Pesquisar No Site
CREAS intensifica ações de combate à depressão e violência aos idosos
CREAS intensifica ações de combate à depressão e violência aos idosos
A população idosa é a mais afetada nessa pandemia, seja fisicamente por serem mais vulneráveis à Covid-19, seja psicologicamente, por precisarem manter um rigoroso isolamento social, o que, consequentemente, pode acarretar transtornos como ansiedade, depressão, irritabilidade, raiva e medo.
Outro problema também foi o aumento significativo de demandas ligadas às violações de direitos, negligências e violência contra este público tão vulnerável, praticadas por familiares, cuidadores, omissão do estado ou até mesmo por ação do próprio idoso.
Nesse sentido, a Secretaria de Desenvolvimento Social e Cidadania, por meio do Creas — Centro de Referência Especializado da Assistência Social, tem intensificado sua atuação, através do serviço de Proteção e Atendimento Especializado a Famílias e Indivíduos (Paefi), proporcionando orientação, proteção e acompanhamento às famílias com um ou mais membros em situação de risco pessoal e social, ameaça ou violação de direitos.
As ações, prioritariamente, estão sendo realizadas por meios remotos para preservá-los do risco de contaminação. Entretanto, se há uma situação de risco iminente é realizada busca ativa com visitas domiciliares, discussões de caso e articulação intersecretarias para que possa, de forma efetiva, superar os conflitos e interrupção da violência e violação de direitos.
Profissionais do Creas orientam que familiares, cuidadores e vizinhos devem observar sinais de mudanças no comportamento e humor dos idosos que indiquem a necessidade de ajuda profissional.
O contato deve ser feito no Creas, na sede à Rua Senador Feijó, 165, Jardim Aruan, ou pelo telefone 3886-2960, das 8h às 17h.
Também há o serviço de plantão para denúncias que envolvam violência contra o idoso, das 18h até 6h, de segunda a sexta, e 24h aos finais de semana, pelo número (12) 99651-6185.
Veja Também Recentes
Caraguatatuba lança Trilha Formativa Freemind para qualificação de servidores da rede de proteção social
A Prefeitura de Caraguatatuba realiza nesta quinta-feira (24), a partir das 14h, o lançamento da Trilha Formativa Freemind. A iniciativa ocorre por meio das secretarias municipais de Assistência Social e de Educação, em parceria com a Associação Freemind Brasil, voltada exclusivamente à qualificação de servidores públicos e usuários de serviços
Caraguatatuba realiza pré-conferências de Segurança Alimentar e Nutricional em três regiões do município
O Conselho Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional, com apoio da Secretaria de Assistência Social e do Banco Municipal de Alimentos, realiza nos dias 28, 29 e 30 de setembro, as Pré-Conferências de Segurança Alimentar e Nutricional. Os encontros serão realizados nas regiões Central, Norte e Sul e são abertos
Inscrições abertas: Projeto Vozes do Litoral mapeia artistas e coletivos da cultura Hip-Hop do Litoral Norte
Artistas, coletivos, produtores e agentes culturais do movimento hip-hop já podem participar do projeto Vozes do Litoral, que realiza mapeamento de pessoas e iniciativas que atuam na cena dos quatro municípios do Litoral Norte. As inscrições seguem até o dia 14 de outubro (quarta-feira). A iniciativa tem como objetivo conhecer,
Show “A Bella Itália – Especial Andrea Bocelli” é destaque no Teatro Mario Covas
O Teatro Mario Covas, em Caraguatatuba, apresenta no dia 31 de outubro (sábado), às 19h, o espetáculo musical “A Bella Itália – Especial Andrea Bocelli” com o trio A Bela e os Tenores. Os ingressos custam a partir de R$ 120, com opção de valor promocional mediante a doação de
Prefeitura capacita 2,6 mil servidores da rede de ensino de Caraguatatuba em curso de Primeiros Socorros
A Secretaria de Educação de Caraguatatuba promoveu o curso de Primeiros Socorros para 2.600 servidores da rede de ensino, entre professores, auxiliares de desenvolvimento infantil, agentes de apoio escolar, inspetores de aluno e gestores das 64 unidades escolares do município, entre julho de 2025 e outubro de 2026. O treinamento