Pesquisar No Site

Papa-Pilhas: projeto em Caraguatatuba incentiva o descarte correto de resíduos eletroeletrônicos

Publicado em: 05/07/2021
Dia do Descarte Sustentável será neste sábado no bairro Porto Novo
Papa-Pilhas: projeto em Caraguatatuba incentiva o descarte correto de resíduos eletroeletrônicos

A conscientização dos estudantes quanto à preservação ambiental é trabalhada constantemente em diversas ações nas escolas municipais de Caraguatatuba. Com o objetivo de formar cidadãos mais comprometidos em cuidar do planeta, a Secretaria de Educação, através do Setor de Projetos, desenvolveu uma ação que foi além da sala de aula e envolve toda a comunidade escolar: o projeto Papa-Pilhas.

#PraCegoVer: Imagem com recipientes destinados à Coleta Seletiva de Resíduos, entre eles o Papa-Pilhas. (Imagem: Reprodução/PMC)

A iniciativa tem como objetivo minimizar os impactos ambientais causados pelo descarte incorreto de resíduos como pilhas e baterias, incentivando alunos, famílias e comunidade escolar a dar o destino adequado a esses materiais, que iriam para o lixo comum.

Coletores identificados como “Papa-Pilhas” foram distribuídos nas unidades escolares participantes do projeto, e os temas Sustentabilidade e Gestão de Resíduos Eletrônicos, foram abordados com os alunos durante as ações do mês do Meio Ambiente, realizado em junho.

O projeto conta com parceria Secretaria de Meio Ambiente, Agricultura e Pesca, que, com o caminhão da Coleta Seletiva, realiza o recolhimento desses materiais e dá a destinação correta. Ao serem encaminhadas para reciclagem, as pilhas e baterias têm seus componentes separados, para serem usadas na fabricação de tintas, cerâmica, vidro, dentre outros.

Além das quarenta e oito unidades escolares que aderiram ao projeto Papa-Pilhas, a população pode realizar o descarte desse tipo de material nas unidades dos Ecopontos, que ainda recebem lixo eletrônico (televisores, computadores, DVDs, rádios, aparelhos celulares, etc.).

#PraCegoVer: Aluna do CEI Prof. Francisco Assis de Carvalho, no bairro Travessão, deposita pilha em recipiente do projeto Papa-Pilhas. (Imagem: Reprodução/PMC)

Regulamentação e Reciclagem

No Brasil, o Conselho Nacional de Meio Ambiente (Conama) regulamenta o descarte desses materiais que não devem ser depositadas no lixo doméstico, por conter substâncias tóxicas, como mercúrio, cádmio, chumbo, zinco-manganês e acalmo-manganês.

Caraguatatuba dispõe de áreas públicas licenciadas para transbordo e triagem de pequeno porte, chamados de Ecopontos, que fazem parte do Plano de Resíduos Sólidos desenvolvido pela Prefeitura de Municipal.

Serviço em Caraguatatuba:

– Ecoponto Golfinhos: Alameda dos Corais, s/n.

– Ecoponto Martim de Sá: Rua Carijós, 170 – próximo a Praça do ParCão.

– Ecoponto Massaguaçu: fica entre a esquina da Avenida Antônio de Lucca e a Avenida Três.

Os Ecopontos funcionam de segunda a sábado, das 8h30 às 17h, e aos domingos das 8h30 às 14h. Eles fecham para almoço das 12h às 13h.

Mais Notícias

Veja Também Recentes

PAT de Caraguatatuba tem 152 vagas de emprego para esta quarta-feira (27)
PAT de Caraguatatuba tem 141 vagas de emprego para esta quarta-feira (13)

O Posto de Atendimento ao Trabalhador (PAT) de Caraguatatuba atualizou o número de oportunidades de emprego nesta quarta-feira (13) para 141 vagas. Entre elas, 23 vagas de Eletricista de Força e Controle, 19 para Carpinteiro e 16 para Encanador. O PAT destaca que agora só aceita currículo presencialmente. É importante

Leia Mais Notícias Gabinete do Prefeito Publicado em 13/10/2021
Nadadores conquistam medalhas em nova edição do Campeonato Brasileiro de Maratonas Aquáticas
Nadadores conquistam medalhas em nova edição do Campeonato Brasileiro de Maratonas Aquáticas

A equipe de natação da Secretaria de Esportes de Caraguatatuba participou no final de semana da 6ª etapa do Campeonato Brasileiro Interclubes de Maratonas Aquáticas. A edição da competição foi realizada em Porto Alegre (RS). Ao todo, os atletas de Caraguatatuba conquistaram quatro vezes um lugar no pódio entre os

Leia Mais Notícias Secretaria de Esportes e Recreação Publicado em 27/10/2021
Equipe de Caraguatatuba é vice-campeã no futsal feminino
Equipe de Caraguatatuba é vice-campeã no futsal feminino

A equipe de futsal feminino de Caraguatatuba, Geração Independente, foi vice-campeã do Campeonato Municipal de Futsal realizado neste final de semana. Apesar do revés, a equipe de Caraguatatuba terminou a competição com uma excelente campanha, sendo cinco vitórias, duas derrotas, 15 gols marcados e outros 8 gols sofridos. Agora, o

Leia Mais Notícias Secretaria de Esportes e Recreação Publicado em 21/10/2021
Prefeitura inicia manutenção na Praça José Marcos de Melo, no Massaguaçu
Prefeitura inicia manutenção na Praça José Marcos de Melo, no Massaguaçu

A Prefeitura de Caraguatatuba, por meio da Secretaria de Serviços Públicos (Sesep), iniciou nesta semana a manutenção da Praça José Marcos de Melo, no bairro Massaguaçu, região norte da cidade. Desde quarta-feira (29/9) a equipe está no local executando serviços de reparos em rachaduras com cimento e na próxima semana

Leia Mais Notícias Secretaria de Serviços Públicos Publicado em 01/10/2021
Caraguatatuba é vice-campeã de Futevôlei na praia de Maresias, São Sebastião
Caraguatatuba é vice-campeã de Futevôlei na praia de Maresias, São Sebastião

A dupla de Caraguatatuba, Coxinha e Erik, participou no final de semana do Torneio de Futevôkei Caiçara, na Praia de Maresias em São Sebastião. Ao todo, 20 duplas participaram do evento. Os representantes de Caraguatatuba estavam confiantes, mas no jogo decisivo, perderam a final no detalhe, por 21×19, para a

Leia Mais Notícias Secretaria de Esportes e Recreação Publicado em 28/09/2021