Pesquisar No Site

Fiscalização: Quatro estabelecimentos são autuados por desrespeitarem protocolos sanitários contra Covid

Publicado em: 31/05/2021
Fiscalização: Quatro estabelecimentos são autuados por desrespeitarem protocolos sanitários contra Covid
Fiscalização: Quatro estabelecimentos são autuados por desrespeitarem protocolos sanitários contra Covid

O final de semana, em Caraguatatuba, foi marcado pela autuação de quatro estabelecimentos comerciais que deixaram de respeitar os protocolos sanitários em relação à Covid-19. Aglomeração, não cumprimento de horário de funcionamento e falta do uso de máscaras foram as infrações identificadas.

Desde o início da pandemia foi criada uma força-tarefa pela Prefeitura de Caraguatatuba para orientar comerciantes e moradores sobre a necessidade de seguir os protocolos com o objetivo de evitar o avanço da doença.

#PraCegoVer: Imagem da Avenida da Praia vazia (Foto: Divulgação/PMC)

A equipe é formada por servidores das Secretarias de Urbanismo (Fiscalização de Posturas), Fazenda (Fiscalização do Comércio), Saúde (Vigilância Sanitária), Mobilidade Urbana e Proteção ao Cidadão (Agentes de Trânsito), Desenvolvimento Social e Cidadania (Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente+ Conselho Tutelar), Procon, além de contar com apoio da Polícia Militar.

Os fiscais encontraram, durante as abordagens no final de semana, adegas e restaurantes descumprindo os protocolos sanitários nos bairros Capricórnio, Sumaré e Morro do Algodão.

Em um deles havia aglomeração de pessoas, desrespeitando os 60% da capacidade do local. Outros dois estavam abertos após as 22h, o que contraria decreto municipal que estipulou este horário. O último estava com clientes sem o uso da máscara facial, que é obrigatório.

As autuações foram feitas pela Vigilância Sanitária que esteve em 26 estabelecimentos. Alguns dos infratores já foram autuados outras vezes, por isso o valor mínimo, de 1 mil VRM (R$ 3.740) pode ser dobrado pela reincidência. No sábado, houve acompanhamento do Procon.

A Resolução 96/2020 da Secretaria de Saúde do Estado, publicada no dia 1º de julho de 2020, regulamentou as punições para quem infringir o Decreto Estadual 64.959/2020.

O artigo 6º da Resolução estabelece multa de 182 Unidades Fiscais do Estado (Ufesps), que corresponde a R$ 5.294,38 para cada usuário que estiver dentro de estabelecimento comercial e de prestação de serviço fiscalizados.

Já o artigo 7º define as penalidades para o pedestre que não estiver usando a mascar ou a utilizá-la de forma incorreta, sem a cobertura do nariz e da boca. A multa é fixada em 19 Ufesps, ou seja, R$ 552,71. Neste caso, as ações são realizadas juntamente com a Polícia Militar.

No geral, a força-tarefa esteve em quase 230 estabelecimentos comercais e mais 27 quiosques. A fiscalização de Posturas também atendeu 23 denúncias de perturbação, sendo que um bar foi multado em R$ 1.720,40 por barulho.

Nas feiras livres e do Rolo a equipe abordou 63 pessoas sem máscaras que foram orientadas a colocar o acessório de proteção contra a Covid.

Em relação aos fluxos/rolezinhos, as equipes do social (CMDCA e Conselho Tutelar) fizeram cerca de 2.160 abordagens a pessoas que também estavam sem máscara. Esse grupo também visa coibir a venda e consumo de bebidas alcoólicas e drogas por jovens, por isso, foram realizadas nove abordagens.

Mais Notícias

Veja Também Recentes

BMX Mateus
Atletas de Caraguatatuba conquistam pódios e garantem convocação para Campeonato Brasileiro de BMX

A equipe de BMX de Caraguatatuba teve participação de destaque na 4ª Etapa do Campeonato Paulista da modalidade, no último sábado (20), em Jarinu (SP), conquistando pódios e resultados importantes em diferentes categorias. O principal resultado veio com Matheus Santos, que conquistou o título da categoria Boys 13 anos e

Leia Mais Notícias Secretaria de Esportes e Recreação ODS - Objetivo de Desenvolvimento Sustentável ODS 17 - Parcerias e meios de implementação ODS 3 - Saúde e Bem-Estar Publicado em 22/06/2026
1b5763db-48a2-4db0-b40a-09446b0df3b1
Artesãos de Caraguatatuba participam do curso de Artefatos Artesanais para datas comemorativas

No primeiro dia do curso prático “Artefatos Artesanais para Datas Comemorativas”, para artesãos profissionais, realizado no Polo Cultural Jac Costa, no Centro, os participantes aprenderam a fazer coelhos e artigos para Páscoa com bucha vegetal. A capacitação, iniciada quinta-feira (25), tem como objetivo ampliar a qualificação técnica dos artesãos locais,

Leia Mais Notícias Secretaria de Governo ODS - Objetivo de Desenvolvimento Sustentável ODS 17 - Parcerias e meios de implementação ODS 8 - Trabalho decente e crescimento econômico Publicado em 26/06/2026
Cineclube exibe documentário sobre primeira seleção feminina de futebol do Brasil nesta quinta-feira
Cineclube exibe documentário sobre primeira seleção feminina de futebol do Brasil nesta quinta-feira

O Cineclube Ponto MIS exibe nesta quinta-feira (18/6), às 18h, na Videoteca Lúcio Braun, o documentário “As Primeiras”, com direção e roteiro de Adriana Yañez. O filme é indicado para maiores de 12 anos e tem entrada gratuita. Não é necessário retirar ingresso. Em clima de Copa do Mundo, durante

Leia Mais Notícias FUNDACC ODS - Objetivo de Desenvolvimento Sustentável ODS 17 - Parcerias e meios de implementação Publicado em 16/06/2026
Foto Divulgação 2
Artesãos com CNA: Inscrições abertas para o curso de Artefatos Artesanais para datas comemorativas

A Prefeitura de Caraguatatuba e a Fundação Educacional e Cultural de Caraguatatuba (Fundacc) abrem inscrições para o curso prático de “Artefatos Artesanais para datas comemorativas”, que será realizado das 8h às 17h, nos dias 25, 26, 27, 29 e 30 de junho, no Polo Cultural Fundacc, na Rua Teotino Tibiriçá

Leia Mais Notícias Secretaria de Governo ODS - Objetivo de Desenvolvimento Sustentável ODS 17 - Parcerias e meios de implementação ODS 8 - Trabalho decente e crescimento econômico Publicado em 22/06/2026
0513 Estagiárias - Hugo Labanca-33397
Prefeitura de Caraguatatuba e CIEE publicam classificação final da seleção de estágio de 2026 com mais de 800 inscritos

A Prefeitura de Caraguatatuba e o Centro de Integração Empresa-Escola (CIEE) divulgaram o resultado definitivo do Processo Seletivo Para Quadro de Reserva e Contratação de Estagiários nº 01/2026 para alunos de 35 cursos de ensinos superior, técnico e médio (com formação de Guarda Mirim, EJA e Integrado ao Técnico) na

Leia Mais Notícias Secretaria de Administração ODS - Objetivo de Desenvolvimento Sustentável ODS 17 - Parcerias e meios de implementação Publicado em 23/06/2026