Pesquisar No Site

Papa-Pilhas: projeto em Caraguatatuba incentiva o descarte correto de resíduos eletroeletrônicos

Publicado em: 05/07/2021
Dia do Descarte Sustentável será neste sábado no bairro Porto Novo
Papa-Pilhas: projeto em Caraguatatuba incentiva o descarte correto de resíduos eletroeletrônicos

A conscientização dos estudantes quanto à preservação ambiental é trabalhada constantemente em diversas ações nas escolas municipais de Caraguatatuba. Com o objetivo de formar cidadãos mais comprometidos em cuidar do planeta, a Secretaria de Educação, através do Setor de Projetos, desenvolveu uma ação que foi além da sala de aula e envolve toda a comunidade escolar: o projeto Papa-Pilhas.

#PraCegoVer: Imagem com recipientes destinados à Coleta Seletiva de Resíduos, entre eles o Papa-Pilhas. (Imagem: Reprodução/PMC)

A iniciativa tem como objetivo minimizar os impactos ambientais causados pelo descarte incorreto de resíduos como pilhas e baterias, incentivando alunos, famílias e comunidade escolar a dar o destino adequado a esses materiais, que iriam para o lixo comum.

Coletores identificados como “Papa-Pilhas” foram distribuídos nas unidades escolares participantes do projeto, e os temas Sustentabilidade e Gestão de Resíduos Eletrônicos, foram abordados com os alunos durante as ações do mês do Meio Ambiente, realizado em junho.

O projeto conta com parceria Secretaria de Meio Ambiente, Agricultura e Pesca, que, com o caminhão da Coleta Seletiva, realiza o recolhimento desses materiais e dá a destinação correta. Ao serem encaminhadas para reciclagem, as pilhas e baterias têm seus componentes separados, para serem usadas na fabricação de tintas, cerâmica, vidro, dentre outros.

Além das quarenta e oito unidades escolares que aderiram ao projeto Papa-Pilhas, a população pode realizar o descarte desse tipo de material nas unidades dos Ecopontos, que ainda recebem lixo eletrônico (televisores, computadores, DVDs, rádios, aparelhos celulares, etc.).

#PraCegoVer: Aluna do CEI Prof. Francisco Assis de Carvalho, no bairro Travessão, deposita pilha em recipiente do projeto Papa-Pilhas. (Imagem: Reprodução/PMC)

Regulamentação e Reciclagem

No Brasil, o Conselho Nacional de Meio Ambiente (Conama) regulamenta o descarte desses materiais que não devem ser depositadas no lixo doméstico, por conter substâncias tóxicas, como mercúrio, cádmio, chumbo, zinco-manganês e acalmo-manganês.

Caraguatatuba dispõe de áreas públicas licenciadas para transbordo e triagem de pequeno porte, chamados de Ecopontos, que fazem parte do Plano de Resíduos Sólidos desenvolvido pela Prefeitura de Municipal.

Serviço em Caraguatatuba:

– Ecoponto Golfinhos: Alameda dos Corais, s/n.

– Ecoponto Martim de Sá: Rua Carijós, 170 – próximo a Praça do ParCão.

– Ecoponto Massaguaçu: fica entre a esquina da Avenida Antônio de Lucca e a Avenida Três.

Os Ecopontos funcionam de segunda a sábado, das 8h30 às 17h, e aos domingos das 8h30 às 14h. Eles fecham para almoço das 12h às 13h.

Mais Notícias

Veja Também Recentes

Caraguatatuba fará adesão ao Convênio Facilita do Governo do Estado
Caraguatatuba fará adesão ao Convênio Facilita do Governo do Estado

O prefeito de Caraguatatuba, Aguilar Junior, participou na última sexta-feira (15/3) do encerramento do 66º Congresso Estadual de Municípios, realizado na cidade de Campos do Jordão. O evento teve a presença de diversas autoridades, entre elas, o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas, o secretário de Governo e Relações

Leia Mais Notícias Gabinete do Prefeito Publicado em 18/03/2024
Fundacc comemora Dia Internacional da Mulher com convidadas de várias expressões artísticas no MACC
Fundacc comemora Dia Internacional da Mulher com convidadas de várias expressões artísticas no MACC

Na programação, lançamento de livros, apresentação de balé e abertura da mostra “Mulheres-Artistas? Mulheres! Artistas!” Em comemoração ao Dia Internacional da Mulher, 8 de março, a Fundação Educacional e Cultural de Caraguatatuba (Fundacc) preparou um encontro, unindo mulheres de diversas expressões artísticas para compor a cena deste dia, no Museu de Arte e

Leia Mais Notícias FUNDACC Publicado em 07/03/2024
Prefeitura realiza obras da calçada acessível no Centro e instala piso tátil
Prefeitura realiza obras da calçada acessível no Centro e instala piso tátil

A Prefeitura de Caraguatatuba continua com as obras de adequação para acessibilidade das calçadas na região central do município. As intervenções foram iniciadas na esquina da Avenida Engenheiro João Fonseca (Próximo ao Supermercado Silva) e seguem até a esquina com a Rua Guarulhos (Supermercado Shibata). Atualmente, a empresa contratada executa

Leia Mais Notícias Secretaria de Obras Públicas Publicado em 11/03/2024
Parque Natural do Juqueriquerê recebe visita de idosos e PcDs do Ciapi
Parque Natural do Juqueriquerê recebe visita de idosos do Ciapi

O Parque Natural Municipal do Juqueriquerê (PNMJ), em Caraguatatuba, recebeu na tarde dessa sexta-feira (15) a visita de 59 idosos e pessoas com deficiência (PcDs), do Centro Integrado de Atenção à Pessoa com Deficiência e ao Idoso (CIAPI-Acalento). O objetivo do passeio foi oferecer ao grupo uma tarde de lazer

Leia Mais Notícias Secretaria de Meio Ambiente, Agricultura e Pesca Publicado em 15/03/2024
IR 2024: Saiba como contribuir com projetos para crianças e adolescentes de Caraguatatuba
IR 2024: Saiba como contribuir com projetos para crianças e adolescentes de Caraguatatuba

Você sabia que com a sua Declaração de Imposto de Renda diversos investimentos podem ser feitos para crianças e adolescentes em Caraguatatuba? E o melhor, sem pagar nada a mais por isso! Durante a declaração completa, o contribuinte pode destinar até 6% do valor ao Fundo Municipal dos Direitos da

Leia Mais Notícias Gabinete do Prefeito Publicado em 14/03/2024