Pesquisar No Site

Prefeitura de Caraguatatuba vai adquirir mais implementos para reforçar Agricultura Familiar

Prefeitura de Caraguatatuba vai adquirir mais implementos para reforçar Agricultura Familiar
Prefeitura de Caraguatatuba vai adquirir mais implementos para reforçar Agricultura Familiar

#PraCegoVer: Frutas, legumes e hortaliças produzidas por agricultores locais estão sobre uma mesa (Foto: Divulgação/PMC)

A Prefeitura de Caraguatatuba tem investido cada vez mais no fortalecimento da Agricultura Familiar. A meta, agora, é reforçar a Patrulha Agrícola com a aquisição de mais implementos que beneficiarão mais de 200 produtores rurais do município.

De acordo com a Secretaria de Meio Ambiente, Agricultura e Pesca (SMAAP), Levantamento Censitário das Unidades de Produção Agropecuária do Estado de São Paulo (Lupa) 2016/2017, Caraguatatuba conta com aproximadamente 5.200 hectares (ha) de produção agropecuária, onde 121 propriedades possuem menos de 10 ha e 83 entre 10 e 100 ha. A estimativa é de 12 mil cabeças de gado.

Nessas áreas são produzidos abacate, abóbora japonesa, abóbora italiana, acelga, alface americana, alface crespa, banana nanica, banana prata, batata doce, berinjela, beterraba, brócolis ninja, cenoura, cheiro verde, couve manteiga, escarola, inhame, mandioca, maracujá, ora-pro-nobis, repolho liso, tomate, vagem e cambuci.

Atualmente, os serviços de preparo da terra contemplados pela Patrulha Agrícola são roçada, aragem e gradagem, sendo que em 2020 foram preparadas 12 áreas, totalizando cerca de 80 hectares trabalhados.

Com a aquisição de uma nova máquina será possível impulsionar a agricultura familiar, pois o objetivo é adquirir trator, roçadeira, arado, grade, encanteiradora e micro trator com implementos, visando trabalhar, simultaneamente, em até três  propriedades.

Segundo a Divisão de Agricultura e Pesca, a produção familiar é focada principalmente na pecuária leiteira e hortifrutigranjeiros. Alguns produtores estão organizados em uma associação para comercialização da produção.

Esse tipo de organização rural é considerado peça fundamental na melhoria das condições socioeconômicas dos produtores rurais, podendo fazer frente ao mercado competitivo e ainda potencializar o processo de desenvolvimento sustentável da atividade agropecuária.

#PraCegoVer: Kits de frutas, legumes e hortaliças produzidos por agricultores locais. (Foto: Divulgação/PMC)

Ainda segundo a Prefeitura, embora haja contínuo desenvolvimento tecnológico no meio rural, ainda é comum encontrar situações onde a capacidade de uso do solo e a adoção de práticas conservacionistas não são consideradas na escolha e exploração das culturas.

A Prefeitura de Caraguatatuba vem apoiando e fomentando em todo o processo de produção agropecuária aos pequenos produtores rurais, por meio da Secretaria de Meio Ambiente, Agricultura e Pesca, possibilitando maior acesso a programas institucionais como Programa Nacional da Alimentação Escolar (PNAE) e Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), bem como a oportunidade de ampliação para outros mercados.

Somente para o PNAE está programada a aquisição de cerca de 105 toneladas de frutas e hortaliças. Já dados do Ceagesp de 2019 mostram que os produtores rurais de Caraguatatuba movimentaram cerca de 574,657 toneladas de produtos como  abobrinha, berinjela, chuchu, jiló, pepino, pimenta, pimentão, tomate e vagem.

Mais Notícias

Veja Também Recentes

Caraguatatuba inicia semana com 224 vagas de emprego
Caraguatatuba inicia semana com 242 vagas de emprego

O Posto de Atendimento ao Trabalhador de Caraguatatuba inicia a semana com 242 oportunidades de emprego. Destaque para 73 vagas de eletricista em diversas áreas, 20 para preparador de estrutura metálica (ajudante de obras), 20 de sinaleiro, 10 de operador de telemarketing, 10 de consultor de vendas, seis de encanador

Leia Mais Notícias PAT Publicado em 01/04/2024
Prefeitura de Caraguatatuba realiza no Travessão a segunda audiência pública do PPA 2025 e LDO 2025
Prefeitura de Caraguatatuba realiza no Travessão a segunda audiência pública do PPA 2025 e LDO 2025

A segunda audiência pública descentralizada para discutir a revisão do Plano Plurianual (PPA) de 2025 e a elaboração da Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) para o exercício de 2025 foi realizada na noite de terça-feira (26) pela Prefeitura de Caraguatatuba. O evento, ocorrido no bairro do Travessão, região Sul da

Leia Mais Notícias Secretaria de Planejamento Estratégico e Desenvolvimento Publicado em 27/03/2024
Prefeitura de Caraguatatuba reforça participação dos munícipes com a Coleta Seletiva
Prefeitura de Caraguatatuba reforça participação dos munícipes com a Coleta Seletiva

A Prefeitura de Caraguatatuba está intensificando o apelo à população para que o descarte de materiais para a Coleta Seletiva seja feito nos dias e horários corretos, a fim de garantir a eficiência do serviço. A Secretaria de Meio Ambiente, Agricultura e Pesca disponibiliza o cronograma completo da coleta pelo

Leia Mais Notícias Secretaria de Meio Ambiente, Agricultura e Pesca Publicado em 02/04/2024
Prefeitura de Caraguatatuba abre inscrição para nova modalidade de Beach Tennis
Prefeitura de Caraguatatuba abre inscrição para nova modalidade de Beach Tennis

A Prefeitura de Caraguatatuba, por meio da Secretaria de Esportes e Recreação, incluiu mais uma modalidade no projeto Nova Onda, que é o Beach Tennis. As aulas serão na quadra de areia do Centro Esportivo Municipal Ubaldo Gonçalves (Cemug). As aulas serão ministradas em diversos horários durante a semana, com

Leia Mais Notícias Secretaria de Esportes e Recreação Publicado em 26/03/2024
Reclamações financeiras e de internet fixa marcam ranking do Procon de Caraguatatuba no 1º trimestre de 2024
Reclamações financeiras e de internet fixa marcam ranking do Procon de Caraguatatuba no 1º trimestre de 2024

O relatório do  Procon da Prefeitura de Caraguatatuba registrou 785 procedimentos formalizados dos 1.449 atendimentos realizados entre os dias 1º e 31 de março. Desse total, 664 registros foram de consumidores orientados e encaminhados para outros órgãos. Os balanços de janeiro, fevereiro e março foram marcados por problemas com o envio

Leia Mais Notícias PROCON Publicado em 08/04/2024