Pesquisar No Site

Educação de Caraguatatuba utiliza escuta ativa como ferramenta transformadora na sala de aula

Publicado em: 24/06/2021
Educação de Caraguatatuba utiliza escuta ativa como ferramenta transformadora na sala de aula
Educação de Caraguatatuba utiliza escuta ativa como ferramenta transformadora na sala de aula

A pandemia do coronavirus impôs a todos uma nova realidade. Com o retorno das atividades presenciais nas escolas, as unidades receberam estudantes impactados pelo isolamento social; alguns marcados pelo luto, ou por dificuldades financeiras das famílias, ou ainda, tendo que seguir novos hábitos.

#PraCegoVer: Alunos da Emei/Emef Profª Mª Thereza de Souza Castro, posam para foto em companhia da professora Rayane Cruz. (Imagem: Reprodução/PMC)

No espaço escolar, o acolhimento é uma ação pedagógica extremamente importante para a integração dos estudantes e para a vida escolar. A Secretaria Municipal de Educação de Caraguatatuba, buscando restabelecer os vínculos “aluno x família x escola”, tem trabalhado a temática da escuta ativa nos encontros de HTPC – horário de trabalho pedagógico coletivo e demais momentos formativos.

A escuta ativa é uma habilidade necessária para o bom desenvolvimento na aprendizagem e na saúde emocional das crianças e adolescentes. Tão importante quanto orientá-los é também saber escutá-los.

 Um exemplo da efetividade da escuta ativa vem da Emei/Emef Profª Mª Thereza de Souza Castro, no bairro do Jetuba.

Com a aplicação de dinâmicas, a Professora Rayane Cruz, possibilitou aos alunos do 6º ao 9º ano, um momento de reflexão, para que pudessem manifestar como se sentiam após mais de um ano de pandemia.

#PraCegoVer: Página com relato de estudante. (Imagem: Reprodução/PMC)

Através de um espaço de partilha, os alunos puderam conversar sobre seus sentimentos, ouvir o depoimento de colegas, levando à reflexão de que, neste atual momento, é provável que a condição mental das pessoas, durante a quarentena, tenha sofrido alterações devido a estarmos, frequentemente, em estado de alerta, preocupados, confusos, estressados e com sensação de falta de controle frente às incertezas do momento.

A professora comentou que a atividade foi transformadora, observando o fortalecimento das relações interpessoais e do vínculo entre os colegas. A sensação de segurança e de estabilidade emocional levou ao desenvolvimento do conteúdo programático de maneira mais fluida, havendo mais interesse e participação dos alunos.

A Secretária de Educação, Márcia Paiva, comentou sobre como as medidas impostas pela pandemia, potencializaram a importância do trabalho de acolhimento e escuta ativa no ambiente escolar. “O uso das máscaras, tão importantes para os cuidados sanitários, pode omitir sorrisos e feições de alegria. O acolhimento físico, através do abraço, também precisa ser evitado nesse momento. Com isso, nossos educadores necessitam ter  olhos ainda mais atentos aos alunos, para terem mais percepção e empatia sobre suas necessidades. A realidade da pandemia tornou o diálogo uma ferramenta pedagógica ainda mais potente, conclui.

Mais Notícias

Veja Também Recentes

Regiões Centro e Norte de Caraguatatuba recebem serviços de limpeza de ruas
Regiões Centro e Norte de Caraguatatuba recebem serviços de limpeza de ruas

A Prefeitura de Caraguatatuba, por meio da Secretaria de Serviços Públicos (Sesep), está levando serviços de limpeza e operação Bota-fora em bairros das regiões Centro e Norte do município. Entre os bairros da região Norte está o Garden Mar, que recebeu esta semana equipes da Sesep em todas as suas

Leia Mais Notícias Secretaria de Serviços Públicos Publicado em 12/04/2024
Reclamações financeiras e de internet fixa marcam ranking do Procon de Caraguatatuba no 1º trimestre de 2024
Reclamações financeiras e de internet fixa marcam ranking do Procon de Caraguatatuba no 1º trimestre de 2024

O relatório do  Procon da Prefeitura de Caraguatatuba registrou 785 procedimentos formalizados dos 1.449 atendimentos realizados entre os dias 1º e 31 de março. Desse total, 664 registros foram de consumidores orientados e encaminhados para outros órgãos. Os balanços de janeiro, fevereiro e março foram marcados por problemas com o envio

Leia Mais Notícias PROCON Publicado em 08/04/2024
Pista de Skate do Massaguaçu recebe Cinema nos Bairros nesta quinta
Pista de Skate do Massaguaçu recebe Cinema nos Bairros nesta quinta

Depois do grande sucesso no Pegorelli na última quinta-feira (4/4), o Cinema nos Bairros, projeto itinerante da Fundacc – Fundação Educacional e Cultural de Caraguatatuba, realiza sua segunda sessão gratuita de 2024 nesta quinta-feira (11/4), às 19h, na Pista de Skate do Massaguaçu, na região norte da cidade. O projeto Cinema nos Bairros

Leia Mais Notícias FUNDACC Publicado em 10/04/2024
Prefeitura implanta sinalizações de solo e verticais em vários pontos da cidade
Prefeitura implanta sinalizações de solo e verticais em vários pontos da cidade

A Prefeitura de Caraguatatuba prossegue com o trabalho de implantação e  revitalização da sinalização vertical e de solo em toda a cidade. A responsável pela ação é a Secretaria de Mobilidade Urbana e Proteção ao Cidadão (Semob). Na terça-feira (9), diversos pontos da região central receberam sinalização de solo reforçada.

Leia Mais Notícias Secretaria de Mobilidade Urbana e Proteção ao Cidadão Publicado em 10/04/2024
Caraguatatuba recebe 4º Festival Auracy Mansano de Voo Livre
Caraguatatuba recebe 4º Festival Auracy Mansano de Voo Livre

Caraguatatuba se prepara para receber o 4º Festival Auracy Mansano de Voo Livre, agendado para os próximos sábado e domingo, dias 27 e 28 de abril, a partir das 10h. O evento integra as celebrações de aniversário de 167 anos do município e espera a presença de cerca de 200

Leia Mais Notícias Secretaria de Esportes e Recreação Publicado em 17/04/2024