Pesquisar No Site

Acolhimento às pessoas em situação de rua vai além e garante reinserção no mercado de trabalho

Cinco pessoas em situação de rua são recolocadas no mercado de trabalho após atendimento especializado da Prefeitura
Acolhimento às pessoas em situação de rua vai além e garante reinserção no mercado de trabalho

Caraguatatuba continua com o serviço de acolhimento à população adulta em situação de rua. Até o momento, o abrigo provisório conta com 50 pessoas. Na manhã desta segunda-feira (02), um grupo voluntário de cabeleireiras fez ação de corte de cabelo no local.

#PraCegoVer: Cabeleireira corta cabelo de homem (Foto: Claudio Gomes/PMC)

Outro atendimento que está sendo realizado com os acolhidos é a reinserção no mercado de trabalho. O Posto de Atendimento ao Trabalhador (PAT) de Caraguatatuba tem feito ação de orientação e encaminhamento para entrevistas de emprego.

Rafael, de 32 anos, mostrou interesse, fez a entrevista de emprego, passou no teste e já iniciou as atividades no final de semana como pizzaiolo no estabelecimento Kintal do Marquinhos. Para o mais novo contratado é uma oportunidade única que não podia ser dispensada.

Rafael conta que foi abandonado desde bebê e com 10 anos de idade foi morar na rua. “Desde criança todas as minhas chances de ter uma vida melhor foram rompidas. Com 18 anos, ingressei na área como cozinheiro e achei que finalmente iria me estruturar, mas mais uma vez não deu certo. Estou em Caraguá há quatro meses e quando recebi o convite para vir ao abrigo não pensei duas vezes. Tenho certeza que esta é minha chance de finalmente ter meu lar”, conta.

A conquista do Rafael serviu de exemplo para maioria dos abrigados e uma força-tarefa do PAT foi montada para elaboração de currículos e confecção da Carteira de Trabalho daqueles que mostraram interesse.

#PraCegoVer: Cabeleireira corta cabelo de homem enquanto ele se olha no espelho (Foto: Claudio Gomes/PMC)

O prefeito Aguilar Junior, percebendo a vontade dos comerciantes em dar uma nova chance a este público, agradece. “Quero aqui parabenizar todos aqueles que hoje estão dando uma oportunidade para essas pessoas. Uma porta aberta pode mudar a vida de uma pessoa por completo”, disse.

A equipe de Serviço Social também realiza o trabalho de busca ativa para um possível retorno aos familiares ou à cidade de origem, confecção de documentos, encaminhamento para tratamento de dependência química. Os animais de posse dos acolhidos também estão sendo abrigados e alimentados.

Solidariedade

O Fundo Social de Caraguatatuba conta com a rede de solidariedade da população para doação de roupas de frio, principalmente masculinas, meias e peças íntimas.

“Diante desta demanda contamos com a ajuda de todos para que possamos atender com muito amor e carinho a população adulta em situação de rua neste período de frio intenso”, reforça a presidente do Fundo Social, Samara Aguilar.

Mais Notícias

Veja Também Recentes

Defesa Civil do Estado prevê chuvas intensas em Caraguatatuba

A Coordenadoria Estadual de Proteção e Defesa Civil alerta para a passagem de uma frente fria pelo oceano, possibilitando condições de pancadas de chuvas a qualquer momento no Litoral Norte do Estado de São Paulo, em especial Caraguatatuba, com acumulados que podem chegar a 80 milímetros. De acordo com o

Leia Mais Notícias Defesa Civil Publicado em 05/03/2024
Prefeitura finaliza reconstrução da ponte de pedestres do Cantagalo/Colibri
Prefeitura finaliza reconstrução da ponte de pedestres do Cantagalo/Colibri

Foram necessários somente dois dias para a Prefeitura de Caraguatatuba reconstruir a ponte de pedestres sobre o rio Guaxinduba, que liga o bairro Cantagalo à região do Colibri. Os responsáveis pela obra são as Secretarias de Obras Públicas e Serviços Públicos (Sesep), Os trabalhos foram iniciados na quinta-feira (14) e

Leia Mais Notícias Secretaria de Serviços Públicos Publicado em 18/03/2024
FLIC 2024 terá mais de 100% de aumento na participação de escolas particulares
FLIC 2024 terá mais de 100% de aumento na participação de escolas particulares

A secretária de Educação, Márcia Paiva, e a equipe do Apoio Pedagógico da Secretaria de Educação de Caraguatatuba se reuniram na manhã desta terça-feira (5/3) com representantes de escolas particulares para apresentação da Feira Literária de Caraguatatuba com o objetivo de despertar nos dirigentes o interesse em participar da maior

Leia Mais Notícias Secretaria de Educação Publicado em 05/03/2024
Defesa Civil do Estado prevê chuvas fortes em todo Litoral Norte

A Coordenadoria Estadual de Proteção e Defesa Civil informa que o deslocamento de uma frente fria sobre o Litoral Norte do Estado de São Paulo contribui para que o tempo permaneça instável ao longo de toda a quarta-feira (06), em especial Caraguatatuba. De acordo com o Ceptec/Inpe (Centro de Previsão

Leia Mais Notícias Defesa Civil Publicado em 06/03/2024
Cia. Talagadá apresenta espetáculo gratuito de bonecos no Teatro Mario Covas
Cia. Talagadá apresenta espetáculo gratuito de bonecos no Teatro Mario Covas

No dia 27 de março, (quarta-feira), às 19h, a Cia. Talagadá apresenta o espetáculo infantil de teatro de bonecos “Dentro D’água” no Teatro Mario Covas. A entrada é gratuita e a classificação é livre. “Dentro D’Água” da Cia. Talagadá foi contemplado pelo Programa de Ação Cultural da Secretaria da Cultura,

Leia Mais FUNDACC Publicado em 20/03/2024