Pesquisar No Site

CaraguaPrev discute gestão, governança, investimentos e avaliação atuarial em audiência online

Publicado em: 12/05/2021
CaraguaPrev discute gestão, governança, investimentos e avaliação atuarial em audiência online
CaraguaPrev discute gestão, governança, investimentos e avaliação atuarial em audiência online

O Instituto de Previdência do Município de Caraguatatuba (CaraguaPrev) promoveu uma audiência pública online na última segunda-feira (10/5), no canal da entidade no YouTube.  Os temas debatidos estavam relacionados à certificação da entidade no programa Pró-Gestão – RPPS (Regime Próprio de Previdência Social) da Secretaria Especial de Previdência (SPREV) do Ministério da Economia, apresentação do Relatório de Governança Corporativa 2020, Política de Investimentos e ao Relatório de Avaliação Atuarial.

#PraCegoVer: Consultor jurídico da ABCPrev Gestão e Formação Previdenciária, Diogo Rodrigues, durante a audiência pública online do Instituto de Previdência do Município de Caraguatatuba (CaraguaPrev), na última segunda-feira (10/5) (Fotos: Divulgação/PMC)

O presidente do CaraguaPrev, Pedro Ivo de Sousa Tau, coordenou a audiência pública, auxiliado pela diretora Financeira, Luana Moussalli Forcioni Guedes; diretora de Benefícios, Rose Ellen de Oliveira Faria; pelo procurador jurídico Alexandre Santana de Melo; e pelo consultor jurídico da ABCPrev Gestão e Formação Previdenciária, Diogo Rodrigues.  O presidente da Câmara Municipal, Renato Leite Carrijo de Aguilar, e o vice Jameson Duarte, acompanharam a reunião remotamente.

De acordo com presidente do CaraguaPrev, Pedro Ivo de Sousa Tau, o Pró-Gestão visa o reconhecimento das boas-práticas de gestão adotados pelos RPPSs. “É uma avaliação feita por uma entidade certificadora externa, credenciada à Secretaria Especial de Previdência (SPREV) do Ministério da Economia, acerca do sistema da gestão existente, com a finalidade de identificar a sua conformidade nas diretrizes contidas em cada uma das ações nos respectivos níveis de aderência do programa. Analogicamente, seria algo como a certificação ISO (International Organization for Standardization ou Organização Internacional para Padronização) 9001 na iniciativa privada ou semelhante a esse selo de qualidade”, destacou.

O consultor jurídico da ABCPrev Gestão e Formação Previdenciária, Diogo Rodrigues, explicou o conceito do Regime Próprio de Previdência Social. “O RPPS foi criado com o objetivo de melhorar a eficiência no equilíbrio das contas públicas. Ele acabou por substituir o RGPS (Regime Geral de Previdência Social/INSS), no âmbito do serviço público, para assegurar o caráter contributivo e solidário, de forma a garantir aos servidores o direito de aposentadoria e aos seus dependentes, a pensão”, explanou. 

Rodrigues disse que no Brasil existem 2.100 RPPSs aproximadamente, contando com mais de 10 milhões de segurados. “Desde 1998, o RPPS vem sendo institucionalizado e enfrentado mudanças significativas. Diante desse cenário de criação, institucionalização, alteração e aperfeiçoamento do RPPS, o então Ministério da Previdência acabou por instituir o Programa Pró-Gestão para garantir mais transparência aos segurados e para a sociedade ter consciência da gestão que está sendo realizada no instituto”, comentou. “O Pró-Gestão permite ao instituo adquirir conhecimentos para aprimorar o controle dos ativos e dos passivos, com o objetivo de melhorar o seus resultados como um todo. Na prática, o programa permitirá que o CaraguaPrev obtenha maior credibilidade e aceitação diante de órgão públicos e privados, garantindo ao gestor uma visão holística de como cada etapa contribui para alcançar o resultado desejado”, concluiu.

Houve questionamentos sobre compensação previdenciária (Comprev), origem dos recursos, déficit atuarial e investimentos do instituto.

Os temas

A certificação do programa Pró-Gestão é feita segundo procedimentos padronizados e documentados, devendo ser reavaliada e renovada periodicamente. A certificação busca garantir aos RPPSs: melhoria na organização das atividades e processos; aumento da motivação por parte dos colaboradores; incremento da produtividade; redução de custos e do retrabalho; transparência e facilidade de acesso à informação; perpetuação das boas práticas, pela padronização; e reconhecimento no mercado onde atua.

A Política de Investimentos tem como pano de fundo o conceito de equilíbrio e perenidade dos planos de benefícios. É um dos processos estratégicos do RPPS, pois a adequada administração dos ativos com base em parâmetros de rentabilidade visa à manutenção do equilíbrio financeiro, atuarial e os limites de diversificação de aplicação dos recursos e concentração da verba, previstas na Resolução do Conselho Monetário Nacional (CMN) nº 3.922/2010.

O relatório de Governança Corporativa é uma forma de prestação de contas à sociedade, e reforça o compromisso do CaraguaPrev com seus segurados e a população em geral. A governança corporativa diz respeito ao conjunto de processos, políticas e normas aplicadas a uma organização com o objetivo de consolidar boas práticas de gestão e garantir a proteção dos interesses de todos aqueles que se relacionam com o instituto, interna e externamente, aumentando a confiança de seus investidores e apoiadores. Alguns princípios fundamentais ligados à governança corporativa são a transparência, equidade, prestação de contas (accountability) e responsabilidade.

A avaliação atuarial é o estudo técnico desenvolvido com base nas características biométricas (probabilidade de vida, morte e invalidez), demográficas e econômicas da população analisada, com o objetivo principal de estabelecer os recursos necessários para a garantia dos pagamentos dos benefícios dos segurados.

O instituto é responsável pelas aposentadorias e pensões dos funcionários da Prefeitura de Caraguatatuba, Câmara Municipal, Fundação Educacional e Cultural de Caraguatatuba (Fundacc) e do próprio CaraguaPrev. O prédio está localizado na Av. Prestes Maia, 302 – Centro. O atendimento presencial ao público é das 9h às 14h, nos dias úteis. Mais informações pelo WhatsApp (12) 3883-3480, telefone (12) 3883-3252 e e-mail caraguaprev@caraguaprev.sp.gov.br

Mais Notícias

Veja Também Recentes

Prefeitura de Caraguatatuba registra ato de vandalismo em caçambas de lixo
Prefeitura de Caraguatatuba registra ato de vandalismo em caçambas de lixo

A Prefeitura de Caraguatatuba registrou ato de vandalismo em duas caçambas utilizadas para descarte de lixos que estavam instaladas na Rua da Torre, no bairro do Travessão. Além de atear fogo, os suspeitos ainda derrubaram o lixo. A administração já havia colocado os equipamentos no local justamente para impedir o

Leia Mais Notícias Secretaria de Serviços Públicos Publicado em 15/04/2024
Mutirão voltado ao primeiro emprego será na próxima terça-feira em Caraguatatuba
Mutirão voltado ao primeiro emprego será na próxima terça-feira em Caraguatatuba

Pessoas que desejam conquistar o primeiro emprego contam na próxima terça-feira (16), com um mutirão voltado a este público. A iniciativa é da Prefeitura de Caraguatatuba, por meio do Posto de Atendimento ao Trabalhador (PAT). A ação será das 9h às 15h, no Teatro Mario Covas. Serão ofertadas 80 vagas,

Leia Mais Notícias PAT Publicado em 12/04/2024
Tuka Bike é campeão do Torneio Aniversário da Cidade de Futsal 2024
Tuka Bike é campeão do Torneio Aniversário da Cidade de Futsal 2024

A grande final do Torneio Aniversário da Cidade Futsal foi realizada no último sábado (20) e trouxe uma partida emocionante entre as equipes Tuka Bike e Rio do Ouro. O jogo se manteve equilibrado no tempo normal, terminando empatado em 2 a 2. Os gols foram marcados por Luiz Gustavo,

Leia Mais Notícias Secretaria de Esportes e Recreação ODS - Objetivo de Desenvolvimento Sustentável ODS 3 - Saúde e Bem-Estar Publicado em 22/04/2024
Prefeitura e Polícia Ambiental impedem invasão em Área de Preservação Permanente no Olaria
Prefeitura e Polícia Ambiental impedem invasão em Área de Preservação Permanente no Olaria

A Prefeitura de Caraguatatuba, por meio da Secretaria de Urbanismo, em parceria com a Polícia Militar Ambiental e a Secretaria de Serviços Públicos (Sesep), realizou mais uma ação de combate à invasão em Área de Preservação Permanente (APP) na região do Olaria. A operação ocorreu esta semana e as autoridades

Leia Mais Notícias Secretaria de Urbanismo Publicado em 05/04/2024
Caraguatatuba inicia semana com 224 vagas de emprego
Caraguatatuba inicia semana com 224 vagas de emprego

O Posto de Atendimento ao Trabalhador de Caraguatatuba inicia a semana com 224 oportunidades de emprego. Destaque para 30 vagas de eletricista montador, 20 de preparador de estrutura metálica e de sinaleiro, 14 de consultor de vendas e 10 de eletricista linha viva. O PAT informa que só aceita currículo

Leia Mais Notícias PAT Publicado em 08/04/2024