Pesquisar No Site

Feira literária de Caraguatatuba (FLIC) estimula ações pedagógicas na rede municipal de ensino

Publicado em: 02/07/2021
Feira literária de Caraguatatuba (FLIC) estimula ações pedagógicas na rede municipal de ensino
Feira literária de Caraguatatuba (FLIC) estimula ações pedagógicas na rede municipal de ensino

Foi dada a largada para a 11ª edição da Feira Literária de Caraguatatuba (FLIC). O evento faz parte do calendário escolar do município e acontece em todas as unidades da rede, sendo concluído no mês de setembro. Devido às restrições impostas pela pandemia, a exposição dos trabalhos acontecerá internamente (restrita ao público de cada escola), e virtualmente, nas páginas das redes sociais das unidades.

#PraCegoVer: Educadora está sentada com alunos no espaço lúdico do CEI Adriana, realizando atividade de contação de história. (Foto: Reprodução/PMC)

No início deste ano letivo, com a ajuda dos professores, três autores foram escolhidos para serem os homenageados desta edição. São eles: Mariana Massarani, premiada ilustradora e autora que terá suas obras trabalhadas no segmento Educação Infantil; Flavio de Souza, roteirista, tradutor, desenhista, ator, diretor e autor de diversos livros infantis. Criou e produziu roteiros de séries televisivas, como Mundo da lua e Castelo Rá-Tim-Bum. Suas obras serão desenvolvidas com os alunos do Ensino Fundamental I (1º ao 5º ano); e nas etapas Fundamental II e Educação de Jovens e Adultos (EJA), serão abordadas as obras do novelista, escritor, jornalista, dramaturgo e autor de telenovelas, Walcyr Carrasco.

FLIC e o desenvolvimento de ações pedagógicas

A contação de histórias é uma forma lúdica de transmissão de conhecimentos e um poderoso estímulo à imaginação. Por auxiliar no desenvolvimento físico, cognitivo e socioemocional das crianças, se destaca como uma importante aliada da educação infantil. Pensando nisso, o Centro de Educação Infantil (CEI) Adriana Cassiano, localizado no bairro Perequê Mirim, criou uma área lúdica externa, voltada para contação de histórias. Decorada com recursos pedagógicos relacionados ao tema da 11ª FLIC, o espaço contém livros, móbiles, fotos de edições anteriores da feira, além de uma linha do tempo da FLIC e a biografia da autora homenageada deste ano.

O espaço foi criado para que os professores possam desenvolver o trabalho pedagógico nas atividades presenciais e nas remotas.

Cada turma elegeu um título a ser trabalhado e exposto no final da FLIC, porém todos os alunos estão tendo contato com várias histórias da autora.

A diretora da unidade, Débora Gil, comentou que aos poucos os alunos estão se familiarizando com os textos da autora Mariana Massarani, e depois poderão concluir o trabalho com releituras e atividades artísticas.

O CEI ADI Adriana Aparecida Cassiano foi inaugurado em 2018 pelo Prefeito Aguilar Junior. Atualmente, atende 395 crianças, com salas de Berçário I e II e Maternal I e II.

O local conta com uma área construída de 3,7 mil m², distribuídos entre setores de almoxarifado, área de amamentação, brinquedoteca, coordenação pedagógica, copa e cozinha, despensa, depósito, diretoria, fraldários, lactário, lavanderia, parquinho infantil, pátio coberto, refeitórios, sala de professores, sanitários, secretaria, solários, vestiários, entre outros setores. O investimento na unidade foi de R$5,4 milhões.

Mais Notícias

Veja Também Recentes

PAT de Caraguatatuba tem 152 vagas de emprego para esta quarta-feira (27)
PAT de Caraguatatuba tem 152 vagas de emprego para esta quarta-feira (27)

O Posto de Atendimento ao Trabalhador (PAT) de Caraguatatuba atualizou o número de oportunidades de emprego nesta quarta-feira (27) para 152 vagas. Entre elas, 40 vagas de Motoboy, 17 vagas para Cabista e 16 vagas para Encanador. O PAT destaca que agora só aceita currículo presencialmente. É importante que o

Leia Mais Notícias Gabinete do Prefeito Publicado em 27/10/2021
Fórum Setorial de Audiovisual, Fundacc e ABCA realizam mostra de animação e curso de roteiro, gratuitos, neste sábado
Fórum Setorial de Audiovisual, Fundacc e ABCA realizam mostra de animação e curso de roteiro, gratuitos, neste sábado

O Fórum Setorial de Audiovisual, Fotografia e Novas Mídias do Conselho Municipal de Políticas Culturais de Caraguatatuba, em parceria com a Fundação Educacional e Cultural de Caraguatatuba (Fundacc) e a Associação Brasileira de Cinema de Animação (ABCA) prepararam uma programação especial e gratuita para comemorar o Dia Internacional da Animação,

Leia Mais Notícias FUNDACC Publicado em 19/10/2021
Plano Plurianual 2022-2025 da Prefeitura de Caraguatatuba é aprovado na Câmara
Plano Plurianual 2022-2025 da Prefeitura de Caraguatatuba é aprovado na Câmara

O Plano Plurianual (PPA) 2022-2025 da Prefeitura de Caraguatatuba foi aprovado por maioria de votos (12 a 2) na sessão ordinária da Câmara Municipal da última terça-feira (19/10).  No PPA, o Poder Executivo planeja suas ações por um período de quatro anos, com início no 2º ano do mandato atual

Leia Mais Notícias Secretaria de Planejamento Estratégico e Desenvolvimento Publicado em 20/10/2021
Fundo Social de Caraguatatuba realiza curso de Iniciação à Costura
Fundo Social de Caraguatatuba realiza curso de Iniciação à Costura

O Fundo Social de Caraguatatuba promove até o final do ano o curso de Iniciação à Costura para 24 alunas. As inscrições foram realizadas no início do ano passado, mas devido à pandemia tiveram que ser suspensas. A qualificação é mais uma oportunidade que o município proporciona para fomentar a

Leia Mais Notícias Fundo Social Publicado em 08/10/2021
Sebrae abre inscrições para Feira do Empreendedor 2021
Sebrae abre inscrições para Feira do Empreendedor 2021

Micro, pequenos e grandes empresários de Caraguatatuba têm a oportunidade de participar do maior evento de empreendedorismo do Brasil. Entre os dias 23 a 27 de outubro, das 10h às 20h, o Sebrae realiza a Feira do Empreendedor 2021. Serão cinco dias de programação diversificada e totalmente on-line com muita

Leia Mais Notícias Secretaria de Governo Publicado em 01/10/2021