Pesquisar No Site

Auxílio Funeral: Prefeitura de Caraguatatuba orienta como solicitar benefício

Auxílio Funeral: Prefeitura de Caraguatatuba orienta como solicitar benefício
Auxílio Funeral: Prefeitura de Caraguatatuba orienta como solicitar benefício

A Prefeitura de Caraguatatuba, por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social e Cidadania, já atendeu 2.183 famílias, entre janeiro de 2017 e dezembro de 2020, com o auxílio funeral.

Esse benefício é destinado a famílias e pessoas com renda familiar de um salário mínimo, ou com renda per capita de até meio salário mínimo, ou ainda impossibilitada de arcar com as despesas referentes ao funeral do ente.

PraCegoVer – Foto Interior do cemitério do indaiá, caminho pavimentado onde se vê túmulos à direita e à esquerda e à frente, uma capela.

O auxílio funerário dispõe dos serviços urna mortuária (caixão) e sepultamento e velório. Ressalta-se que a Lei não dispõe de reembolso de forma alguma. Para o caso do traslado do corpo, ele ocorrerá (tem limite de 200km), desde que o falecido seja munícipe de Caraguatatuba, ou seja, morador da cidade e esteja eventualmente em outra região quando da sua morte.

As famílias podem requerer o auxílio funeral de segunda à sexta-feira, das 8h30 às 14h30, através do atendimento remoto implantado em cada CRAS – Centro de Referência de Assistência Social.

A documentação necessária é a seguinte: cadastro no CADÚNICO; carteira de identidade (RG); carteira de trabalho (CTPS); CPF; título de eleitor; comprovante de residência; declaração de óbito ou encaminhamento ao Serviço de Verificação do Óbito (SVO).

Para isenção dos serviços funerários COVID-19, serão realizados as seguintes etapas: demanda espontânea CRAS/ Orientação do Plantão Alcançável e dos Serviços Funerários do Município. Os familiares requerentes serão orientados a ligar ou mandar mensagem para os seguintes números de referência:

CRAS Centro – (12)99650-9421. Para os moradores dos bairros: Caputera, Centro, Estrela D’alva, Indaiá, Ipiranga, Jaraguazinho, Jardim Aruan, Jardim Forest, Jardim Francis, Jardim Gaivota, Jardim Jaqueira, Jardim Primavera, Poiares, Ponte Seca, Prainha, Rio do Ouro, Sumaré e Tinga.

CRAS Norte – (12) 99652-8847. Para os moradores dos bairros: Cantagalo, Capricórnio, Casa Branca, Jardim Estella Maris, Jardim Terralão, Martin de Sá, Morro do Querosene, Olaria, Cidade Jardim e Serraria.

CRAS Sul – (12) 99653-9109. Para os moradores dos bairros: Jaraguá, Jardim Tarumã, Pegorelli, Perequê Mirim, Travessão, Vapapesca, Balneário Santa Helena e Nova Caraguá.

CRAS Barranco Alto – (12) 99653-8076. Para os moradores dos bairros: Barranco Alto, Fazenda Serramar, Golfinho, Jardim Britânia, Jardim Helena, Jardim Parnaso, Jardim Saveiro, Mar Azul, Morro do Algodão, Nova Caraguá II, Pirassununga, Poço das Antas, Pontal Santa Marina, Porto Novo, Praia das Palmeiras, Recanto do Sol, Rio Claro e Rio Marinas.

CRAS Jetuba – (12) 99652-8847. Para os moradores dos bairros: Jetuba, Alto do Jetuba, Jardim Santa Rosa e Morro do Chocolate

CRAS Massaguaçu – (12) 99654-1247. Para os moradores dos bairros: Tabatinga, Cocanha, Massaguaçu, Pedra Grande, Sertão dos Tourinhos, Capricórnio I, II e III.

O profissional que atenderá remotamente deverá, primeiramente, solicitar documentos pessoais do requerente, observando o grau de parentesco ascendente ou descendente, os documentos pessoais do falecido e a Declaração de Óbito.

O procedimento será realizado online por assistentes sociais que estão disponíveis pelos números indicados por CRAS de segunda a sexta feira das 8h30 às 14h30.

Fora desse horário e aos finais de semana, o plantão será pelo número telefônico (12) 99750-8038.

Mais Notícias

Veja Também Recentes

Caraguatatuba recebe 1º Congresso Forrozeiro e curso de capacitação para artistas
Caraguatatuba recebe 1º Congresso Forrozeiro e curso de capacitação para artistas

Encontro reunirá profissionais do setor de todo litoral norte No próximo dia 27 de abril, das 10 até às 22 horas, no polo Travessão, será realizado o 1º Congresso Forrozeiro de Caraguatatuba. O evento é gratuito e tem como objetivo, discutir ações para o setor entre os profissionais da área,

Leia Mais Notícias FUNDACC ODS - Objetivo de Desenvolvimento Sustentável ODS 8 - Trabalho decente e crescimento econômico Publicado em 24/04/2024
Caraguatatuba recebe Agência Móvel da Sabesp para reforçar atendimento
Caraguatatuba recebe Agência Móvel da Sabesp para reforçar atendimento

Os moradores e turistas de Caraguatatuba terão mais uma oportunidade para acessar os serviços da Sabesp. Os clientes podem solicitar serviços e informação sem necessidade de agendamento prévio. Para ser atendido, basta levar um documento de identidade com foto (RG/CPF ou CNH) e uma conta da Sabesp. Veja o cronograma

Leia Mais Notícias Secretaria de Urbanismo Publicado em 02/04/2024
Prefeitura de Caraguatatuba abre Concurso de Fotografia para comemorações do 'Dia do Observador de Aves'
Prefeitura de Caraguatatuba abre Concurso de Fotografia para comemorações do ‘Dia do Observador de Aves’

A Prefeitura de Caraguatatuba, por meio da Secretaria de Meio Ambiente, Agricultura e Pesca, realiza a abertura do Concurso de Fotografia a partir desta terça-feira (16), em celebração ao ‘Dia do Observador de Aves’, no dia 16 de maio. O evento será comemorado pela primeira vez na cidade, uma vez

Leia Mais Notícias Secretaria de Meio Ambiente, Agricultura e Pesca Publicado em 16/04/2024
Caraguatatuba recebe 4º Festival Auracy Mansano de Voo Livre
Caraguatatuba recebe 4º Festival Auracy Mansano de Voo Livre

Caraguatatuba se prepara para receber o 4º Festival Auracy Mansano de Voo Livre, agendado para os próximos sábado e domingo, dias 27 e 28 de abril, a partir das 10h. O evento integra as celebrações de aniversário de 167 anos do município e espera a presença de cerca de 200

Leia Mais Notícias Secretaria de Esportes e Recreação Publicado em 17/04/2024
Times avançam para as quartas de final do Torneio Aniversário da Cidade de Futsal
Times avançam para as quartas de final do Torneio Aniversário da Cidade de Futsal

Na última sexta-feira (22), o ginásio do Morro do Algodão recebeu as partidas pelas oitavas de final do Torneio Aniversário da Cidade de Futsal, onde dois times garantiram sua vaga nas quartas de final. O time Eduardo Stadium brilhou ao marcar 10 gols contra os adversários Borussia, garantindo assim sua

Leia Mais Notícias Secretaria de Esportes e Recreação Publicado em 25/03/2024