Pesquisar No Site
Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes completa 21 anos de mobilização
Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes completa 21 anos de mobilização
Nesta terça-feira (18), ‘Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes’, Prefeitura de Caraguatatuba ressalta a importância de toda a sociedade garantir a proteção e o direito ao desenvolvimento de forma segura e protegida, livre do abuso e da exploração sexual, às crianças e adolescentes.

#PraCegoVer: Cartaz com fundo amarelo. Em primeiro plano uma flor com seis pétalas também amarelas e miolo laranja, em baixo a frase, Faça Bonito, proteja nossas crianças e adolescentes. (Foto: Arte/PMC
Segundo dados do Disque 100, em 2020, no Brasil, foram registradas 4.225 denúncias de abuso sexual físico; 8.719 de estupro; 1.677 de exploração sexual; 3.899 de abuso sexual psíquico; e 4.791 de assédio sexual.
Em Caraguatatuba, em 2020 foram registrados 53 casos de violência (física, emocional ou sexual) contra crianças e adolescentes. Este ano, até abril, foram registrados 14 casos.
O Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas), coordenado pela Secretaria de Desenvolvimento Social e Cidadania atende crianças e adolescentes que tiveram seus direitos violados, vítimas de negligência, abuso e exploração sexual. O espaço está situado na Rua Senador Feijó, 165, no bairro Jardim Aruan, telefone: (12) 3882-5236.
O Conselho Tutelar de Caraguatatuba também recebe denúncias e mesmo na pandemia manteve o atendimento, em regime de plantão, 24 horas por dia. Está localizado na Rua Olímpio José de Oliveira, 79 – Jardim Jaqueira. Telefones: (12) 3882-1690, (12) 3883-8895 e (12) 3882-2573. Aos sábados, domingos, feriados e ponto facultativo funciona em regime de plantão, acionado pelo telefone: (12) 99723-6758.
Na Secretaria Municipal de Saúde, existe a unidade Protege, que trabalha com as vítimas de violência doméstica e sexual, onde são acompanhadas por uma equipe formada por psicólogo, enfermeiro, psiquiatra, assistente social e psicopedagoga.
Outro meio de denúncia é o canal ‘Disque 100’, que funciona diariamente, 24 horas por dia, incluindo sábados, domingos e feriados. As ligações podem ser feitas de todo o Brasil, por meio de discagem gratuita, de qualquer terminal telefônico fixo ou móvel (celular), bastando discar 100.
Não se cale! Faça bonito! Disque 100 ou procure o Conselho Tutelar de sua região.
História – A data 18 de Maio foi instituída pela Lei Federal nº 9.970/2000, sendo uma conquista que marca a luta pelos Direitos Humanos de Crianças e Adolescentes, no território brasileiro e já alcançou muitos municípios do nosso país.
Esse dia foi escolhido porque em 18 de maio de 1973, na cidade de Vitória (ES), um crime bárbaro chocou todo o país e ficou conhecido como o “Caso Araceli”.
Esse era o nome de uma menina de apenas oito anos de idade, que teve todos os seus direitos humanos violados, foi raptada, estuprada e morta por jovens de classe média alta daquela cidade. O crime, apesar de sua natureza hedionda, até hoje está impune.
Veja Também Recentes
Basquete feminino sub-15 de Caraguatatuba estreia com duas vitórias no torneio Região III da Federação Paulista
A equipe sub-15 do Projeto Socioeducativo Massaguaçu Basketball Feminino começou sua participação no torneio da Região III da Federação Paulista de Basketball com duas vitórias e assumiu a liderança da competição. As partidas foram disputadas no Ginásio do CTI, em Taubaté, no último sábado (30). Representando Caraguatatuba, o time venceu
Caraguatatuba recebe exposição dos Bombeiros e intensifica divulgação da Corrida Cabo PM Pereira
A 1ª Corrida do Bombeiro Cabo PM Pereira, marcada para o dia 12 de julho em Caraguatatuba, ganha reforço na divulgação com uma exposição especial do Corpo de Bombeiros neste fim de semana (12 a 14 de junho), das 10h às 22h, no Centro de Compras do Pontal de Santamarina.
Instinto Surfé celebra três anos com ação ambiental e atividades gratuitas no Jardim Aruan neste sábado
Caraguatatuba recebe neste sábado (13), das 9h às 12h, uma programação especial em comemoração aos três anos do projeto Instinto Surfé. O evento será realizado no Quiosque 38 (Carapaça), no Jardim Aruan, e reúne esporte, educação ambiental, cultura e lazer para toda a família. A iniciativa também marca as celebrações
Caraguatatuba recebe Encontro Regional de Turismo Náutico
Representantes do setor náutico, empresários, operadores de turismo, gestores públicos e demais interessados nas atividades ligadas ao mar podem participar do Encontro Regional de Turismo Náutico, que será realizado no dia 10 de junho, às 14h30, no Hotel Hampton By Hilton, em Caraguatatuba. As inscrições são gratuitas e podem ser
Cineclube exibe documentário sobre primeira seleção feminina de futebol do Brasil nesta quinta-feira
O Cineclube Ponto MIS exibe nesta quinta-feira (18/6), às 18h, na Videoteca Lúcio Braun, o documentário “As Primeiras”, com direção e roteiro de Adriana Yañez. O filme é indicado para maiores de 12 anos e tem entrada gratuita. Não é necessário retirar ingresso. Em clima de Copa do Mundo, durante