Pesquisar No Site
Prefeitura de Caraguatatuba, Casa do Caminho, Casa Restitui e PM realizam abordagens semanais às pessoas em situação de rua
Prefeitura de Caraguatatuba, Casa do Caminho, Casa Restitui e PM realizam abordagens semanais às pessoas em situação de rua
Equipe composta por assistente social, psicólogo e educador social, além de profissionais da Secretaria de Desenvolvimento Social e Cidadania (Sedsc) e servidores da Secretaria de Serviços Públicos (Sesep), Casa do Caminho (Centro de Recuperação Humana Renascer) e da Polícia Militar percorreram, na terça-feira (2) alguns pontos estratégicos de Caraguatatuba para abordagem das pessoas em situação de rua.
O objetivo da ação foi orientar sobre a manutenção da limpeza dos espaços públicos, distribuição de máscaras, fornecimento de passagem para retorno à cidade de origem, encaminhamento para as Casas Transitórias (onde é fornecida alimentação completa, acompanhamento médico e psiquiátrico, ocupacional e, ao longo do processo de recuperação, são realizadas tentativas de reintegração à sociedade), acompanhamento técnico pelo CREAS, encaminhamentos para internação (dependência química) e ainda a regularização de documentos e benefícios.
Entre os lugares visitados estão a Praça Rádio-Amador Thomaz Camanis Filho, na Avenida Miguel Varlez, no bairro Jardim Primavera; o viaduto inacabado ao lado da Rodoviária, no bairro Jardim Jaqueira; viaduto inacabado entre Martim de Sá e Casa Branca, Coreto da Praça Dr. Cândido Motta e o pátio do prédio da antiga Telefônica, no Centro.
De acordo com o assistente social Fabiano Gomes, presente na ação, das 20 pessoas abordadas apenas quatro concordaram em ir para Casa de Acolhimento Restitui, abrigo transitório e uma foi encaminhada para Ubatuba, cidade de origem.
“Nos meses de alta temporada Caraguatatuba enfrenta um aumento de pessoas em situação de rua. Além disso, há as pessoas que perderam o vínculo familiar e outras que são dependentes químicas. Não temos como obrigá-las a ir para as casas de passagem ou aceitar tratamento da dependência química. A gente orienta sobre higiene pessoal e informações sobre o combate ao novo coronavírus e como manter a limpeza nos espaços públicos”, disse Gomes.
Como ajudar de maneira correta?
Ao deparar-se com pessoas em situação de rua o cidadão ou entidade que deseja ajudar deve entrar em contato com as equipes da Casa Transitória Casa do Caminho ou do CREAS que tomarão com as devidas providências.
O serviço especializado é ofertado de forma continuada. As equipes são compostas por educadores sociais que percorrem a cidade, de segunda à sexta-feira, das 8h às 23h, e aos sábados, domingos e feriados em horários alternados.
Quando a situação envolver brigas, ameaças, atos de vandalismo ou qualquer tipo de violência a orientação é acionar imediatamente a Polícia Militar pelo 190.
Serviço:
Casa Transitória Casa do Caminho – Rua: Banco Itaú, 201, Porto Novo. Telefone: (12) 3887-6287
CREAS – Centro de Referência Especializada de Assistência Social – Rua: Senador Feijó, 165, Jardim Aruan. Telefone: (12) 3886-2960
Veja Também Recentes
Ingressos à venda para show que reúne tributos ao ABBA e Elvis Presley no Teatro Mario Covas
O Teatro Mario Covas, em Caraguatatuba, apresenta no dia 30 de outubro (sexta-feira), às 20h, o show “Abba e Elvis Presley” com a banda Los Kalas, da Argentina. Os ingressos custam a partir de R$ 90, com opção de entrada promocional mediante a doação de 1kg de alimento não perecível
Conselho da Mulher de Caraguatatuba aprova proposta de ampliação da participação da sociedade civil
O Conselho Municipal dos Direitos da Mulher de Caraguatatuba (CMDMC) aprovou a proposta de ampliação de sua composição, com destaque para a criação de duas vagas destinadas a mulheres pessoas físicas, sem exigência de vínculo com instituições, e duas para representantes da sociedade civil organizada, como associações civis. O projeto
Prova Nacional Docente será aplicada neste domingo em Caraguatatuba
Professores e estudantes de licenciatura participam neste domingo (20), em Caraguatatuba, da Prova Nacional Docente (PND) 2026. O exame ganha importância para quem pretende ingressar na rede pública, já que a nota poderá ser utilizada por estados e municípios que aderiram à iniciativa em concursos e processos seletivos para contratação
Oficina de Direção e Assistência de Direção Audiovisual está com inscrições abertas em Caraguatatuba
A Fundação Educacional e Cultural de Caraguatatuba (Fundacc) e o Pontos MIS estão com inscrições abertas para a oficina gratuita de Direção e Assistência de Direção Audiovisual, que será realizada no dia 2 de outubro (sexta-feira), das 14h às 18h, na Videoteca Lúcio Braun, no Centro. A inscrição pode ser
Audiência pública aborda metas fiscais da Prefeitura de Caraguatatuba do 2º quadrimestre de 2026
O Relatório de Avaliação do Cumprimento das Metas Fiscais do 2º quadrimestre de 2026 será tema da audiência pública no dia 29 de setembro (terça-feira), às 10h, na Câmara de Caraguatatuba, no Centro. Técnicos da Secretaria da Fazenda demonstram a execução das receitas previstas e despesas do orçamento municipal nos