Pesquisar No Site

Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes completa 21 anos de mobilização

Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes completa 21 anos de mobilização
Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes completa 21 anos de mobilização

Nesta terça-feira (18), ‘Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes’, Prefeitura de Caraguatatuba ressalta a importância de toda a sociedade garantir a proteção e o direito ao desenvolvimento de forma segura e protegida, livre do abuso e da exploração sexual, às crianças e adolescentes.

#PraCegoVer: Cartaz com fundo amarelo. Em primeiro plano uma flor com seis pétalas também amarelas e miolo laranja, em baixo a frase, Faça Bonito, proteja nossas crianças e adolescentes. (Foto: Arte/PMC

Segundo dados do Disque 100, em 2020, no Brasil, foram registradas 4.225 denúncias de abuso sexual físico; 8.719 de estupro; 1.677 de exploração sexual; 3.899 de abuso sexual psíquico; e 4.791 de assédio sexual.

Em Caraguatatuba, em 2020 foram registrados 53 casos de violência (física, emocional ou sexual) contra crianças e adolescentes. Este ano, até abril, foram registrados 14 casos.

O Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas), coordenado pela Secretaria de Desenvolvimento Social e Cidadania atende crianças e adolescentes que tiveram seus direitos violados, vítimas de negligência, abuso e exploração sexual. O espaço está situado na Rua Senador Feijó, 165, no bairro Jardim Aruan, telefone: (12) 3882-5236.

O Conselho Tutelar de Caraguatatuba também recebe denúncias e mesmo na pandemia manteve o atendimento, em regime de plantão, 24 horas por dia. Está localizado na Rua Olímpio José de Oliveira, 79 – Jardim Jaqueira. Telefones: (12) 3882-1690, (12) 3883-8895 e (12) 3882-2573. Aos sábados, domingos, feriados e ponto facultativo funciona em regime de plantão, acionado pelo telefone: (12) 99723-6758.

Na Secretaria Municipal de Saúde, existe a unidade Protege, que trabalha com as vítimas de violência doméstica e sexual, onde são acompanhadas por uma equipe formada por psicólogo, enfermeiro, psiquiatra, assistente social e psicopedagoga.

Outro meio de denúncia é o canal ‘Disque 100’, que funciona diariamente, 24 horas por dia, incluindo sábados, domingos e feriados. As ligações podem ser feitas de todo o Brasil, por meio de discagem gratuita, de qualquer terminal telefônico fixo ou móvel (celular), bastando discar 100.

Não se cale! Faça bonito! Disque 100 ou procure o Conselho Tutelar de sua região.

História – A data 18 de Maio foi instituída pela Lei Federal nº 9.970/2000, sendo uma conquista que marca a luta pelos Direitos Humanos de Crianças e Adolescentes, no território brasileiro e já alcançou muitos municípios do nosso país.

Esse dia foi escolhido porque em 18 de maio de 1973, na cidade de Vitória (ES), um crime bárbaro chocou todo o país e ficou conhecido como o “Caso Araceli”.

Esse era o nome de uma menina de apenas oito anos de idade, que teve todos os seus direitos humanos violados, foi raptada, estuprada e morta por jovens de classe média alta daquela cidade. O crime, apesar de sua natureza hedionda, até hoje está impune.

Mais Notícias

Veja Também Recentes

A programação musical em comemoração aos 167 anos de Caraguatatuba inicia nesta sexta-feira (19), com o show do cantor Diogo Nogueira. Já no sábado (20), dia do aniversário da cidade, a festividade será com o cantor Zé Felipe. As apresentações são sempre às 21h, na Praça da Cultura, no Centro. O cantor Diogo Nogueira em sua turnê traz novas leituras para os sucessos de sua carreira, como “Pé na Areia”, “Alma Boêmia”,
167 anos de Caraguatatuba será marcado pelos shows de Diogo Nogueira e Zé Felipe neste final de semana

A programação musical em comemoração aos 167 anos de Caraguatatuba inicia nesta sexta-feira (19), com o show do cantor Diogo Nogueira. Já no sábado (20), dia do aniversário da cidade, a festividade será com o cantor Zé Felipe. As apresentações são sempre às 21h, na Praça da Cultura, no Centro.

Leia Mais Notícias Secretaria de Turismo Publicado em 16/04/2024
GCM de Caraguatatuba apreende veículo suspeito de ter sido furtado
GCM de Caraguatatuba apreende veículo suspeito de ter sido furtado

A Guarda Civil Municipal de Caraguatatuba realizou na noite de terça-feira (02) a apreensão de um veículo, sob suspeita de ter sido furtado. Por volta das 19h30, um agente de Trânsito da Secretaria de Mobilidade Urbana e Proteção ao Cidadão, ao fazer o patrulhamento na região central da cidade, avistou

Leia Mais Notícias Secretaria de Mobilidade Urbana e Proteção ao Cidadão Publicado em 03/04/2024
Caraguatatuba comemora Dia Mundial de Conscientização sobre o Autismo com programação ao longo da semana
Caraguatatuba comemora Dia Mundial de Conscientização sobre o Autismo com programação ao longo da semana

Nesta terça-feira (2/4), é comemorado o Dia Mundial de Conscientização sobre o Autismo. A data foi criada pela Organização das Nações Unidas (ONU) no ano de 2007 e foi escolhida com o objetivo de levar informação à população para reduzir a discriminação e o preconceito contra pessoas que apresentam o

Leia Mais Notícias Secretaria de Educação Publicado em 01/04/2024
Caraguatatuba está com 242 vagas de emprego
Caraguatatuba está com 242 vagas de emprego

O Posto de Atendimento ao Trabalhador de Caraguatatuba atualizou nesta quarta-feira (24), o quadro de vagas de emprego para 242 oportunidades nas mais diversas áreas de atuação. O PAT destaca que só aceita currículo presencialmente. É importante que o candidato acesse o link: https://www.caraguatatuba.sp.gov.br/pmc/2022/10/vagas-disponiveis/ para conferir os critérios. Os interessados

Leia Mais Notícias PAT ODS - Objetivo de Desenvolvimento Sustentável ODS 8 - Trabalho decente e crescimento econômico Publicado em 24/04/2024
Prefeitura divulga candidatos ao Conselho da Feira de Arte e Artesanato de Caraguatatuba
Prefeitura divulga candidatos ao Conselho da Feira de Arte e Artesanato de Caraguatatuba

A Secretaria de Turismo publicou os nomes dos candidatos e candidatas da sociedade civil na eleição do Conselho Municipal da Feira de Arte e Artesanato de Caraguatatuba (CMFEMAAC) – Gestão 2024/2026 na Edição 1.279 do Diário Oficial Eletrônico desta quarta-feira (3/4). O Conselho terá composição paritária entre membros do poder

Leia Mais Notícias Secretaria de Turismo Publicado em 03/04/2024