Pesquisar No Site

Prefeitura de Caraguatatuba, Casa do Caminho e PM realizam abordagens semanais às pessoas em situação de rua

Prefeitura de Caraguatatuba, Casa do Caminho e PM realizam  abordagens semanais às pessoas em situação de rua
Prefeitura de Caraguatatuba, Casa do Caminho e PM realizam abordagens semanais às pessoas em situação de rua

Equipe composta por assistente social, psicólogo e educador social, além de profissionais da Secretaria de Desenvolvimento Social e Cidadania (Sedsc) e servidores da Secretaria de Serviços Públicos (Sesep), Casa do Caminho (Centro de Recuperação Humana Renascer) e da Polícia Militar percorreram, na terça-feira (2) alguns pontos estratégicos de Caraguatatuba para abordagem das pessoas em situação de rua.

#PraCegoVer: Dois moradores em situação de rua estão sentados embaixo de uma marquise e um homem, em pé, conversa com um deles (Foto: Divulgação/PMC)

O objetivo da ação foi orientar sobre a manutenção da limpeza dos espaços públicos, distribuição de máscaras, fornecimento de passagem para retorno à cidade de origem, encaminhamento para as Casas Transitórias (onde é fornecida alimentação completa, acompanhamento médico e psiquiátrico, ocupacional e, ao longo do processo de recuperação, são realizadas tentativas de reintegração à sociedade), acompanhamento técnico pelo CREAS, encaminhamentos para internação (dependência química) e ainda a regularização de documentos e benefícios.

Entre os lugares visitados estão a Praça Rádio-Amador Thomaz Camanis Filho, na Avenida Miguel Varlez, no bairro Jardim Primavera; o viaduto inacabado ao lado da Rodoviária, no bairro Jardim Jaqueira; viaduto inacabado entre Martim de Sá e Casa Branca, Coreto da Praça Dr. Cândido Motta e o pátio do prédio da antiga Telefônica, no Centro.

De acordo com o assistente social Fabiano Gomes, presente na ação, das 20 pessoas abordadas apenas quatro concordaram em ir para Casa de Acolhimento Restitui, abrigo transitório e uma foi encaminhada para Ubatuba, cidade de origem.

“Nos meses de alta temporada Caraguatatuba enfrenta um aumento de pessoas em situação de rua. Além disso, há as pessoas que perderam o vínculo familiar e outras que são dependentes químicas. Não temos como obrigá-las a ir para as casas de passagem ou aceitar tratamento da dependência química. A gente orienta sobre higiene pessoal e informações sobre o combate ao novo coronavírus e como manter a limpeza nos espaços públicos”, disse Gomes.

Como ajudar de maneira correta?

Ao deparar-se com pessoas em situação de rua o cidadão ou entidade que deseja ajudar deve entrar em contato com as equipes da Casa Transitória Casa do Caminho ou do CREAS que tomarão com as devidas providências.

O serviço especializado é ofertado de forma continuada. As equipes são compostas por educadores sociais que percorrem a cidade, de segunda à sexta-feira, das 8h às 23h, e aos sábados, domingos e feriados em horários alternados.

Quando a situação envolver brigas, ameaças, atos de vandalismo ou qualquer tipo de violência a orientação é acionar imediatamente a Polícia Militar pelo 190.

Serviço:

Casa Transitória Casa do Caminho – Rua: Banco Itaú, 201, Porto Novo.  Telefone: (12) 3887-6287

CREAS – Centro de Referência Especializada de Assistência Social – Rua: Senador Feijó, 165, Jardim Aruan.Telefone: (12) 3882-5236

Mais Notícias

Veja Também Recentes

Futevôlei
Caraguatatuba recebe 1ª etapa do Campeonato Paulista de Futevôlei neste fim de semana

Caraguatatuba será palco, neste fim de semana (30 e 31/5) da 1ª Etapa do Campeonato Paulista de Futevôlei 2026. A competição será realizada na Praça de Esportes do Centro (Guaruçá) e deve reunir atletas de diferentes regiões do estado. O evento contará com categorias para atletas iniciantes, amadores e experientes,

Leia Mais Notícias Secretaria de Esportes e Recreação ODS - Objetivo de Desenvolvimento Sustentável ODS 17 - Parcerias e meios de implementação Publicado em 26/05/2026
Prefeitura de Caraguatatuba e Unitau levam atendimento de saúde para Comunidade Terapêutica Restitui neste sábado
Prefeitura de Caraguatatuba e Unitau levam atendimento de saúde para Comunidade Terapêutica Restitui neste sábado

A Prefeitura de Caraguatatuba realiza neste sábado (30), das 8h às 13h, uma ação de saúde voltada aos pacientes atendidos pela Comunidade Terapêutica Restitui, em parceria com a Universidade de Taubaté. Segundo a Secretaria de Saúde, a programação contará com atendimento médico, vacinação, coleta de exame preventivo (Papanicolau), testes rápidos

Leia Mais Notícias Secretaria de Saúde ODS - Objetivo de Desenvolvimento Sustentável ODS 3 - Saúde e Bem-Estar Publicado em 28/05/2026
WhatsApp Image 2026-06-02 at 10.35.17
Estudantes da rede municipal participam de vivência sobre oceano e educação ambiental no Parque do Juqueriquerê

A programação do Mês do Meio Ambiente em Caraguatatuba contou, na manhã desta terça-feira (2), com a atividade “Vivência no Parque – Oceano e Educação Ambiental”, realizada no Parque Natural Municipal do Juqueriquerê. A ação reuniu alunos da rede municipal de ensino em uma experiência de aprendizado voltada à conscientização

Leia Mais Notícias Secretaria de Meio Ambiente, Agricultura e Pesca ODS - Objetivo de Desenvolvimento Sustentável ODS 17 - Parcerias e meios de implementação Publicado em 03/06/2026
Concerto da Orquestra Sinfônica do Guri São José dos Campos é destaque no Teatro Mario Covas dia 20
Concerto da Orquestra Sinfônica do Guri São José dos Campos é destaque no Teatro Mario Covas dia 20

O Teatro Mario Covas, em Caraguatatuba, recebe no dia 20 de junho (sábado), às 11h, o concerto da Orquestra Sinfônica do Guri São José dos Campos, integrando a temporada 2026. Durante todo o mês, estão previstas 59 apresentações gratuitas em todo o Estado de São Paulo. Sob a regência do

Leia Mais Notícias FUNDACC ODS - Objetivo de Desenvolvimento Sustentável ODS 17 - Parcerias e meios de implementação Publicado em 09/06/2026
4ª rodada do Campeonato Municipal da 3ª Divisão agita os campos de Caraguatatuba
4ª rodada do Campeonato Municipal da 3ª Divisão agita os campos de Caraguatatuba

A quarta rodada do Campeonato Municipal de Futebol da 3ª Divisão movimentou os campos de Caraguatatuba no último domingo (14), com partidas disputadas nos bairros Porto Novo, Poiares e Perequê-Mirim. Os confrontos foram marcados por muitos gols e equilíbrio entre as equipes que buscam destaque na competição. No Campo do

Leia Mais Notícias Secretaria de Esportes e Recreação ODS - Objetivo de Desenvolvimento Sustentável ODS 3 - Saúde e Bem-Estar Publicado em 16/06/2026