Pesquisar No Site

Defesa Civil de Caraguatatuba participa de seminário nacional de Boas Práticas em Proteção

Publicado em: 23/06/2021
Atendimentos da Defesa Civil de Caraguatatuba voltam a subir no mês de agosto
Defesa Civil de Caraguatatuba participa de seminário nacional de Boas Práticas em Proteção

O presidente da Defesa Civil de Caraguatatuba, capitão Campos Junior, é um dos participantes do Seminário de Boas Práticas em Proteção organizado pela Secretaria Nacional de Proteção e Defesa Civil (Sedec) do Ministério de Desenvolvimento Regional (MDR).

Defesa Civil de Caraguatatuba participa de seminário nacional de Boas Práticas em Proteção

#PraCegoVer: Agente da Defesa Civil está dentro de uma viatura (Foto: Cláudio Gomes/PMC)

O órgão federal está desenvolvendo o “Projeto Elos”, cujo objetivo é realizar o diagnóstico das necessidades e capacidades dos órgãos municipais de Proteção e Defesa Civil, os elos mais importantes do Sistema Nacional de Proteção e Defesa Civil (Sinpdec).

A partir desse diagnóstico será possível elaborar uma proposta de fortalecimento da Política Nacional de Proteção e Defesa Civil (PNPDEC) nos municípios brasileiros.

O Projeto Elos está sendo desenvolvido no âmbito da Cooperação Técnica Internacional BRA/12/017 – Fortalecimento da Cultura de Gestão de Riscos de Desastres no Brasil, por meio do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD). A sua implementação se dá por meio do Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden), do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações.

Para Campos Junior, participar desse seminário é importante pois vendo a realidade de vários municípios, percebe-se que Caraguatatuba está na direção correta. “A vontade do prefeito Aguilar Junior, expressa por meio do Plano de Governo, está perfeitamente alinhado com as novas tecnologias e tendências da Defesa Civil, que é gestão de riscos e desastres por meio da qualificação e capacitação de seus componentes”.

De acordo com a organização do seminário, as capacidades e necessidades dos órgãos municipais de Proteção e Defesa Civil estão sendo pesquisadas pelo ‘Projeto Elos’ nos eixos ‘Estruturação’, ‘Capacitação’ e ‘Governança’.

O seminário ainda visa a troca de ideias e experiências entre defesas civis, núcleos comunitários de proteção e defesa civil, instituições de ensino e pesquisa, ONGs, voluntários, setor privado, entre outros atores e interessados em debater estratégias para fortalecer a implementação da PNPDEC nos municípios brasileiros.

Entre os palestrantes estão Osvaldo Luiz Leal de Moraes, diretor do Cemaden;

Alexandre Lucas Alves, secretário Nacional de Proteção e Defesa Civil; Christiane Ferreira/Defesa Civil de Belém-PA, que aborda os Desafios de estruturação da Defesa Civil; Sidnei Furtado/Defesa Civil de Campinas, que fala sobre o desafio da capacitação e profissionalização; Walter Nyakas/Defesa Civil do Estado de São

Paulo, tratando sobre Ação de Aparelhamento; Keila Ferreira/Defesa Civil de Recife-PE, falando do Programa Parceria: o impacto da participação social para mitigação de risco na cidade do Recife.

Também fazem parte da bancada de palestrantes Isaque do Nascimento/Defesa Civil de Corumbá-MS, que aborda a Formulação de Planos de Contingência; Ricardo Matos/NUPED-UFRN, que trata da Atuação da Universidade na elaboração do plano de contingência do município de Natal, entre outros.

Mais Notícias

Veja Também Recentes

Times avançam para as quartas de final do Torneio Aniversário da Cidade de Futsal
Times avançam para as quartas de final do Torneio Aniversário da Cidade de Futsal

Na última sexta-feira (22), o ginásio do Morro do Algodão recebeu as partidas pelas oitavas de final do Torneio Aniversário da Cidade de Futsal, onde dois times garantiram sua vaga nas quartas de final. O time Eduardo Stadium brilhou ao marcar 10 gols contra os adversários Borussia, garantindo assim sua

Leia Mais Notícias Secretaria de Esportes e Recreação Publicado em 25/03/2024
Prefeitura inicia workshop de técnica de vendas para jovens e oferece qualificação para ingresso no mercado de trabalho
Prefeitura inicia workshop de técnica de vendas para jovens e oferece qualificação para ingresso no mercado de trabalho

Cerca de 40 jovens iniciaram nesta segunda-feira (8), workshop de técnicas de vendas, ofertado gratuitamente pela Prefeitura de Caraguatatuba. Este é o terceiro treinamento disponibilizado para esse público, com objetivo de qualificar para o primeiro emprego. As aulas serão realizadas até sexta-feira (12), no auditório da Secretaria dos Direitos da

Leia Mais Notícias PAT Publicado em 09/04/2024
Caraguatatuba domina Copa Caiçara Jiu-Jitsu com 134 medalhas de ouro
Caraguatatuba domina Copa Caiçara Jiu-Jitsu com 134 medalhas de ouro

Caraguatatuba foi palco da 16ª edição da Copa Caiçara Jiu-Jitsu realizada no último domingo (14), no Centro Esportivo Municipal Ubaldo Gonçalves (Cemug). Mais uma vez, a cidade se destacou ao garantir o primeiro lugar na classificação geral. Ao todos, os competidores de Caraguá acumularam impressionantes 134 medalhas, sendo 59 de

Leia Mais Notícias Secretaria de Esportes e Recreação Publicado em 15/04/2024
Prazo para emissão e regularização de título eleitoral encerra dia 8 de maio
Prazo para emissão e regularização de título eleitoral encerra dia 8 de maio

O prazo para tirar o título eleitoral pela primeira vez, transferir o domicílio eleitoral e regularizar a situação para votar nas eleições municipais do dia 6 de outubro termina no dia 8 de maio, no Cartório Eleitoral de Caraguatatuba, no Sumaré, ou por meio do autoatendimento eleitoral para quem já

Leia Mais Notícias Gabinete do Prefeito Publicado em 11/04/2024
Claudia Canova e Espaço Hartāt convidam para a exposição
Claudia Canova e Espaço Hartāt convidam para a exposição “Entre as Cores: Da serra ao Mar”

Em um mundo cada vez mais desconectado da natureza, a ceramista e artista plástica Claudia Canova apresenta um olhar único sobre a temática através de suas cerâmicas. Pequenos insetos, geralmente ignorados ou até mesmo temidos, assumem proporções grandiosas em suas obras, convidando o público a um encontro inesperado e transformador.

Leia Mais Notícias FUNDACC Publicado em 10/04/2024