participação é anônima e muito importante para o mapeamento do município.

Serviço:

– CIAM – Avenida Cuiabá, 400 – Indaiá (próximo ao AME)

Telefone: 3883-9908

Horário de atendimento: Segunda a sexta, das 9h às 15h

– Delegacia de Defesa da Mulher – Avenida Maranhão, 341 – Jardim Primavera

Telefone: 3882-3242

Horário de atendimento: Segunda a sexta, das 9h às 18h

Mais Notícias

Veja Também Recentes

Fazenda Marinha da Cocanha mantém tradição da maricultura e exige atenção à qualidade sanitária dos mexilhões
Fazenda Marinha da Cocanha mantém tradição da maricultura e reforça à qualidade sanitária dos mexilhões

Caraguatatuba possui 17 áreas de cultivo de mexilhões, distribuídas em dois blocos no mar, em uma área de aproximadamente 40 mil metros quadrados. A atividade reúne 17 maricultores e seus familiares, que há mais de 20 anos contribuem para a produção de moluscos na Fazenda Marinha da Cocanha, referência regional

Leia Mais Notícias Secretaria de Meio Ambiente, Agricultura e Pesca ODS - Objetivo de Desenvolvimento Sustentável ODS 17 - Parcerias e meios de implementação Publicado em 15/10/2026
Caraguatatuba reúne cerca de 170 pessoas em Pré-Conferências de Segurança Alimentar e prepara Conferência Municipal
Caraguatatuba reúne cerca de 170 pessoas em Pré-Conferências de Segurança Alimentar e prepara Conferência Municipal

O Conselho Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional de Caraguatatuba, com apoio da Secretaria de Assistência Social e do Banco Municipal de Alimentos, realizou, entre segunda-feira (28) e quarta-feira (30), uma série de Pré-Conferências de Segurança Alimentar e Nutricional nas regiões Central, Norte e Sul do município. Ao todo, quase

Leia Mais Notícias Secretaria de Assistência Social ODS - Objetivo de Desenvolvimento Sustentável ODS 1 - Erradicação da pobreza ODS 10 - Redução das desigualdades ODS 11 - Cidades e comunidades sustentáveis ODS 16 - Paz, Justiça e Instituições Eficazes ODS 17 - Parcerias e meios de implementação ODS 3 - Saúde e Bem-Estar Publicado em 01/10/2026
Teatro Mario Covas exibe espetáculo “Allan Kardec – Um Olhar Para a Eternidade” no dia 24 de outubro
Espetáculo “Allan Kardec – Um Olhar Para a Eternidade” é atração no Teatro Mario Covas em outubro

O Teatro Mario Covas, em Caraguatatuba, recebe no dia 24 de outubro (sábado), às 20h, a peça teatral “Allan Kardec – Um Olhar Para a Eternidade”, com texto de Paulo Afonso de Lima e direção da renomada atriz Ana Rosa. Em cena, Rogério Fabiano, ator e produtor do espetáculo, revive

Leia Mais Notícias ODS - Objetivo de Desenvolvimento Sustentável ODS 11 - Cidades e comunidades sustentáveis ODS 16 - Paz, Justiça e Instituições Eficazes ODS 8 - Trabalho decente e crescimento econômico Publicado em 29/09/2026
Centro Esportivo de Caraguatatuba recebe 2ª Etapa do Circuito Mirim de Natação da Delegacia da 6ª Região
Centro Esportivo de Caraguatatuba recebe 2ª Etapa do Circuito Mirim de Natação da Delegacia da 6ª Região

Caraguatatuba recebe no dia 17 de outubro a 2ª Etapa do Circuito Mirim da Delegacia da 6ª Região, no Centro Esportivo Municipal Ubaldo Gonçalves (Cemug), com competição que contempla as categorias Pré-Mirim (6 a 8 anos), Mirim I (9 anos) e Mirim II (10 anos). A participação é destinada a

Leia Mais Notícias Secretaria de Esportes e Recreação ODS - Objetivo de Desenvolvimento Sustentável ODS 17 - Parcerias e meios de implementação Publicado em 05/10/2026
Prefeitura de Caraguatatuba capacita servidores em palestra sobre riscos psicossociais da NR-1
Prefeitura de Caraguatatuba capacita servidores em palestra sobre riscos psicossociais da NR-1

A Secretaria de Administração da Prefeitura de Caraguatatuba promoveu a palestra “Gestão que Protege: O papel dos líderes na prevenção dos riscos psicossociais” para 65 servidores, entre secretários adjuntos, diretores e chefe de seção de várias secretarias na última sexta-feira (16/10), no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de

Leia Mais Notícias Secretaria de Administração ODS - Objetivo de Desenvolvimento Sustentável ODS 11 - Cidades e comunidades sustentáveis Publicado em 20/10/2026