Pesquisar No Site

Câmara encerra audiências públicas online da alíquota do CaraguaPrev nesta sexta-feira (19)

Publicado em: 19/02/2021
Câmara encerra audiências públicas online da alíquota do CaraguaPrev nesta sexta-feira (19)
Câmara encerra audiências públicas online da alíquota do CaraguaPrev nesta sexta-feira (19)

A Câmara de Caraguatatuba promove nesta sexta-feira (19/02) a segunda e última audiência pública online sobre o projeto de lei do reajuste da alíquota de 11% para 14% na contribuição do Instituto de Previdência do Município de Caraguatatuba (CaraguaPrev), em razão da entrada em vigor da Emenda Constitucional (EC) nº 103, de 12 de novembro de 2019, do Governo Federal.

#PraCegoVer Presidente da Câmara de Caraguatatuba, Renato Leite Carrijo de Aguilar, coordenando os trabalhos da audiência pública (Foto: Divulgação/PMC)

A audiência será transmitida hoje (19/02), às 18h, no site https://www.camaracaragua.sp.gov.br/ e nas redes sociais (Facebook e YouTube) da Câmara de Municipal. A primeira discussão online do projeto ocorreu na quinta-feira (18). Os interessados podem obter a cópia projeto e preencher o formulário para questionamentos no site da Câmara de Caraguatatuba.

Os trabalhos da primeira audiência foram coordenados pelo presidente da Câmara Municipal, Renato Leite Carrijo de Aguilar, acompanhado presencialmente dos vereadores Cristian Alves de Godoi, Fernando Augusto da Silva Ferreira, Gildeilson Santos, Jair Araújo da Silva, Islando Ramos Pessoa e Jameson Duarte; e remotamente pelo vereador Antonio Carlos da Silva Junior.

O Instituto de Previdência do Município de Caraguatatuba (CaraguaPrev) contou a participação do presidente Pedro Ivo de Sousa Tau, auxiliado pela diretora Financeira, Luana Moussalli Forcioni Guedes; diretora de Benefícios, Rose Ellen de Oliveira Faria; e pelo procurador jurídico Alexandre Santana de Melo; além dos consultores jurídicos da ABCPrev Gestão e Formação Previdenciária, Diogo Rodrigues e Tiago Oliveira.

O aumento de 14% previsto no artigo 11 da Emenda Constitucional é uma imposição da Constituição Federal. Com isso, todos os municípios brasileiros com Regime Próprio de Previdência Social (RPPS) devem alterar a alíquota de contribuição previdenciária para igualá-la a dos servidores da União. A alteração será feita por meio de lei municipal (projeto de lei complementar nº 01/20 de autoria do Executivo). O desconto começa a ser efetuado no salário do servidor três meses após da aprovação da lei de natureza tributária, prazo exigido no parágrafo 6º do artigo 195 da Constituição Federal.

“Alguns pontos da referida emenda foram de aplicação imediata no caso das incorporações, ou seja, no dia 13 de novembro de 2019. Com a publicação da EC 103, as incorporações deixaram de existir no território nacional. No caso da alíquota, a própria EC determinou que fosse feita por lei para não ferir o pacto federativo, conforme a Constituição. Não se trata de uma iniciativa do CaraguaPrev, da Câmara Municipal, Prefeitura e nem do prefeito, é uma iniciativa do presidente da República para todos os entes federativos”, explicou o presidente do CaraguaPrev, Pedro Ivo de Sousa Tau.

Os Conselhos Deliberativo e Fiscal do Instituto de Previdência do Município de Caraguatatuba (CaraguaPrev), órgãos máximos que representam os servidores municipais ativos e inativos no instituto, aprovaram a determinação prevista no parágrafo 4º do artigo 9º da EC nº 103/2019. Pelo dispositivo, Estados, Distrito Federal e Municípios não podem manter alíquota inferior à da contribuição dos servidores da União, que passou a ser de 14%.

De acordo com o presidente do CaraguaPrev, a não adoção da alíquota de 14% pode acarretar sanções do Governo Federal ao município. “É uma imposição da Constituição Federal em que o município precisa fazer esse reajuste no desconto previdenciário dos servidores municipais para continuar com Certificado de Regularidade Previdenciária (CRP) em dia”.

Segundo ele, o CRP comprova que o ente federativo segue normas de boa gestão, de forma a assegurar o pagamento dos benefícios previdenciários aos seus segurados e pode receber transferências voluntárias de recursos da União, celebrar convênios, entre outros benefícios financeiros.

O instituto é responsável pelas aposentadorias dos funcionários da Prefeitura de Caraguatatuba, Câmara Municipal, Fundação Educacional e Cultural de Caraguatatuba (Fundacc) e do próprio instituto.  Mais informações pelo WhatsApp (12) 3883-3480, telefone (12) 3883-3252 e e-mail caraguaprev@caraguaprev.sp.gov.br. O atendimento ao público presencial, online e via telefone é das 9h às 15h, nos dias úteis.

Audiência pública online sobre o projeto de lei do reajuste da alíquota de 11% para 14% na contribuição do CaraguaPrev

Dia: 19/02 (sexta-feira)

Horário: 18h

Transmissão: www.camaracaragua.sp.gov.br, Página da Câmara de Caraguatatuba no Facebook e Canal da Câmara de Caraguatatuba no YouTube

Mais Notícias

Veja Também Recentes

Banco de Leite Humano completa seis anos e beneficia 830 recém-nascidos prematuros
Banco de Leite Humano completa seis anos e beneficia 830 recém-nascidos prematuros

Há seis anos, Caraguatatuba implantava o Banco de Leite Humano (BLH), um equipamento que contribui para toda região do Litoral Norte, com objetivo principal de fornecer leite pasteurizado aos bebês prematuros da maternidade e da Unidade de Terapia Intensiva (UTI) Neonatal da Casa de Saúde Stella Maris que atende as

Leia Mais Notícias Secretaria de Saúde Publicado em 17/04/2024
Equipe de Karatê de Caraguatatuba Conquista 38 Medalhas na Copa Caçapava
Equipe de Karatê de Caraguatatuba Conquista 38 Medalhas na Copa Caçapava

A equipe de Karatê de Caraguatatuba foi destaque na Copa Caçapava, realizada no último domingo (21), e encerrou o evento com uma impressionante coleção de medalhas. Os atletas garantiram um total de 15 medalhas de ouro, 8 de prata e 15 de bronze, somando incríveis 38 medalhas para o município.

Leia Mais Notícias Secretaria de Esportes e Recreação ODS - Objetivo de Desenvolvimento Sustentável ODS 3 - Saúde e Bem-Estar Publicado em 23/04/2024
Começam as quartas de final do Torneio Aniversário da Cidade de Futsal e Futebol de Campo
Começam as quartas de final do Torneio Aniversário da Cidade de Futsal e Futebol de Campo

Os jogos do Torneio Aniversário da Cidade de Futsal chegam às fases decisivas nesta quarta-feira (3), no ginásio Morro do Algodão, a partir das 20h. A primeira disputa da noite será entre Lion FC e Chelsea/Irmandade, os últimos times a disputarem as oitavas de final. Um dos dois seguirá para

Leia Mais Notícias Secretaria de Esportes e Recreação Publicado em 02/04/2024
Massaguaçu recebe projeto Gabinete em Ação a partir de terça-feira
Massaguaçu recebe projeto Gabinete em Ação a partir de terça-feira

Moradores do bairro Massaguaçu e região contam a partir da próxima terça-feira (9/4) com diversos atendimentos da Prefeitura de Caraguatatuba, no projeto “Gabinete em Ação, a Prefeitura mais perto de você”. A ação será realizada até 12 de abril (sexta-feira), sempre das 9h às 17h, em frente a UPA (Rua

Leia Mais Notícias Gabinete do Prefeito Publicado em 04/04/2024
Prefeitura e Acalento oferecem equoterapia para melhorar a qualidade de vida de crianças com deficiência
Prefeitura e Acalento oferecem equoterapia para melhorar a qualidade de vida de crianças com deficiência

Ligada à Secretaria dos Direitos da Pessoa com Deficiência e Idoso (Sepedi), da Prefeitura de Caraguatatuba, a Acalento (Associação de Apoio ao Desenvolvimento Humano) atende atualmente 250 pessoas com deficiência e idosos, sendo que 200 são encaminhados pela rede municipal, por meio de contrato de prestação de serviços com a

Leia Mais Notícias Secretaria dos Direitos da Pessoa com Deficiência e do Idoso ODS - Objetivo de Desenvolvimento Sustentável ODS 17 - Parcerias e meios de implementação Publicado em 24/04/2024