Pesquisar No Site

Banco de Alimentos repassa até julho mais de 21 toneladas de produtos e supera números dos últimos dois anos

Destaques
Banco de Alimentos de Caraguatatuba registra aumento de mais de 1000% em doações
Banco de Alimentos repassa até julho mais de 21 toneladas de produtos e supera números dos últimos dois anos

O Banco de Alimentos de Caraguatatuba já repassou este ano mais de 21,3 toneladas de alimentos às instituições sociais da cidade. O número supera a quantidade total dos anos de 2020 (16,2 toneladas) e 2019 (18,6 toneladas).

#PraCegoVer: Várias caixas de madeira com mamão empilhadas (Foto: Divulgação/PMC)

O aumento da arrecadação é atribuído à solidariedade da população, neste momento de crise da pandemia.

No início da pandemia aconteceu uma queda alta nas doações, mas o fortalecimento com os parceiros fez com que os números subissem gradativamente e, este ano, superou as expectativas.

O principal objetivo do trabalho do Banco de Alimentos é combater o desperdício, por meio de parcerias com comércios da cidade e contribuir com a redução da insegurança alimentar das pessoas em situação de vulnerabilidade social.

Outro foco é a valorização da agricultura familiar local, captando doações de agricultores da região, firmando parcerias, fomentando a divulgação e interação dos comerciantes.

#PraCegoVer: Caixas com alface no salão do Banco de Alimentos (Foto: Divulgação/PMC)

Os alimentos recebidos são aqueles considerados fora dos padrões de comercialização, mas próprios para o consumo, que depois de triados são distribuídos às entidades que necessitam de auxílio, assegurando o direito básico à alimentação.

Atualmente, o espaço assiste com doação de alimentos 30 entidades sociais e conta com apoio de quatro parceiros fixos, além dos agricultores que doam eventualmente.

O Banco oferece ainda ações de educação nutricional, com cursos e workshops voltados para o estímulo de boas práticas e aproveitamento integral dos alimentos. A previsão é de retornar ainda este ano com as capacitações.

Parcerias           

Produtores rurais, varejistas ou atacadistas interessados em realizar doações podem entrar em contato com a equipe do Banco de Alimentos para firmar a parceria, através do telefone 3883-6548, email: bancodealimentos@caraguatatuba.sp.gov.br ou diretamente no local, na Avenida Ministro Dílson Funaro, nº 287 – Jardim Britânia.

Mais Notícias

Veja Também Recentes

Prefeitura de Caraguatatuba leva serviços de saúde à população adulta em situação de rua
Prefeitura de Caraguatatuba leva serviços de saúde à população adulta em situação de rua

Com objetivo de ampliar o acesso da população adulta em situação de rua aos serviços de saúde, a Prefeitura de Caraguatatuba, por meio da Secretaria de Saúde, iniciou nesta terça-feira (23), atendimento itinerante a este público. Foram atendidas 24 pessoas. O projeto piloto foi realizado na Praça Rádio Amador, no

Leia Mais Notícias Secretaria de Saúde ODS - Objetivo de Desenvolvimento Sustentável ODS 3 - Saúde e Bem-Estar Publicado em 24/04/2024
Prefeitura de Caraguatatuba altera funcionamento da coleta seletiva e ecopontos na Sexta-feira Santa
Prefeitura de Caraguatatuba altera funcionamento da coleta seletiva e ecopontos na Sexta-feira Santa

A Prefeitura de Caraguatatuba, por meio da Secretaria de Meio Ambiente, Agricultura e Pesca, informa que a Coleta Seletiva estará suspensa amanhã (29), em função do feriado da Sexta-feira Santa. Do mesmo modo, os Ecopontos funcionarão em horários reduzidos, das 8h30 às 14h. No sábado os locais abrem normalmente, das

Leia Mais Notícias Secretaria de Meio Ambiente, Agricultura e Pesca Publicado em 28/03/2024
Cerimônia ‘Barcos ao Mar’ celebra a abertura da pesca do camarão
Cerimônia ‘Barcos ao Mar’ celebra a abertura da pesca do camarão

A benção das embarcações acontece no Entreposto de Pesca do Camaroeiro no dia 28 de abril   A 25ª edição da tradicional cerimônia ‘Barcos ao Mar’ será realizada no dia 28 de abril, domingo, a partir das 10h, no Entreposto de Pesca do Camaroeiro, no Centro de Caraguatatuba. Este é

Leia Mais Notícias FUNDACC Publicado em 12/04/2024
Acesso ao Morro Santo Antônio estará fechado neste sábado e domingo para Festival de Voo Livre
Acesso ao Morro Santo Antônio estará fechado neste sábado e domingo para Festival de Voo Livre

Caraguá vai receber neste sábado e domingo, dias 27 e 28 de abril, o 4º Festival Auracy Mansano de Voo Livre, a partir das 10h. Em preparação ao evento, a Prefeitura, por meio da Secretaria de Esportes e Recreação, anunciou o fechamento do acesso ao Morro Santo Antônio para veículos.

Leia Mais Notícias Secretaria de Esportes e Recreação ODS - Objetivo de Desenvolvimento Sustentável ODS 8 - Trabalho decente e crescimento econômico Publicado em 25/04/2024
Proerd forma mais 168 alunos da rede municipal de Caraguatatuba
Proerd forma mais 168 alunos da rede municipal de Caraguatatuba

A Prefeitura de Caraguatatuba realizou nessa quarta-feira (03) mais uma  formatura do Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (Proerd), em parceria com a Polícia Militar. Foram formados 168 alunos da EMEF Professora Jane Urbano Focesi, bairro Perequê Mirim. O evento, realizado nas dependências da unidade escolar, contou

Leia Mais Notícias Secretaria de Educação Publicado em 03/04/2024