Pesquisar No Site

Mais uma conquista para Caraguatatuba: em setembro começa a funcionar o Centro de Oncologia

Publicado em: 18/06/2021
Destaques
Mais uma conquista da gestão Aguilar Júnior: em setembro começa a funcionar o Centro de Oncologia em Caraguatatuba
Mais uma conquista para Caraguatatuba: em setembro começa a funcionar o Centro de Oncologia

Após anos de cobranças feitas pelo prefeito Aguilar Junior, o Litoral Norte comemora mais uma conquista: o funcionamento da ala de oncologia do Hospital Regional.

A Imprensa Oficial do Governo do Estado publicou esta semana o contrato de aditamento com a empresa Socrátes Guanaes, que administra o Hospital Regional de Caraguatatuba que passa a ser responsável também pelo Centro de Oncologia, com início das atividades previsto para setembro.

“É um serviço muito esperado pelos moradores de Caraguatatuba e do Litoral Norte, que são obrigados a fazer tratamento em cidades distantes, estando tão debilitados para isso”, disse Aguilar Junior.

A publicação define “a operacionalização da gestão e execução das atividades e serviços de saúde, no período de junho a dezembro e início das atividades na área de Oncologia a partir de setembro de 2021 no HOSPITAL REGIONAL DO LITORAL NORTE, em conformidade com os Anexos Técnicos que integram este instrumento”.

São apresentadas também as atividades contratadas, de junho a dezembro, sendo 438 saídas hospitalares em clínica médica, 1.150 atendimentos ambulatoriais médicos, 780 atendimentos ambulatoriais não médicos e 2.397 exames.

O valor a ser investido nesse período é de R$ 37.349.430,00, a ser pago em sete parcelas.

“Sabemos que o funcionamento depende da diminuição dos casos de Covid na cidade, para que o Hospital possa dedicar mais verba e pessoal para isso. Por isso estou empenhando na vacinação da cidade, pois o controle da Covid vai trazer inúmeros benefícios e um deles é o funcionamento total do Centro de Oncologia”, concluiu o prefeito.

De acordo com a Secretaria de Saúde de Caraguatatuba, os pacientes que precisam fazer os exames de oncologia têm como referência o Hospital São Francisco de Assis, em Jacareí. Um público menor de munícipes conseguem atendimento em cidades mais longes como, por exemplo, Barretos, que fica a 800km de distância de Caraguatatuba.

Cerca de 70 pacientes da cidade são encaminhados para outros municípios do Vale do Paraíba e Estado de São Paulo, como Taubaté, Campinas, Guaratinguetá e a própria capital.

Apoio municipal

Enquanto aguarda a entrega da Unidade de Oncologia, a  Secretaria da Saúde de Caraguatatuba conta com um atendimento humanizado para pacientes oncológicos. A equipe do Setor de Oncologia visa priorizar o bem-estar do paciente e de seus familiares diante de um momento de tamanha fragilidade física e emocional.

Por mês, são realizados cerca de 500 atendimentos na área da enfermagem250 atendimentos médicos e 200 pacientes recebem assistência social. A área da psicologia acolhe cerca de 20 pessoas e o número de atendidos pela fisioterapia ultrapassa os 40.

Para os pacientes que necessitam, além do atendimento humanizado, a prefeitura também oferece a suplementação alimentar, que são formas de ajudar a melhorar segurança alimentar e nutricional do paciente. Esse atendimento combate a desnutrição e insere na dieta aquilo que o paciente necessita.

O Setor de Oncologia é composto por uma equipe disciplinar formada por médico, enfermeira, nutricionista, psicóloga, fisioterapeuta e assistente social, que atendem o paciente na sua integralidade.

A Prefeitura de Caraguatatuba aguarda a inauguração para saber como será o atendimento voltado ao município.

Mais Notícias

Veja Também Recentes

Fundacc exibe documentário Anhangabaú, premiado no Festival de Gramado 2023
Fundacc exibe documentário Anhangabaú, premiado no Festival de Gramado 2023

Com sessão de cinema gratuita ao ar livre na Praça do Caiçara na próxima terça-feira (23/4), às 19h, o público vai assistir o filme documentário “Anhangabaú”, ganhador da edição do Festival de Gramado em 2023. Quem estará presente é o cineasta e produtor Denis Feijão para um bate-papo ao final. O cineasta é

Leia Mais Notícias FUNDACC Publicado em 18/04/2024
Prefeitura de Caraguatatuba convoca mais bolsistas do PEAD para manutenção de espaços públicos
Prefeitura de Caraguatatuba convoca mais bolsistas do PEAD para manutenção de espaços públicos

A Prefeitura de Caraguatatuba chamou mais seis bolsistas do Programa Emergencial de Auxílio-Desemprego (PEAD) para se apresentar nesta quinta, sexta e na próxima segunda-feira (25, 26 e 29/4), das 9h às 11h e das 13h às 16h, ao Departamento de Recursos Humanos da Secretaria de Administração, no Centro. Após a

Leia Mais Notícias Secretaria de Administração ODS - Objetivo de Desenvolvimento Sustentável ODS 8 - Trabalho decente e crescimento econômico Publicado em 24/04/2024
Caraguatatuba inicia semana com 188 vagas de emprego
Caraguatatuba inicia semana com 188 vagas de emprego

O Posto de Atendimento ao Trabalhador de Caraguatatuba inicia a semana com 188 oportunidades de emprego. Destaque para 30 vagas de eletricista montador, 20 de preparador de estrutura metálica (ajudante de obras) e de sinaleiro, 10 de cuidador de idoso e pessoa com deficiência e sete de soldador. O PAT

Leia Mais Notícias PAT Publicado em 15/04/2024
Inscrições para estabelecimentos participarem do 3º Geek Games seguem até sexta-feira
Prefeitura abre inscrições para estabelecimentos participarem do 3º Geek Games

A Prefeitura de Caraguatatuba, por meio da Secretaria de Turismo (Setur) está com inscrições abertas até o dia 19 de abril (sexta-feira), para estabelecimentos que queiram participar do 3º Festival Geek Games, a ser realizado entre os dias 02 e 05 de maio, na Praça da Cultura, no Centro. Serão

Leia Mais Notícias Secretaria de Turismo Publicado em 11/04/2024
Centro Pop de Caraguatatuba é destaque no II Fórum sobre Pessoas em Situação de Rua
Centro Pop de Caraguatatuba é destaque no II Fórum sobre Pessoas em Situação de Rua

A Secretaria de Assistência Social de Caraguatatuba marcou presença no Il Fórum sobre a Pessoa em Situação de Rua, realizada nesta quarta-feira (17) pela Diretoria Regional de Assistência e Desenvolvimento Social (DRADS) do Litoral Norte e Vale do Paraíba. Caraguá se destacou no evento por ser um dos poucos municípios

Leia Mais Notícias Secretaria de Assistência Social Publicado em 18/04/2024