Pesquisar No Site

Prefeitura de Caraguatatuba, Casa do Caminho e PM realizam abordagens semanais às pessoas em situação de rua

Prefeitura de Caraguatatuba, Casa do Caminho e PM realizam  abordagens semanais às pessoas em situação de rua
Prefeitura de Caraguatatuba, Casa do Caminho e PM realizam abordagens semanais às pessoas em situação de rua

Equipe composta por assistente social, psicólogo e educador social, além de profissionais da Secretaria de Desenvolvimento Social e Cidadania (Sedsc) e servidores da Secretaria de Serviços Públicos (Sesep), Casa do Caminho (Centro de Recuperação Humana Renascer) e da Polícia Militar percorreram, na terça-feira (2) alguns pontos estratégicos de Caraguatatuba para abordagem das pessoas em situação de rua.

#PraCegoVer: Dois moradores em situação de rua estão sentados embaixo de uma marquise e um homem, em pé, conversa com um deles (Foto: Divulgação/PMC)

O objetivo da ação foi orientar sobre a manutenção da limpeza dos espaços públicos, distribuição de máscaras, fornecimento de passagem para retorno à cidade de origem, encaminhamento para as Casas Transitórias (onde é fornecida alimentação completa, acompanhamento médico e psiquiátrico, ocupacional e, ao longo do processo de recuperação, são realizadas tentativas de reintegração à sociedade), acompanhamento técnico pelo CREAS, encaminhamentos para internação (dependência química) e ainda a regularização de documentos e benefícios.

Entre os lugares visitados estão a Praça Rádio-Amador Thomaz Camanis Filho, na Avenida Miguel Varlez, no bairro Jardim Primavera; o viaduto inacabado ao lado da Rodoviária, no bairro Jardim Jaqueira; viaduto inacabado entre Martim de Sá e Casa Branca, Coreto da Praça Dr. Cândido Motta e o pátio do prédio da antiga Telefônica, no Centro.

De acordo com o assistente social Fabiano Gomes, presente na ação, das 20 pessoas abordadas apenas quatro concordaram em ir para Casa de Acolhimento Restitui, abrigo transitório e uma foi encaminhada para Ubatuba, cidade de origem.

“Nos meses de alta temporada Caraguatatuba enfrenta um aumento de pessoas em situação de rua. Além disso, há as pessoas que perderam o vínculo familiar e outras que são dependentes químicas. Não temos como obrigá-las a ir para as casas de passagem ou aceitar tratamento da dependência química. A gente orienta sobre higiene pessoal e informações sobre o combate ao novo coronavírus e como manter a limpeza nos espaços públicos”, disse Gomes.

Como ajudar de maneira correta?

Ao deparar-se com pessoas em situação de rua o cidadão ou entidade que deseja ajudar deve entrar em contato com as equipes da Casa Transitória Casa do Caminho ou do CREAS que tomarão com as devidas providências.

O serviço especializado é ofertado de forma continuada. As equipes são compostas por educadores sociais que percorrem a cidade, de segunda à sexta-feira, das 8h às 23h, e aos sábados, domingos e feriados em horários alternados.

Quando a situação envolver brigas, ameaças, atos de vandalismo ou qualquer tipo de violência a orientação é acionar imediatamente a Polícia Militar pelo 190.

Serviço:

Casa Transitória Casa do Caminho – Rua: Banco Itaú, 201, Porto Novo.  Telefone: (12) 3887-6287

CREAS – Centro de Referência Especializada de Assistência Social – Rua: Senador Feijó, 165, Jardim Aruan.Telefone: (12) 3882-5236

Mais Notícias

Veja Também Recentes

Caraguatatuba inicia semana com 224 vagas de emprego
Caraguatatuba inicia semana com 242 vagas de emprego

O Posto de Atendimento ao Trabalhador de Caraguatatuba inicia a semana com 242 oportunidades de emprego. Destaque para 73 vagas de eletricista em diversas áreas, 20 para preparador de estrutura metálica (ajudante de obras), 20 de sinaleiro, 10 de operador de telemarketing, 10 de consultor de vendas, seis de encanador

Leia Mais Notícias PAT Publicado em 01/04/2024
1
2ª Etapa do Brasileiro de Moto Aquática é neste final de semana em Caraguatatuba

A praia do Cento de Caraguatatuba recebe a partir desta sexta-feira (12), a 2ª Etapa do Campeonato Brasileiro de Moto Aquática, chamada de National Cup 2024. Aberto ao público de forma gratuita, o evento segue até domingo (14), próximo à Praça da Cultura, com instalação de arquibancada para que os

Leia Mais Notícias Gabinete do Prefeito Publicado em 09/04/2024
Prefeitura leva palestra sobre segurança no trânsito ao Hospital Regional
Prefeitura leva palestra sobre segurança no trânsito ao Hospital Regional

A Prefeitura de Caraguatatuba, por meio da Secretaria de Mobilidade Urbana e Proteção ao Cidadão (Semob), esteve na tarde de segunda-feira (18) no Hospital Regional do Litoral Norte, levando aos funcionários da unidade uma palestra sobre segurança no trânsito. A palestra fez parte das atividades da Semana Interna de Prevenção

Leia Mais Notícias Secretaria de Mobilidade Urbana e Proteção ao Cidadão Publicado em 19/03/2024
Time de basquete de Caraguatatuba avança em competições e se destaca nas partidas
Time de basquete de Caraguatatuba avança em competições e se destaca nas partidas

O time de basquete de Caraguatatuba disputou, no último final de semana, o “Basquete Adulto Metropolitano” contra a equipe XXT Basketball. O time teve um desempenho notável, que deixou a partida acirrada, mesmo que o resultado final não tenha sido favorável. A competição terminou em 73 a 68 para o

Leia Mais Notícias Secretaria de Esportes e Recreação Publicado em 09/04/2024
Prefeitura divulga resultado dos primeiros jogos da Copa da Criança de Futsal
Prefeitura divulga resultado dos primeiros jogos da Copa da Criança de Futsal

O final de semana contou com 22 jogos de abertura da Copa da Criança de Futsal, no Ginásio do Poiares. O evento reuniu as categorias Sub 09, Sub 11, Sub 13, Sub 15 e Sub 17. A começar pelo sábado (6), 15 jogos acirrados movimentaram o dia. Enquanto no domingo

Leia Mais Notícias Secretaria de Esportes e Recreação Publicado em 09/04/2024