Pesquisar No Site

Equipe da Defesa Civil participa de oficina para enfrentar o período de estiagem

Equipe da Defesa Civil participa de oficina para enfrentar o período de estiagem
Equipe da Defesa Civil participa de oficina para enfrentar o período de estiagem

A Defesa Civil de Caraguatatuba participou de uma oficina preparatória para operação estiagem, que acontece no inverno, devido ao tempo seco da estação. Ainda dentro desta frente, o prefeito Aguilar Junior assinou o Termo de Adesão ao Plano de Contingência de Estiagem da Casa Militar, do governo do Estado.

#Pracegover: Criança com roupa de hospital usa aparelho para fazer inalação (Foto: Divulgação)

Este é o primeiro ano que ocorre essa parceria, de forma a realizar ações de mitigação e preparação estabelecidas para a operação do plano. Os riscos maiores envolvem as queimadas em mata, mais perigosas quando ocorrem próximas a residências, e também para a saúde, especialmente para quem sofre de problemas respiratórios.

De acordo com o coordenador municipal da Defesa Civil, Capitão Campos Junior, com as oficinas, os agentes se preparam para apoiar as operações, lideradas pelo Corpo de Bombeiros.

A região é cercada pela Mata Atlântica, com grande vegetação, e por isso a orientação do Corpo de Bombeiros de Caraguatatuba é que as pessoas não coloquem fogo no mato porque, além de ser crime ambiental, pode gerar riscos e atingir residências.

De acordo com o comandante do Corpo de Bombeiros do Litoral Norte, Capitão Newton Krüger, quem mora em áreas isoladas precisam tomar cuidados, mesmo na hora de proteger sua residência.

A orientação é evitar a limpeza do terreno nesta época de seca com a utilização do fogo, pois ele se propaga de forma descontrolada, por meio até de uma simples fagulha, causando grandes perdas.

Aos que gostam de acampar ou fazer trilhas, a recomendação é de muita cautela, e que não façam fogueiras, para que não fique qualquer tipo de brasa que possa se transformar em incêndio. “Nenhum material pode ser descartado na mata, por se tratar de crime ambiental e risco de incêndio”, alerta Krüger.

Em situação de emergência, a comunidade deve acionar os Bombeiros pelo telefone 193 ou a Defesa Civil, pelo 199.

A Secretaria de Meio Ambiente, Agricultura e Pesca faz um alerta sobre a proibição de queimadas em todo perímetro urbano do município e atenta para a lei 1630 de 2007, que proíbe queimadas de pneus, lixo, vegetação rasteira, restos de podas e demais detritos, dentro do perímetro urbano da cidade.

A determinação tem como objetivo preservar o meio ambiente, além de proteger a população, promovendo segurança e qualidade humana, animal e vegetal.

A desobediência pode acarretar em multa no valor de 200 VRMs, o que representa R$ 748. Em caso de reincidência a multa dobra de valor.

Quem observar algum tipo de queimada nestas condições pode denunciar anonimamente na Secretaria de Meio Ambiente pelo telefone 3897-2530.

Risco à saúde

Neste momento que enfrentamos a pandemia do novo coronavírus (Covid-19), incêndios em matas são um risco muito maior para as pessoas que têm problemas respiratórios. Além dos transtornos provocados por doenças como rinite, asma, bronquite e Doença Pulmonar Obstrutiva Crônica, a gravidade aumenta se houver necessidade de vagas e Unidade de Terapia Intensiva (UTI) quando a crise é muito grave.

No geral, a saúde é afetada porque a fumaça contém diversos elementos tóxicos. Essas partículas, ao serem inaladas, percorrem todo o sistema respiratório e conseguem transpor a barreira epitelial (a pele que reveste os órgãos internos), atingindo os alvéolos pulmonares durante as trocas gasosas e chegando até a corrente sanguínea.

A fumaça de queimadas florestais também pode provocar dor e ardência na garganta, tosse seca, cansaço, falta de ar, dificuldade para respirar, dor de cabeça, rouquidão e lacrimejamento e vermelhidão nos olhos.

Lembrando que a pessoa que apresentar qualquer sintoma de gripe ou resfriado deve procurar os equipamentos de saúde.

Mais Notícias

Veja Também Recentes

PAT de Caraguatatuba tem 161 vagas de emprego nesta segunda-feira (10)
PAT de Caraguatatuba tem 132 vagas de emprego nesta segunda-feira (03)

O Posto de Atendimento ao Trabalhador (PAT) de Caraguatatuba abre a semana com 132 oportunidades de emprego. Entre elas, 40 vagas de Motoboy, seis vagas para Corretor de Imóveis e cinco vagas para Garçom. Então dá para começar o ano de 2022 com emprego formal. O PAT destaca que agora

Leia Mais Notícias Gabinete do Prefeito Publicado em 03/01/2022
Sebrae Aqui de Caraguatatuba tem mudança temporária de endereço, a partir desta quinta
Sebrae Aqui de Caraguatatuba tem mudança temporária de endereço, a partir desta quinta

A partir da desta quinta-feira (13), o atendimento ao público do Sebrae Aqui de Caraguatatuba será realizado, temporariamente, na Sala do Empreendedor da Secretaria de Governo. A Sala do Empreendedor foi transferida para o Setor de Imposto Sobre Serviços de Qualquer Natureza (ISSQN), ligado à Secretaria da Fazenda, na última

Leia Mais Notícias Secretaria de Governo Publicado em 13/01/2022
Prefeitura apoia ação e destrói 20 máquinas caça-níqueis
Prefeitura apoia ação e destrói 20 máquinas caça-níqueis

A Prefeitura de Caraguatatuba, por meio da Secretaria de Serviços Públicos (Sesep) apoiou na última semana, ação de destruição de 20 máquinas caça-níqueis, apreendidas durante o ano nas ações da Polícia Civil. Os equipamentos estavam armazenados na Delegacia de Polícia e foram desmontados com uso de um rolo compactador e

Leia Mais Notícias Secretaria de Serviços Públicos Publicado em 27/12/2021
Para proteger usuários do avanço da Covid-19 e influenza, Ciapi suspende, temporariamente, atividades do Centro Dia
Para proteger usuários do avanço da Covid-19 e influenza, Ciapi suspende, temporariamente, atividades do Centro Dia

Após uma avaliação com a Secretaria de Saúde, o Centro Integrado de Atenção à Pessoa com Deficiência e ao Idoso (Ciapi) vai suspender, temporariamente, a partir de quinta-feira (13) as atividades do Centro Dia. De acordo com a Secretaria dos Direitos da Pessoa com Deficiência e do Idoso (Sepedi), a

Leia Mais Notícias Secretaria dos Direitos da Pessoa com Deficiência e do Idoso Publicado em 12/01/2022
Não deixe passar em branco! Campanha em janeiro traz alerta para conscientização dos cuidados com a saúde mental
Não deixe passar em branco! Campanha em janeiro traz alerta para conscientização dos cuidados com a saúde mental

No primeiro mês do ano é muito comum que as pessoas façam uma reflexão sobre suas vidas, relações sociais, condições de existência, planos futuros e emoções. Essa reflexão, que às vezes se torna uma cobrança para o indivíduo, pode causar a necessidade de cuidados relacionados à saúde mental. Por isso

Leia Mais Notícias Secretaria de Saúde Publicado em 13/01/2022