Pesquisar No Site

Proposta da alíquota do CaraguaPrev será votada nesta terça-feira (23)

Publicado em: 22/02/2021
Proposta da alíquota do CaraguaPrev será votada nesta terça-feira (23)
Proposta da alíquota do CaraguaPrev será votada nesta terça-feira (23)

O projeto de lei do reajuste da alíquota de 11% para 14% na contribuição do Instituto de Previdência do Município de Caraguatatuba (CaraguaPrev), em razão da entrada em vigor da Emenda Constitucional (EC) nº 103, de 12 de novembro de 2019, do Governo Federal, deve ir para votação em plenário na sessão ordinária desta terça-feira (23/2), a partir das 19h30, na Câmara Municipal.  

A Câmara de Caraguatatuba realizou duas audiências públicas online sobre a proposta na quinta e sexta-feira (18 e 19/2), no site https://www.camaracaragua.sp.gov.br/ e nas redes sociais (Facebook e YouTube) da Câmara de Municipal. Os interessados puderam obter a cópia projeto e preencher o formulário para questionamentos no site da Câmara de Caraguatatuba.

#PraCegoVer Presidente da Câmara de Caraguatatuba, Renato Leite Carrijo de Aguilar, coordenando os trabalhos da audiência pública (Foto: Divulgação/PMC)

Os trabalhos da segunda audiência foram conduzidos pelo presidente da Câmara Municipal, Renato Leite Carrijo de Aguilar, acompanhado presencialmente dos vereadores Jameson Duarte, Marcos Roberto de Souza, Gildeilson Santos, Jair Araújo da Silva, Antonio Carlos da Silva Junior e Islando Ramos Pessoa; e remotamente pela vereadora Vera Lúcia de Morais.

O Instituto de Previdência do Município de Caraguatatuba (CaraguaPrev) foi representado pelo presidente Pedro Ivo de Sousa Tau, auxiliado pela diretora Financeira, Luana Moussalli Forcioni Guedes; diretora de Benefícios, Rose Ellen de Oliveira Faria; e pelo procurador jurídico Alexandre Santana de Melo; além do consultor jurídico da ABCPrev Gestão e Formação Previdenciária, Diogo Rodrigues.

O reajuste de 14% previsto no artigo 11 da Emenda Constitucional é uma imposição da Constituição Federal. A alteração será feita por meio de lei municipal (projeto de lei complementar nº 01/20 de autoria do Executivo). O desconto começa a ser efetuado no salário do servidor três meses após da aprovação da lei de natureza tributária, prazo exigido no parágrafo 6º do artigo 195 da Constituição Federal.

#PraCegoVer: Mosaico da “live” da 2ª audiência pública online da alíquota do CaraguaPrev com o presidente da Câmara, Renato Leite Carrijo de Aguilar; presidente do CaraguaPrev, Pedro Ivo de Sousa Tau acompanhado da diretora Financeira, Luana Moussalli Forcioni Guedes e diretora de Benefícios, Rose Ellen de Oliveira Faria; procurador jurídico Alexandre Santana de Melo; e o consultor jurídico da ABCPrev Gestão e Formação Previdenciária, Diogo Rodrigues; e plenário da Câmara Municipal (Foto: Divulgação/PMC)

“Alguns pontos da referida emenda foram de aplicação imediata no caso das incorporações, ou seja, no dia 13 de novembro de 2019. Com a publicação da EC 103, as incorporações deixaram de existir no território nacional. No caso da alíquota, a própria EC determinou que fosse feita por lei para não ferir o pacto federativo, conforme a Constituição. Não se trata de uma iniciativa do CaraguaPrev, da Câmara Municipal, Prefeitura e nem do prefeito, é uma iniciativa do presidente da República para todos os entes federativos”, explicou o presidente do CaraguaPrev, Pedro Ivo de Sousa Tau.

De acordo com o presidente do CaraguaPrev, a não adoção da alíquota de 14% pode acarretar sanções do Governo Federal ao município. “É uma imposição da Constituição Federal em que o município precisa fazer esse reajuste no desconto previdenciário dos servidores municipais para continuar com Certificado de Regularidade Previdenciária (CRP) em dia”.

Segundo ele, o CRP comprova que o ente federativo segue normas de boa gestão, de forma a assegurar o pagamento dos benefícios previdenciários aos seus segurados e pode receber transferências voluntárias de recursos da União, celebrar convênios, entre outros benefícios financeiros.

O instituto é responsável pelas aposentadorias dos funcionários da Prefeitura de Caraguatatuba, Câmara Municipal, Fundação Educacional e Cultural de Caraguatatuba (Fundacc) e do próprio instituto.  Mais informações pelo WhatsApp (12) 3883-3480, telefone (12) 3883-3252 e e-mail caraguaprev@caraguaprev.sp.gov.br. O atendimento ao público presencial, online e via telefone é das 9h às 15h, nos dias úteis.

Informação para a Imprensa: (12) 3897-5650 ou jornalismo@caraguatatuba.sp.gov.br

Mais Notícias

Veja Também Recentes

Defesa Civil alerta para risco de chuvas intensas e deslizamento de terra até quarta-feira (24)
Defesa Civil alerta para risco de chuvas intensas e deslizamento de terra até quarta-feira (24)

A Defesa Civil do Estado emitiu novo alerta de chuvas intensas para a região a partir desta segunda-feira (22) até quarta-feira (24). O acumulado das últimas 72 horas no Litoral Norte é de 273 milímetros e a previsão para os próximos dias é de 44 milímetros de chuva. Com isso,

Leia Mais Notícias Secretaria de Mobilidade Urbana e Proteção ao Cidadão Publicado em 22/02/2021
Secretaria da Saúde de Caraguatatuba faz prestação de contas online do 3º quadrimestre de 2020
Secretaria da Saúde de Caraguatatuba faz prestação de contas online do 3º quadrimestre de 2020

A Secretaria de Saúde de Caraguatatuba realizou a audiência pública online de Prestação de Contas do 3º Quadrimestre de 2020 na manhã desta quinta-feira (25/2), na Câmara Municipal.  Para assegurar a participação remota da população, a audiência foi transmitida pelo site da Câmara de Caraguatatuba (https://www.camaracaragua.sp.gov.br/) e redes sociais (Página

Leia Mais Notícias Secretaria de Saúde Publicado em 25/02/2021
Comissão Municipal Setorial de Literatura abre consultoria para auxiliar agentes na elaboração de projetos para Oficinas Culturais 2021
Comissão Municipal Setorial de Literatura abre consultoria para auxiliar agentes na elaboração de projetos para Oficinas Culturais 2021

Como forma de incentivar a apresentação de propostas para as Oficinas Culturais literárias, a Comissão Municipal Setorial de Livro, Leitura e Literatura da Fundação Educacional e Cultural de Caraguatatuba (FUNDACC) está orientando e ajudando agentes culturais da cidade no preparo e inscrição de propostas para compor o credenciamento de artistas

Leia Mais Notícias FUNDACC Publicado em 26/02/2021
Inscrições do processo seletivo do IBGE com 135 vagas temporárias para Caraguatatuba continuam abertas
IBGE oferece 123 vagas temporárias de recenseador para Caraguatatuba

O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (Ibge) abriu nesta terça-feira (23/2) as inscrições do processo seletivo simplificado para 181.898 vagas temporárias de recenseador para o Censo Demográfico 2021. Para Caraguatatuba foram destinadas 123 vagas de recenseador, observando no número de vagas reservado para pessoas com deficiência. Os aprovados atuarão

Leia Mais Notícias Secretaria de Comunicação Social Publicado em 23/02/2021
Secretaria da Saúde de Caraguatatuba realiza audiência online de prestação de contas nesta quinta-feira (25)
Secretaria da Saúde de Caraguatatuba presta contas em audiência pública online no dia 25

A Secretaria de Saúde de Caraguatatuba promove audiência pública online de Prestação de Contas do 3º Quadrimestre de 2020 no próximo dia 25 de fevereiro (quinta-feira), às 10h, na Câmara Municipal. Para assegurar a participação remota da população, a audiência será transmitida pela página da Câmara de Caraguatatuba (https://www.camaracaragua.sp.gov.br/), como

Leia Mais Notícias Secretaria de Saúde Publicado em 16/02/2021