Pesquisar No Site

Acolhimento às pessoas em situação de rua vai além e garante reinserção no mercado de trabalho

Cinco pessoas em situação de rua são recolocadas no mercado de trabalho após atendimento especializado da Prefeitura
Acolhimento às pessoas em situação de rua vai além e garante reinserção no mercado de trabalho

Caraguatatuba continua com o serviço de acolhimento à população adulta em situação de rua. Até o momento, o abrigo provisório conta com 50 pessoas. Na manhã desta segunda-feira (02), um grupo voluntário de cabeleireiras fez ação de corte de cabelo no local.

#PraCegoVer: Cabeleireira corta cabelo de homem (Foto: Claudio Gomes/PMC)

Outro atendimento que está sendo realizado com os acolhidos é a reinserção no mercado de trabalho. O Posto de Atendimento ao Trabalhador (PAT) de Caraguatatuba tem feito ação de orientação e encaminhamento para entrevistas de emprego.

Rafael, de 32 anos, mostrou interesse, fez a entrevista de emprego, passou no teste e já iniciou as atividades no final de semana como pizzaiolo no estabelecimento Kintal do Marquinhos. Para o mais novo contratado é uma oportunidade única que não podia ser dispensada.

Rafael conta que foi abandonado desde bebê e com 10 anos de idade foi morar na rua. “Desde criança todas as minhas chances de ter uma vida melhor foram rompidas. Com 18 anos, ingressei na área como cozinheiro e achei que finalmente iria me estruturar, mas mais uma vez não deu certo. Estou em Caraguá há quatro meses e quando recebi o convite para vir ao abrigo não pensei duas vezes. Tenho certeza que esta é minha chance de finalmente ter meu lar”, conta.

A conquista do Rafael serviu de exemplo para maioria dos abrigados e uma força-tarefa do PAT foi montada para elaboração de currículos e confecção da Carteira de Trabalho daqueles que mostraram interesse.

#PraCegoVer: Cabeleireira corta cabelo de homem enquanto ele se olha no espelho (Foto: Claudio Gomes/PMC)

O prefeito Aguilar Junior, percebendo a vontade dos comerciantes em dar uma nova chance a este público, agradece. “Quero aqui parabenizar todos aqueles que hoje estão dando uma oportunidade para essas pessoas. Uma porta aberta pode mudar a vida de uma pessoa por completo”, disse.

A equipe de Serviço Social também realiza o trabalho de busca ativa para um possível retorno aos familiares ou à cidade de origem, confecção de documentos, encaminhamento para tratamento de dependência química. Os animais de posse dos acolhidos também estão sendo abrigados e alimentados.

Solidariedade

O Fundo Social de Caraguatatuba conta com a rede de solidariedade da população para doação de roupas de frio, principalmente masculinas, meias e peças íntimas.

“Diante desta demanda contamos com a ajuda de todos para que possamos atender com muito amor e carinho a população adulta em situação de rua neste período de frio intenso”, reforça a presidente do Fundo Social, Samara Aguilar.

Mais Notícias

Veja Também Recentes

Secretaria de Obras inicia modernização da iluminação do trecho da Avenida da Praia no Indaiá e Aruan
Secretaria de Obras inicia modernização da iluminação do trecho da Avenida da Praia no Indaiá e Aruan

Foi iniciada, nesta semana, a complementação dos serviços de modernização da iluminação do canteiro central da Avenida Geraldo Nogueira da Silva (Avenida da Praia), em Caraguatatuba. Quem realiza é a Secretaria de Obras Públicas, por meio da concessionária de iluminação pública, Caraguá Luz. Os serviços incluem a substituição das luminárias

Leia Mais Notícias Secretaria de Obras Públicas Publicado em 07/01/2022
Prefeitura recolhe 1.350 toneladas de resíduos no final do ano e serviços continuam
Prefeitura recolhe 1.350 toneladas de resíduos no final do ano e serviços continuam

As equipes de limpeza da Secretaria de Serviços Públicos (Sesep) trabalharam intensamente nos últimos dias com as festividades da virada de ano. Todos os dias, desde as 5h da manhã, já estavam nas ruas recolhendo todo o material. Do dia 30 de dezembro até o dia 2 janeiro, mais de

Leia Mais Notícias Secretaria de Serviços Públicos Publicado em 03/01/2022
Prefeitura de Caraguatatuba divulga serviços de plantão no feriado de Natal
Prefeitura de Caraguatatuba divulga serviços de plantão no feriado de Natal

As repartições da Prefeitura de Caraguatatuba não vão funcionar nesta quinta e sexta-feira (23 e 24/12), em razão da véspera de Natal e da compensação da folga prolongada de Carnaval e Quarta-Feira de Cinzas (15, 16 e 17/2) de 2021, suspensa pelo prefeito Aguilar Junior em decorrência dos altos índices

Leia Mais Notícias Secretaria de Administração Publicado em 22/12/2021
Vale natalino dos servidores da Prefeitura de Caraguatatuba será pago nesta quarta-feira (22)
Vale natalino dos servidores da Prefeitura de Caraguatatuba será pago nesta quarta-feira (22)

A Prefeitura de Caraguatatuba deposita o Vale Alimentação Complementar dos servidores públicos municipais da ativa, aposentados e pensionistas do Instituto de Previdência do Município de Caraguatatuba (CaraguaPrev) nesta quarta-feira (22/12), em razão das festividades de Natal e Ano Novo. O Decreto 1.564/2021, de autoria do prefeito Aguilar Junior, autorizou a

Leia Mais Notícias Secretaria de Administração Publicado em 21/12/2021
PAT de Caraguatatuba tem 161 vagas de emprego nesta segunda-feira (10)
PAT de Caraguatatuba tem 271 vagas de emprego para esta quarta-feira

O Posto de Atendimento ao Trabalhador (PAT) de Caraguatatuba atualizou o número de oportunidades de emprego nesta quarta-feira (22) para 271 vagas. Entre elas, 105 vagas são destinadas às obras do contorno da Tamoios, disponíveis até hoje (22). Então ainda dá para começar o ano com emprego formal, fique atento.

Leia Mais Notícias Gabinete do Prefeito Publicado em 22/12/2021