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Balanço: PAT de Caraguatatuba disponibilizou 642 vagas nos primeiros cinco meses de 2021

Publicado em: 11/06/2021
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Balanço: PAT de Caraguatatuba disponibilizou 642 vagas nos primeiros cinco meses de 2021
Balanço: PAT de Caraguatatuba disponibilizou 642 vagas nos primeiros cinco meses de 2021

O balanço dos cinco primeiros meses de 2021, divulgado pelo Posto de Atendimento ao Trabalhador (PAT), de Caraguatatuba, mostra que houve 642 vagas abertas, mas apenas 347 pessoas foram contratadas. Isso mostra que, embora existam diversas vagas de emprego disponíveis, os candidatos não possuem algumas qualificações que determinadas vagas precisam.

#PraCegoVer: Trabalhadores do PAT recebendo currículos presencialmente (Foto: Claudio Gomes/PMC)

A Prefeitura de Caraguatatuba, por meio do Fundo Social de Solidariedade, disponibiliza, longo do ano, diversos cursos em parceria com o Sebrae, Senai e outras instituições. Esses cursos têm como objetivo proporcionar a qualificação da mão de obra local, para que as pessoas tenham os requisitos básicos exigidos para algumas vagas.

Algumas instituições disponibilizam cursos online, de forma gratuita, com emissão de certificado. Abaixo seguem os links de algumas delas:

Fundação Getúlio Vargas – FGV

https://educacao-executiva.fgv.br/cursos/gratuitos

Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial – SENAI

https://portalead.sp.senai.br/institucional/3722/3840/cursos-gratuitos

Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas – SEBRAE

https://www.sebrae.com.br/sites/PortalSebrae/cursosonline

Serviço Social do Transporte – SEST e o Serviço Nacional de Aprendizagem do Transporte – SENA

https://ead.sestsenat.org.br/cursos/

Importante ressaltar que a elaboração do currículo é parte fundamental do processo de procura de emprego. Um currículo bem elaborado, com informações importantes, pode ser a chave para a rua recolocação.

Lembrando que todas as oportunidades e os requisitos para inscrição das oportunidades de emprego ficam disponíveis no site da Prefeitura e podem ser consultados pelo link: https://tinyurl.com/2y9d9asm. O site é atualizado todos os dias, no período da manhã.

Os interessados podem comparecer ao PAT presencialmente no endereço Rua Taubaté, 520 – Sumaré, das 8h às 12h, levando RG, CPF, CTPS, PIS e currículo. Também há atendimento por email, com envio de seu nome completo, currículo, CPF e o código da vaga de seu interesse para o endereço: vagaspatcaragua@gmail.com.

Para uma empresa cadastrar vagas no PAT, deverá ligar no número (12) 3882-5211, de segunda a sexta das 8h às 12h, e deverá informar que deseja cadastrar uma vaga, será solicitado e-mail para o envio de um formulário e então se dará prosseguimento na disponibilização da vaga.

Como elaborar um currículo

Conheça dicas preciosas para montar um currículo que irá se destacar e aumentar suas chances de ser chamado para a entrevista de emprego!

Todo mundo sabe que ter um bom currículo é um dos primeiros passos para encontrar um emprego, mas nem todos se fazem a famosa pergunta: “Meu currículo está bem feito?”.

Provavelmente você nem imagina, mas talvez seu currículo já tenha sido descartado de alguma seleção de emprego unicamente por causa da aparência e do excesso (ou falta) de informações apresentadas. Ter experiência e estudos é importante, mas não saber como apresentá-los pode botar tudo a perder.

Obviamente, não existe o currículo ideal. Cada empregador vai olhar de uma forma diferente para o que tiver em mãos. Por isso, o segredo é conhecer bem a empresa onde quer trabalhar e estruturar as informações de acordo com o perfil do lugar – e jamais mentir no currículo, é claro!

Lembre-se de que provavelmente o responsável por analisar currículos tem bastante material em mãos. Centenas e centenas de outros currículos disputando espaço com o seu. Como se sobressair? O que fazer para ser notado em meio a essa multidão?

O primeiro passo é buscar um equilíbrio: nem detalhes em excesso, nem informação de menos. Nem tão longo, nem tão curto. Usar a objetividade é o primeiro passo. Informações bem estruturadas ajudam a capturar de imediato o olho do seu futuro empregador.

Confira as nossas dicas:

1 – Dados pessoais

É importante que tenha seu nome completo, idade, dados de contato (como e-mail, telefone fixo e celular) e endereço, lembrando-se de sempre manter esses dados atualizados.

2 – Formação acadêmica

Notifique aqui seu nível de escolaridade, nome da instituição de ensino, duração e sua localidade. Não precisa colocar todas as escolas por qual passou, dê preferência às duas últimas.

3 – Objetivos profissionais

Aponte aqui sua área de atuação e qual sua especialização.

4 – Experiência profissional

Indique aqui o nome da empresa, período, cargo, breve descrição sobre o que fazia, duração e localização. O ideal é colocar apenas os três últimos trabalhos.

5 – Cursos Extracurriculares

Se já fez ou está fazendo algum curso livre, de especialização ou de idiomas, este é o campo onde ele deverá estar. Coloque qual curso foi feito, o nome da instituição, duração e localização.

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