Pesquisar No Site

Jovens de Caraguatatuba nascidos em 2003 devem se alistar no serviço militar, via internet, até 30 de junho

Publicado em: 06/04/2021
Jovens de Caraguatatuba nascidos em 2003 devem se alistar no serviço militar, via internet, até 30 de junho
Jovens de Caraguatatuba nascidos em 2003 devem se alistar no serviço militar, via internet, até 30 de junho

Os jovens de Caraguatatuba do sexo masculino (sejam cis – que se identificam com o gênero de nascença – ou transgêneros), nascidos em 2003, precisam fazer o alistamento militar até o dia 30 de junho no site https://www.alistamento.eb.mil.br/. Todo brasileiro do sexo masculino que completa 18 anos é obrigado a se alistar nas Forças Armadas.

#PraCegoVer: Jovens de Caraguatatuba fazendo Juramento à Bandeira em 2019, no Centro Esportivo Ubaldo Gonçalves (Fotos: Divulgação/PMC)

Para o cadastro online é necessário o CPF, RG, comprovante de endereço com CEP, e-mail e telefone. Após preencher o formulário, o candidato pode acompanhar os próximos passos no mesmo site. O acesso é feito com o número do CPF e a senha criada no momento do cadastro. Se o jovem desejar alistar-se com nome social, deve ir à Junta Militar com certidão de nascimento ou equivalente, comprovante de residência, documento oficial com foto, tais como: carteira de identidade, de trabalho, profissional ou passaporte e requerimento para uso de nome social.

Os nascidos antes de 2003, que ainda não fizeram o alistamento, têm o ano inteiro para procurar a Junta de Serviço Militar, no Sumaré. O atendimento à distância (não presencial) na Fase Emergencial do Plano SP para evitar a proliferação da Covid-19 é de segunda a sexta-feira, das 9h às 16h30.

#PraCegoVer: Jovens durante seleção de recrutamento em quartel do Exército Brasileiro (Fotos: Divulgação/Ministério da Defesa)

Mais informações pelo telefone (12) 98293-7280 (dias úteis) e pelo e-mail jsm077@gmail.com. Em 2021, a expectativa do Ministério da Defesa é que 1,4 milhão de jovens realizem o alistamento. É necessário pagar a multa de R$ 4,85 (reajustada trimestralmente) para cada ano de atraso no alistamento.

O brasileiro que não se alistar no prazo previsto estará em débito com o Serviço Militar e não poderá obter passaporte ou prorrogação de sua validade; ingressar como funcionário, empregado ou associado em – instituição, empresa ou associação oficial; assinar contrato com o Governo Federal, Estadual, dos Territórios ou Municípios; prestar exame ou matricular-se em qualquer estabelecimento de ensino.

Também não poderá obter carteira profissional, registro de diploma de profissões liberais, matrícula ou inscrição para o exercício de qualquer função e licença de indústria e profissão; inscrever-se em concurso para provimento de cargo público; exercer, a qualquer título, sem distinção de categoria ou forma de pagamento, qualquer função pública ou cargo público, eletivos ou de nomeação; e receber qualquer prêmio ou favor do Governo Federal, Estadual, dos Territórios ou Municípios.

As mulheres e os eclesiásticos estão isentos do serviço militar obrigatório em tempo de paz (Artigo 143 da Constituição Federal), mas quem quiser seguir carreira nas Forças Armadas tem a opção de inscrever nos concursos públicos das escolas militares (http://www.eb.mil.br/web/ingresso/militar-de-carreira;  https://www.marinha.mil.br/sspm/;  e http://fab.mil.br/ingresso).   

A Junta de Serviço Militar de Caraguatatuba fica na Rua Taubaté, 520 – Sumaré. Mais informações também podem ser obtidas na Central 156 de segunda a sexta, das 8h às 18h, ou pelo e-mail jsm077@gmail.com. O aplicativo Caraguatatuba 156 está disponível para download na “Play Store” do celular.

Informação para a Imprensa: jornalismo@caraguatatuba.sp.gov.br

Mais Notícias

Veja Também Recentes

Prefeitura de Caraguatatuba notifica proprietários de embarcações e carretinhas deixadas na praia da Tabatinga
Prefeitura de Caraguatatuba notifica proprietários de embarcações e carretinhas deixadas na praia da Tabatinga

A Prefeitura de Caraguatatuba notificou 21 embarcações e carretinhas encontradas na praia da Tabatinga, na região norte da cidade. Segundo a legislação municipal, é proibida a permanência desses equipamentos na faixa de areia.

Leia Mais Notícias Secretaria de Urbanismo Publicado em 16/03/2021
Prefeitura de Caraguatatuba retira 18 carros abandonados em vias públicas em fevereiro
Prefeitura de Caraguatatuba retira 18 carros abandonados em vias públicas em fevereiro

Dando continuidade à ‘Operação Bicho-Preguiça’, a Prefeitura de Caraguatatuba, por meio da Secretaria de Mobilidade Urbana e Proteção ao Cidadão, conseguiu que 18 veículos abandonados fossem retirados das ruas no mês de fevereiro. A iniciativa visa que os proprietários retirem esses veículos que estão largados há muito tempo em vias

Leia Mais Notícias Secretaria de Mobilidade Urbana e Proteção ao Cidadão Publicado em 11/03/2021
Descarte irregular prejudica escoamento de águas durante as chuvas
Descarte irregular prejudica escoamento de águas durante as chuvas

Na manhã desta terça-feira (30), as equipes da Secretaria Municipal de Serviços Públicos (Sesep) percorreram os principais pontos de alagamentos da cidade, para acompanhar a situação, após as fortes chuvas que caíram na noite de segunda-feira (29). Ao passarem pela Avenida Alta Tensão no bairro Perequê-Mirim, onde fica o principal

Leia Mais Notícias Secretaria de Serviços Públicos Publicado em 30/03/2021
Vacinação contra Covid-19 para idosos de 68 a 71 anos é paralisada em Caraguatatuba
Vacinação contra Covid-19 para idosos de 68 a 71 anos é paralisada em Caraguatatuba

A Prefeitura de Caraguatatuba, por meio da Secretaria de Saúde, informa que a aplicação da primeira dose da vacina contra a Covid-19 para idosos de 68 a 71 anos foi paralisada em todos os locais de vacinação devido ao número de doses enviadas pelo governo estadual ser abaixo do necessário.

Leia Mais Notícias Secretaria de Saúde Publicado em 06/04/2021
Caraguatatuba registra 13.512 pacientes recuperados da Covid-19
Caraguatatuba registra 13.512 pacientes recuperados da Covid-19

Caraguatatuba registrou nesta sexta-feira (09), 13.512 pacientes recuperados da Covid-19. O número foi divulgado pela equipe do Canal de Atendimento Telefônico (Call Center), da Secretaria de Saúde.  O serviço é realizado, diariamente, inclusive aos feriados, recessos e finais de semana, das 7h às 21h, e monitora o paciente desde o

Leia Mais Notícias Secretaria de Saúde Publicado em 09/04/2021