Pesquisar No Site

Defesa Civil de Caraguatatuba participa de seminário nacional de Boas Práticas em Proteção

Atendimentos da Defesa Civil de Caraguatatuba voltam a subir no mês de agosto
Defesa Civil de Caraguatatuba participa de seminário nacional de Boas Práticas em Proteção

O presidente da Defesa Civil de Caraguatatuba, capitão Campos Junior, é um dos participantes do Seminário de Boas Práticas em Proteção organizado pela Secretaria Nacional de Proteção e Defesa Civil (Sedec) do Ministério de Desenvolvimento Regional (MDR).

Defesa Civil de Caraguatatuba participa de seminário nacional de Boas Práticas em Proteção

#PraCegoVer: Agente da Defesa Civil está dentro de uma viatura (Foto: Cláudio Gomes/PMC)

O órgão federal está desenvolvendo o “Projeto Elos”, cujo objetivo é realizar o diagnóstico das necessidades e capacidades dos órgãos municipais de Proteção e Defesa Civil, os elos mais importantes do Sistema Nacional de Proteção e Defesa Civil (Sinpdec).

A partir desse diagnóstico será possível elaborar uma proposta de fortalecimento da Política Nacional de Proteção e Defesa Civil (PNPDEC) nos municípios brasileiros.

O Projeto Elos está sendo desenvolvido no âmbito da Cooperação Técnica Internacional BRA/12/017 – Fortalecimento da Cultura de Gestão de Riscos de Desastres no Brasil, por meio do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD). A sua implementação se dá por meio do Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden), do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações.

Para Campos Junior, participar desse seminário é importante pois vendo a realidade de vários municípios, percebe-se que Caraguatatuba está na direção correta. “A vontade do prefeito Aguilar Junior, expressa por meio do Plano de Governo, está perfeitamente alinhado com as novas tecnologias e tendências da Defesa Civil, que é gestão de riscos e desastres por meio da qualificação e capacitação de seus componentes”.

De acordo com a organização do seminário, as capacidades e necessidades dos órgãos municipais de Proteção e Defesa Civil estão sendo pesquisadas pelo ‘Projeto Elos’ nos eixos ‘Estruturação’, ‘Capacitação’ e ‘Governança’.

O seminário ainda visa a troca de ideias e experiências entre defesas civis, núcleos comunitários de proteção e defesa civil, instituições de ensino e pesquisa, ONGs, voluntários, setor privado, entre outros atores e interessados em debater estratégias para fortalecer a implementação da PNPDEC nos municípios brasileiros.

Entre os palestrantes estão Osvaldo Luiz Leal de Moraes, diretor do Cemaden;

Alexandre Lucas Alves, secretário Nacional de Proteção e Defesa Civil; Christiane Ferreira/Defesa Civil de Belém-PA, que aborda os Desafios de estruturação da Defesa Civil; Sidnei Furtado/Defesa Civil de Campinas, que fala sobre o desafio da capacitação e profissionalização; Walter Nyakas/Defesa Civil do Estado de São

Paulo, tratando sobre Ação de Aparelhamento; Keila Ferreira/Defesa Civil de Recife-PE, falando do Programa Parceria: o impacto da participação social para mitigação de risco na cidade do Recife.

Também fazem parte da bancada de palestrantes Isaque do Nascimento/Defesa Civil de Corumbá-MS, que aborda a Formulação de Planos de Contingência; Ricardo Matos/NUPED-UFRN, que trata da Atuação da Universidade na elaboração do plano de contingência do município de Natal, entre outros.

Mais Notícias

Veja Também Recentes

Caraguatatuba intensifica coleta de lixo e limpeza de praias na alta temporada
Caraguatatuba intensifica coleta de lixo e limpeza de praias na alta temporada

Durante o período de alta temporada, a Prefeitura de Caraguatatuba e a empresa Fortnort, responsável pela coleta de lixo no município, reforçam o serviço entre os meses de dezembro a março. Serão 15 caminhões atuando diariamente por toda cidade, entre os horários de 5h às 13h e das 16h à

Leia Mais Notícias Secretaria de Serviços Públicos Publicado em 28/12/2021
Prefeitura recolhe 1.350 toneladas de resíduos no final do ano e serviços continuam
Prefeitura recolhe 1.350 toneladas de resíduos no final do ano e serviços continuam

As equipes de limpeza da Secretaria de Serviços Públicos (Sesep) trabalharam intensamente nos últimos dias com as festividades da virada de ano. Todos os dias, desde as 5h da manhã, já estavam nas ruas recolhendo todo o material. Do dia 30 de dezembro até o dia 2 janeiro, mais de

Leia Mais Notícias Secretaria de Serviços Públicos Publicado em 03/01/2022
Procon da Prefeitura de Caraguatatuba dá dicas para compra do material escolar
Procon da Prefeitura de Caraguatatuba dá dicas para compra do material escolar

Com o início de mais um ano letivo, pais e mães começam a receber a lista de material escolar da criançada. Buscando evitar aquisição de itens desnecessários ao aprendizado da garotada, o Procon da Prefeitura de Caraguatatuba, órgão vinculado à Secretaria de Assuntos Jurídicos, fornece algumas orientações que devem ser

Leia Mais Notícias PROCON Publicado em 12/01/2022
Fiscalização do Comércio intensifica combate aos ambulantes irregulares em Caraguatatuba
Fiscalização do Comércio intensifica combate aos ambulantes irregulares em Caraguatatuba

A Fiscalização do Comércio da Secretaria da Fazenda da Prefeitura de Caraguatatuba mantém as ações periódicas contra os ambulantes clandestinos até o final da temporada de verão nos períodos da manhã, tarde e noite em diversos locais do município. No final semana do Réveillon (de 31/12 a 3/1), a operação

Leia Mais Notícias Secretaria de Fazenda Publicado em 05/01/2022
Reclamações de bancos dominam ranking do Procon de Caraguatatuba em dezembro
Reclamações de bancos dominam ranking do Procon de Caraguatatuba em dezembro

O balanço do Procon da Prefeitura de Caraguatatuba de dezembro registrou 651 procedimentos formalizados e 1.410 atendimentos não formalizados, relativos a orientações e encaminhamentos para outros órgãos públicos.  O ranking das reclamações do mês passado foi dominado por problemas com agências bancárias, referentes a cálculo da prestação em atraso, cobrança

Leia Mais Notícias PROCON Publicado em 04/01/2022