Pesquisar No Site

Intervenção: ao completar dois meses, Praiamar aprimora linhas da Região Sul

Publicado em: 09/06/2021
Destaques
Prefeitura de Caraguatatuba prorroga intervenção na Praiamar Transportes
Intervenção: ao completar dois meses, Praiamar aprimora linhas da Região Sul

A partir desse sábado, 12 de junho, a empresa Praiamar Transportes fará alterações nas linhas e horários da região sul, melhorando o atendimento aos usuários. A mudança chega na semana que completa dois meses de intervenção junto à empresa, feita pela Prefeitura de Caraguatatuba, por meio da Secretaria de Mobilidade Urbana e Proteção ao Cidadão.

Além disso, estão sendo realizados estudos para a inclusão de novas linhas, horários e trajetos.

Com a nova proposta, a região terá o atendimento ampliado:

Linha 1015 (Travessão via Barranco Alto) será substituída pela Linha 115 (Travessão Nova Caraguá II, via Barranco Alto)

A alteração não mudará o trajeto, somente serão incluídos novos horários para melhor atendimento da região e do Residencial Caragua II. As linhas 1018 (Jaraguá via Residencial) e 1019 (Vapapesca via Residencial) serão substituídas pela linha 115. Atualmente um ônibus opera a linha 1018 e outro a linha 1019. Com a mudança, estes dois veículos atenderão a linha 115, possibilitando o aumento nos horários de atendimento.

Linha 106 (Jaraguá via praias) será substituída pela Linha 116 (Vapapesca via praias Residencial Caragua II) e Linha 117 (Jaraguá via praias Residencial Caragua II)

 A linha 116 (Vapapesca via praias Residencial Caragua II) atenderá do início da operação diária e estará disponível até às 12h, de segunda a sábado, passando pelo Residencial Caragua II .

Já a linha 117 (Jaraguá via praias Residencial Caragua II) será o complemento da 116, e começará a atender os passageiros a partir das 12h até o final da operação, de segunda a sábado,  passando pelo Residencial Caragua II.

Em todos os horários as linhas 116 e 117 passarão pelo Pró-Mulher, ampliando o atendimento naquelas imediações e também parte do bairro Sumaré. Atualmente o local é atendido por apenas três horários durante o dia.

As linhas 116 e 117 substituirão a linha 106, reforçando o atendimento ao Residencial Caragua II, ampliando o atendimento da orla até o Camaroeiro, no bairro Sumaré, e diminuindo o tempo de viagem.

Linha 108 (Jaraguá noturno)

 Atualmente a linha liga o centro da cidade direto ao bairro Jaraguá. Com a alteração, o trajeto atenderá os bairros Tinga, Gaivotas, Poiares, Pontal Santa Marina, Golfinhos, Morro do Algodão, Travessão e Jaraguá.

Com exceção do Jaraguá, atualmente nenhum dos bairros mencionados recebem atendimento de ônibus na madrugada.

Intervenção

Após dois meses de intervenção na empresa Praiamar Transportes, a Prefeitura de Caraguatatuba já efetuou mudanças significativas no serviço do transporte público para a população. Dentre as principais ações, estão o aprimoramento das linhas na Região Norte, higienização de ônibus, aplicativo de rastreio que está sendo implantado, aumento da frota e, agora, as mudanças das linhas da Região Sul da cidade.

Região Norte – com o aumento de ônibus nas ruas e o aprimoramento das linhas 302 (Tabatinga), 306 (Tabatinga via Massaguaçu) e 407 (Massaguaçu via Getuba), a Praiamar atendeu cerca de 83.500 passageiros em 20 dias.

Comparado com o mês anterior às mudanças, o número de passageiros foi de 78.500, o que significa um aumento de 13% de abril para maio.

Frota

Outro ponto positivo da intervenção foi o aumento de ônibus rodando no município diariamente. Antes da Prefeitura de Caraguatatuba assumir os serviços, a empresa utilizava apenas 33 veículos. Agora, o número passou para 50.

Para suprir o aumento da utilização da frota, mais 13 motoristas foram contratados em menos de dois meses. Ainda para auxiliar no aumento das viagens diárias, quatro manobristas foram remanejados para motoristas e outros profissionais estão em processo de contratação.

CittaMobi

A Praiamar Transportes trabalha ainda para entregar mais um serviço para os passageiros de Caraguatatuba: a localização em tempo real dos ônibus através do aplicativo móvel CittaMobi.

Atualmente, o sistema está em fase de testes e as equipes da Prefeitura de Caraguatatuba e Praiamar trabalham para aperfeiçoar e adicionar as informações das linhas e ônibus no aplicativo.

Logo as pessoas que utilizam o transporte público na cidade de Caraguatatuba poderão descobrir a localização do ônibus que precisa utilizar, facilitando o trajeto, diminuindo o tempo de espera e aumentando o conforto.

Higienização

A frota completa da Praiamar passou por processos de higienização e sanitização, visando controle de pragas e reduzindo o contágio por COVID-19 nos ônibus, medida essa que não estava sendo cumprida pela empresa antes da intervenção.

A Prefeitura de Caraguatatuba, por meio da Secretaria de Mobilidade Urbana e Proteção ao Cidadão, utilizam da intervenção na Praiamar Transportes para fiscalizar possíveis irregularidades cometidas pela empresa, além do serviço prestado que não estava sendo de qualidade para a população.

Caso algo seja comprovado, a administração poderá entrar com o pedido de caducidade do contrato e uma nova licitação será aberta para o transporte público em Caraguatatuba.

Mais Notícias

Veja Também Recentes

Fundacc abre 5ª Mostra de Arte “Comemoração ao Dia do Artesão”
Fundacc abre 5ª Mostra de Arte “Comemoração ao Dia do Artesão”

A Fundação Educacional e Cultural de Caraguatatuba (Fundacc) por meio da Comissão Setorial de Artesanato abriu na última sexta-feira (15/3), a 5ª Mostra de Arte “Comemoração ao Dia do Artesão” no saguão da Secretaria de Turismo de Caraguatatuba. Dia 19 de março é comemorado o Dia do Artesão, data escolhida por ser dia de São José, santo

Leia Mais Notícias FUNDACC Publicado em 18/03/2024
UPAs de Caraguatatuba registram 1,6 mil atendimentos diários e demanda cresce 30%
UPAs de Caraguatatuba registram 1,6 mil atendimentos diários e demanda cresce 30%

As Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) das regiões Centro, Norte e Sul registraram nesta semana, 1,6 mil atendimentos por dia, o que resulta em um aumento de 30% da demanda diária das unidades. A demanda é referente a mais 1.200 atendimentos do setor adulto, cerca de 360 da pediatra e

Leia Mais Notícias Secretaria de Saúde Publicado em 06/03/2024
Prefeitura entrega 11 mil kits de escovação aos alunos da rede municipal de Caraguatatuba
Prefeitura entrega 11 mil kits de escovação aos alunos da rede municipal de Caraguatatuba

A Prefeitura de Caraguatatuba, por meio do Departamento de Saúde Bucal da Secretaria de Saúde, iniciou nesta quinta-feira (21), a entrega dos kits de escovação aos alunos da 1ª fase ao 5º ano da rede municipal de ensino. Ao todo, 11 mil kits serão entregues, contendo escova dental, pasta de

Leia Mais Notícias Secretaria de Saúde Publicado em 21/03/2024
PPDC de Caraguatatuba volta ao estado de Observação, mas Defesa Civil prossegue com vistorias em áreas de risco
PPDC de Caraguatatuba volta ao estado de Observação, mas Defesa Civil prossegue com vistorias em áreas de risco

A Defesa Civil de Caraguatatuba recebeu no domingo (24) avisos do Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden) para cessa os alertas para risco hidrológico e movimento de massa. Em virtude da notificação, o Plano Preventivo de Defesa Civil (PPDC) do município volta ao nível de “Observação”.

Leia Mais Notícias Defesa Civil Publicado em 25/03/2024
Prefeitura de Caraguatatuba adere à ação de limpeza da praia realizada pela MAPEC
Prefeitura de Caraguatatuba adere à ação de limpeza da praia realizada pela MAPEC

A Prefeitura de Caraguatatuba, por meio da Secretaria de Meio Ambiente, Agricultura e Pesca, irá apoiar o evento “O Farol do Lixo”, uma ação dedicada a combater a poluição marinha e costeira realizada pela Associação dos Pescadores e Maricultores da Praia da Cocanha (MAPEC) nesta sexta-feira (29). A iniciativa, voltada

Leia Mais Notícias Secretaria de Meio Ambiente, Agricultura e Pesca Publicado em 26/03/2024