Pesquisar No Site

Novos representantes da CIPA da Prefeitura de Caraguatatuba aprendem sobre atribuições da comissão

Novos representantes da CIPA da Prefeitura de Caraguatatuba aprendem sobre atribuições da comissão
Novos representantes da CIPA da Prefeitura de Caraguatatuba aprendem sobre atribuições da comissão

Os membros eleitos para a Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (CIPA) 2021/2022, da Prefeitura de Caraguatatuba, passaram por um treinamento na quinta e na sexta-feira (15 e 16/7. Nos dois dias de capacitação, seguindo os protocolos sanitários para evitar a proliferação da Covid-19, receberam noções das atribuições, funcionamento e legislação da comissão, bem como seu papel nos Serviços Especializados em Segurança e em Medicina do Trabalho (SESMT – NR 4).

#PraCegoVer: O técnico de segurança Manoel Fabiano Bueno Schoitzar explica o papel da Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (CIPA) da Prefeitura de Caraguatatuba aos novos membros (Fotos: Luís Gava/PMC)

Durante o treinamento, o técnico de segurança do trabalho, Manoel Fabiano Bueno Schoitzar, abordou os seguintes tópicos: funções da diretoria e dos membros da CIPA; normas regulamentadores (NRs) Consolidação das Leis do Trabalho (CLT); utilização dos equipamentos de proteção individual (EPIs); acidente de trabalho na Lei Federal nº 8.213/1991 (Planos de Benefícios da Previdência Social) e no Estatuto dos Servidores (LC 25/2007); condição de segurança, ato inseguro, risco, comunicação, investigação e prevenção de acidentes de trabalho; além do preenchimento de documentos e simbologia.

CIPA 2021/2021

A diretoria da CIPA 2021/2022 é composta pelo presidente Helivelton Medeiros dos Santos (Secretaria de Administração); vice-presidente Luis Marcelo Faria do Prado Soares (Secretaria de Saúde); 1º secretário Marcos do Nascimento (Secretaria de Administração); e 2º secretário Everton dos Santos Castilho (Secretaria de Educação).

Representam a categoria na comissão os servidores Valdenir Batista dos Santos (Secretaria de Educação), Donizete Rodrigues dos Santos (Secretaria de Saúde), Mirela Santineli (Secretaria de Habitação) e Marly Souza Viotti (Secretaria de Administração).

A Prefeitura Municipal indicou os funcionários da Secretaria de Serviços Públicos, Marcos Eduardo de Almeida Franco, Miquéias Pedroso Lopes, Maurício Marcola e Antônio César Ferreira; além dos servidores da Secretaria de Administração, Helivelton Medeiros dos Santos e Marcos do Nascimento.

A Comissão Interna de Prevenção de Acidentes tomou posse no dia 25 de junho de 2021. Os representantes foram eleitos entre os dias 19 e 21 de fevereiro de 2020. A apuração dos votos ocorreu no dia 2 de março do ano passado.

Com as medidas de distanciamento social do Governo do Estado de São Paulo (Decreto Estadual 64.881, de 22 de março de 2020) para conter o avanço da Covid-19, classificada como pandemia pela Organização Mundial de Saúde (OMS) em 11 de março de 2020, o processo eleitoral foi suspenso.

O mandato da comissão tem um ano de duração. A CIPA é uma exigiência da Norma Regulamentadora (NR) nº 5 da Secretaria Especial de Previdência e Trabalho (SEPRT) do Ministério da Economia.

O Departamento de Medicina e Segurança do Trabalho fica na Rua Major Ayres, 221 – Centro. O horário de atendimento é das 9h às 14h. Mais informações pelo telefone (12) 3897-8153 ou pelo e-mail  medicina@caraguatatuba.sp.gov.br.

Mais Notícias

Veja Também Recentes

Caraguatatuba está com 274 vagas de emprego
Caraguatatuba está com 274 vagas de emprego

O Posto de Atendimento ao Trabalhador de Caraguatatuba atualizou nesta quarta-feira (27/3) o quadro de vagas de emprego para 274 oportunidades nas mais diversas áreas de atuação. O PAT destaca que só aceita currículo presencialmente. É importante que o candidato acesse o link: https://www.caraguatatuba.sp.gov.br/pmc/2022/10/vagas-disponiveis/ para conferir os critérios. Os interessados

Leia Mais Notícias PAT Publicado em 27/03/2024
Travessão recebe 3º mutirão contra dengue neste sábado
Travessão recebe 3º mutirão contra dengue neste sábado

A Prefeitura de Caraguatatuba continua com os trabalhos para conter o avanço dos casos de dengue e alertar a população, por isso, um terceiro mutirão será realizado neste sábado (23), desta vez, no bairro Travessão, na região Sul. A mobilização prevê o envolvimento de diversas pessoas, numa força tarefa que

Leia Mais Notícias Secretaria de Saúde Publicado em 19/03/2024
Baixa de servidores por saúde e período chuvoso dificultam trabalho de zeladoria nos bairros
Baixa de servidores por saúde e período chuvoso dificultam trabalho de zeladoria nos bairros

A baixa de servidores diagnosticados com dengue ou até a Covid-19 tem prejudicado o trabalho de zeladoria nos bairros, aliado ao período mais chuvoso do ano (entre dezembro e final de março). Segundo a Secretaria de Serviços Públicos, a pasta registrou uma baixa de pelo menos 15 trabalhadores que atuam

Leia Mais Notícias Secretaria de Serviços Públicos Publicado em 06/03/2024
PPDC de Caraguatatuba volta ao estado de Observação, mas Defesa Civil prossegue com vistorias em áreas de risco
PPDC de Caraguatatuba volta ao estado de Observação, mas Defesa Civil prossegue com vistorias em áreas de risco

A Defesa Civil de Caraguatatuba recebeu no domingo (24) avisos do Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden) para cessa os alertas para risco hidrológico e movimento de massa. Em virtude da notificação, o Plano Preventivo de Defesa Civil (PPDC) do município volta ao nível de “Observação”.

Leia Mais Notícias Defesa Civil Publicado em 25/03/2024
IR 2024: Saiba como contribuir com projetos para crianças e adolescentes de Caraguatatuba
IR 2024: Saiba como contribuir com projetos para crianças e adolescentes de Caraguatatuba

Você sabia que com a sua Declaração de Imposto de Renda diversos investimentos podem ser feitos para crianças e adolescentes em Caraguatatuba? E o melhor, sem pagar nada a mais por isso! Durante a declaração completa, o contribuinte pode destinar até 6% do valor ao Fundo Municipal dos Direitos da

Leia Mais Notícias Gabinete do Prefeito Publicado em 14/03/2024