Pesquisar No Site

Prefeitura de Caraguatatuba, Casa do Caminho e PM realizam abordagem à população adulta de rua

Prefeitura de Caraguatatuba, Casa do Caminho e PM realizam abordagem à população adulta de rua
Prefeitura de Caraguatatuba, Casa do Caminho e PM realizam abordagem à população adulta de rua

Uma equipe de profissionais da Secretaria de Desenvolvimento Social e Cidadania (Sedsc), Secretaria de Serviços Públicos (Sesep), Casa do Caminho (Centro de Recuperação Humana Renascer) e da Polícia Militar percorreram alguns pontos estratégicos da cidade para aconselhar pessoa em situação de rua.

Prefeitura de Caraguatatuba, Casa do Caminho e PM realizam abordagem à população adulta de rua

#PraCegoVer: Funcionários da Secretaria de Serviços Públicos realizam limpeza embaixo de viadutos, onde estão abrigadas pessoas em situação de rua.

O objetivo da ação foi o de orientar sobre a manutenção da limpeza dos espaços públicos, distribuição de máscaras, o fornecimento de passagem para retorno à cidade de origem, encaminhamento para as Casas Transitórias (onde é fornecida alimentação completa, acompanhamento médico e psiquiátrico, ocupacional e, ao longo do processo de recuperação, são realizadas tentativas de reintegração à sociedade), acompanhamento técnico pelo CREAS, encaminhamentos para internação (dependência química) e ainda a regularização de documentos e benefícios.

Entre os lugares visitados estão a Praça Rádio-Amador Thomaz Camanis Filho, na Avenida Miguel Varlez, no bairro Jardim Primavera; o viaduto das obras do Contorno, ao lado da Rodoviária, no bairro Jardim Jaqueira; o viaduto inacabado entre os bairros Martim de Sá e Cidade Jardim; e o pátio do prédio da antiga Telefônica, no Centro.

De acordo com a assistente social, Janaína Murakawa, presente na ação, das 16 pessoas abordadas, apenas quatro concordaram em ir para a Casa do Caminho, abrigo transitório.

“Não enfrentamos hostilidade durante as abordagens. Muitos ajudaram os funcionários da Sesep a limpar a área ocupada. Aos que não quiseram ir para a casa transitória, foram distribuídas máscaras de proteção, orientação sobre higiene pessoal e informações sobre o combate ao novo coronavírus”, disse Murakawa.

Segundo a assistente social, a maioria das pessoas abordadas é de municípios vizinhos ou de outros estados (RJ e MG). “Essa ação será realizada a cada semana”, declarou.

Como ajudar de maneira correta?

Ao deparar-se com pessoas em situação de rua, o cidadão ou entidade que deseja ajudar deve entrar em contato com as equipes da Casa Transitória Casa do Caminho ou do CREAS que tomarão com as devidas providências.

Prefeitura de Caraguatatuba, Casa do Caminho e PM realizam abordagem à população adulta de rua

#PraCegoVer: Funcionários da Secretaria de Serviços Públicos realizam limpeza embaixo de viadutos, onde estão abrigadas pessoas em situação de rua.

O serviço especializado é ofertado de forma continuada. As equipes são compostas por educadores sociais que percorrem a cidade, de segunda à sexta-feira, das 8h às 23h, e aos sábados, domingos e feriados em horários alternados.

Quando a situação envolver brigas, ameaças, atos de vandalismo ou qualquer tipo de violência, a orientação é acionar imediatamente a Polícia Militar, pelo 190.

Serviço:

Casa Transitória Casa do Caminho – Rua: Banco Itaú, 201, Porto Novo.  Telefone: (12) 3887-6287

CREAS – Centro de Referência Especializada de Assistência Social – Rua: Senador Feijó, 165,Jardim Aruan.Telefone: (12) 3882-5236

Mais Notícias

Veja Também Recentes

Secretaria de Serviços de Caraguatatuba conclui reforma de ponte Hugo Labanca
Secretaria de Serviços Públicos de Caraguatatuba conclui reforma de ponte de pedestres do Caputera

Funcionários da Secretaria de Serviços Públicos terminaram nesta quinta-feira (12/6), a reforma da ponte sobre o Rio Santo Antônio que faz a ligação entre os bairros do Caputera e Ponte Seca, na Região Central de Caraguatatuba. O local está liberado para o trânsito de pedestres, após dois dias de interdição

Leia Mais Notícias Secretaria de Serviços Públicos ODS - Objetivo de Desenvolvimento Sustentável ODS 11 - Cidades e comunidades sustentáveis Publicado em 12/06/2025
Hospital Regional do Litoral Norte realiza primeira cirurgia minimamente invasiva no quadril
Hospital Regional do Litoral Norte realiza primeira cirurgia minimamente invasiva no quadril

O Hospital Regional do Litoral Norte (HRLN) ‘Francine Maia França’ realizou a primeira cirurgia de videoartroscopia de quadril, um marco importante para a instituição e para a oferta de procedimentos de alta complexidade na rede pública de saúde da região. De acordo com especialistas, o paciente passa bem e se

Leia Mais Notícias Secretaria de Saúde ODS - Objetivo de Desenvolvimento Sustentável ODS 3 - Saúde e Bem-Estar Publicado em 18/06/2025
Caraguatatuba garante plantão de serviços essenciais no feriado de Santo Antônio
Caraguatatuba garante plantão de serviços essenciais no feriado de Santo Antônio

As repartições públicas municipais de Caraguatatuba não funcionam na próxima sexta-feira (13/6), em razão do feriado de Santo Antônio, padroeiro da cidade. O atendimento ao público recomeça na segunda-feira (16/6), no horário habitual de cada seção. Agentes de trânsito da Secretaria de Segurança Pública e Mobilidade Urbana monitoram as ruas

Leia Mais Notícias Secretaria de Administração ODS - Objetivo de Desenvolvimento Sustentável ODS 8 - Trabalho decente e crescimento econômico Publicado em 12/06/2025
Produtores rurais levam Feira Agroecológica à Unidade de Tratamento de Gás Monteiro Lobato
Produtores rurais levam Feira Agroecológica à Unidade de Tratamento de Gás Monteiro Lobato

Mais uma Feira Agroecológica foi realizada por produtores rurais de Caraguatatuba na última quinta-feira (26), na Unidade de Tratamento de Gás Monteiro Lobato (UTGCA), coordenada pela Secretaria de Meio Ambiente, Agricultura e Pesca. Produtores rurais da cidade voltaram a comercializar seus produtos diretamente aos trabalhadores. Os itens eram provenientes da

Leia Mais Notícias Secretaria de Meio Ambiente, Agricultura e Pesca ODS - Objetivo de Desenvolvimento Sustentável ODS 12 - Consumo e produção responsáveis ODS 17 - Parcerias e meios de implementação ODS 2 - Fome zero e agricultura sustentável Publicado em 27/06/2025
Caraguatatuba oferece 102 vagas de emprego nesta segunda-feira
Caraguatatuba oferece 102 vagas de emprego nesta segunda-feira

O Posto de Atendimento ao Trabalhador de Caraguatatuba (PAT) está com 102 oportunidades de emprego nesta segunda-feira (30), em diversas áreas de atuação e níveis de escolaridade e com ampliação no horário de atendimento à população, com funcionamento das 8h às 16h. No Centro de Apoio ao Trabalhador e Empreendedor

Leia Mais Notícias PAT ODS - Objetivo de Desenvolvimento Sustentável ODS 8 - Trabalho decente e crescimento econômico Publicado em 30/06/2025