Pesquisar No Site

Agosto Lilás: Patrulha Maria da Penha fiscaliza cumprimento de medida protetiva às mulheres vítimas de violência

Destaques
Agosto Lilás: Patrulha Maria da Penha fiscaliza cumprimento de medida protetiva às mulheres vítimas de violência
Agosto Lilás: Patrulha Maria da Penha fiscaliza cumprimento de medida protetiva às mulheres vítimas de violência

Caraguatatuba segue com a Campanha Agosto Lilás, visando à conscientização pelo fim da violência contra as mulheres. Um serviço importante que a cidade possui desde 2019 é a Patrulha Maria da Penha, implantada pela Polícia Militar para fiscalizar o cumprimento das medidas protetivas por parte dos agressores.

#PraCegoVer: Veículo da PM com adesivo da Ronda Maria da Penha e dois policiais em pé na frente do carro (Foto: Divulgação/PMC)

A Patrulha é formada por policias especializados com capacitações na área de defesa da mulher. Por meio de visitas domiciliares, acompanham as vítimas que possuem medidas protetivas determinadas pelo Poder Judiciário, visando manter a segurança destas mulheres.

Até o momento, o grupo já acompanhou, apenas neste ano, 90 mulheres. Se comparado com o mesmo período no ano passado, foram 59 até agosto e 103 durante todo o ano de 2020.

O capitão Adriano Alves Diniz, comandante da PM de Caraguatatuba, explica que o aumento tem relação com a pandemia. “Infelizmente, com o isolamento social, os números da violência cresceram. Mas é importante que as mulheres saibam que podem contar com a segurança da polícia, principalmente neste período de cumprimento de medida”, explica.

Em caso de não cumprimento por parte do agressor, a vítima aciona a Patrulha por meio do telefone 190 ou pelo aplicativo SOS Mulher. Logo em seguida, a equipe mais próxima se dirige até o local e, constatado flagrante, o agressor é preso.

O aplicativo SOS Mulher é disponibilizado para mulheres com medida protetiva. Em caso do descumprimento da determinação judicial pelo agressor, o serviço deve ser acionado, por meio do dispositivo móvel, dispensando o contato pelo telefone 190. A vítima aciona um botão, que imediatamente ativa o sistema da PM.

A Patrulha acompanha as vitimas durante 60 dias, com quatro visitas domiciliares. Após o término do prazo, a equipe policial encaminha ao Fórum Municipal relatórios de atendimento para uma nova avaliação. Caso haja necessidade, o serviço é retomado.

O capitão Diniz ainda explica que o serviço dá segurança para mulher e o agressor se sente fiscalizado pelo Estado, fazendo com que a chance de reincidência seja menor.

Em conjunto com a Polícia, o Centro Integrado de Atendimento à Mulher (CIAM) também acompanha as vítimas com apoio de assistente social e psicólogo. Sua denúncia pode salvar uma vida! Denuncie, ligue 180!

Serviço:

– Centro Integrado de Atendimento à Mulher – CIAM

Endereço: Avenida Cuiabá, 400 – Indaiá (próximo ao AME)

Telefone: 3883-9908

Horário de atendimento: segunda a sexta, das 9h às 15h

– Delegacia de Defesa da Mulher – DDM

Endereço: Avenida Maranhão, 341 – Jardim Primavera

Telefone: 3882-3242

Horário de atendimento: segunda a sexta, das 9h às 18h

– Centro de Referência Especializado de Assistência Social – Creas

Endereço: Rua Senador Feijó, 165 – Jardim Aruan

Telefone: 3886-2960

Horário de atendimento: segunda a sexta, das 8h às 17h

Mais Notícias

Veja Também Recentes

PAT de Caraguatatuba tem 455 vagas de emprego para esta quarta-feira
PAT de Caraguatatuba tem 159 vagas de emprego nesta segunda-feira (08)

O Posto de Atendimento ao Trabalhador (PAT) de Caraguatatuba abre a semana com 159 oportunidades de emprego. Entre elas, 40 vagas de Motoboy, 17 vagas para Cabista e 16 vagas para Encanador. O PAT destaca que agora só aceitam currículo presencialmente. É importante que o candidato acesse o link https://tinyurl.com/2y9d9asm

Leia Mais Notícias Gabinete do Prefeito Publicado em 08/11/2021
Caraguatatuba conquista 32 medalhas na 1º Taça Brasil Master de Atletismo e garante o 4º lugar
Caraguatatuba conquista 32 medalhas na 1º Taça Brasil Master de Atletismo e garante o 4º lugar

A equipe de Atletismo Master de Caraguatatuba participou no último final de semana (20 e 21) do campeonato 1º Taça Brasil Master Loterias Caixas de Atletismo, no município de Bragança Paulista (SP). Os 26 atletas da cidade conquistaram 32 medalhas e garantiram o 4º lugar na colocação geral da competição.

Leia Mais Notícias Secretaria de Esportes e Recreação Publicado em 22/11/2021
Alunos do curso de Serralheria em Aço e Alumínio iniciam aulas práticas
Alunos do curso de Serralheria em Aço e Alumínio iniciam aulas práticas

O curso de Serralheria em Aço e Alumínio promovido pelo Fundo Social de Caraguatatuba em parceria com o Senai segue a todo vapor. Na terça-feira (16) os 32 alunos iniciaram as aulas práticas na regional sul, no bairro Porto Novo. Nas práticas eles aprenderão a traçar os materiais conforme desenhos,

Leia Mais Notícias Fundo Social Publicado em 17/11/2021
Fundo Social de Caraguatatuba recebe doação de leite do evento ‘Esquenta Caraguá’
Fundo Social de Caraguatatuba recebe doação de leite do evento ‘Esquenta Caraguá’

O Fundo Social de Caraguatatuba recebeu na tarde desta quinta-feira (11) a doação de 88 pacotes de leite em pó arrecadados durante o evento ‘Esquenta Caraguá’, no torneio de basquete 3×3, realizado nos dias 9 e 10 de outubro. A doação será utilizada pelo Fundo Social para atender instituições sociais

Leia Mais Notícias Fundo Social Publicado em 12/11/2021
Ciapi promove dinâmica em grupo para integrar novos frequentadores
Ciapi promove dinâmica em grupo para integrar novos frequentadores

O Centro Integrado de Atenção à Pessoa com Deficiência e ao Idoso (CIAPI) tem promovido dinâmicas em grupo para promover integração social entre antigos e novos frequentadores do Centro Dia. Esse equipamento atende pessoas com semidependência e vulnerabilidade social, entre idosos e pessoas com deficiência acima de 18 anos, que

Leia Mais Notícias Secretaria dos Direitos da Pessoa com Deficiência e do Idoso Publicado em 23/11/2021