Pesquisar No Site

Prefeitura de Caraguatatuba vai adquirir mais implementos para reforçar Agricultura Familiar

Prefeitura de Caraguatatuba vai adquirir mais implementos para reforçar Agricultura Familiar
Prefeitura de Caraguatatuba vai adquirir mais implementos para reforçar Agricultura Familiar

#PraCegoVer: Frutas, legumes e hortaliças produzidas por agricultores locais estão sobre uma mesa (Foto: Divulgação/PMC)

A Prefeitura de Caraguatatuba tem investido cada vez mais no fortalecimento da Agricultura Familiar. A meta, agora, é reforçar a Patrulha Agrícola com a aquisição de mais implementos que beneficiarão mais de 200 produtores rurais do município.

De acordo com a Secretaria de Meio Ambiente, Agricultura e Pesca (SMAAP), Levantamento Censitário das Unidades de Produção Agropecuária do Estado de São Paulo (Lupa) 2016/2017, Caraguatatuba conta com aproximadamente 5.200 hectares (ha) de produção agropecuária, onde 121 propriedades possuem menos de 10 ha e 83 entre 10 e 100 ha. A estimativa é de 12 mil cabeças de gado.

Nessas áreas são produzidos abacate, abóbora japonesa, abóbora italiana, acelga, alface americana, alface crespa, banana nanica, banana prata, batata doce, berinjela, beterraba, brócolis ninja, cenoura, cheiro verde, couve manteiga, escarola, inhame, mandioca, maracujá, ora-pro-nobis, repolho liso, tomate, vagem e cambuci.

Atualmente, os serviços de preparo da terra contemplados pela Patrulha Agrícola são roçada, aragem e gradagem, sendo que em 2020 foram preparadas 12 áreas, totalizando cerca de 80 hectares trabalhados.

Com a aquisição de uma nova máquina será possível impulsionar a agricultura familiar, pois o objetivo é adquirir trator, roçadeira, arado, grade, encanteiradora e micro trator com implementos, visando trabalhar, simultaneamente, em até três  propriedades.

Segundo a Divisão de Agricultura e Pesca, a produção familiar é focada principalmente na pecuária leiteira e hortifrutigranjeiros. Alguns produtores estão organizados em uma associação para comercialização da produção.

Esse tipo de organização rural é considerado peça fundamental na melhoria das condições socioeconômicas dos produtores rurais, podendo fazer frente ao mercado competitivo e ainda potencializar o processo de desenvolvimento sustentável da atividade agropecuária.

#PraCegoVer: Kits de frutas, legumes e hortaliças produzidos por agricultores locais. (Foto: Divulgação/PMC)

Ainda segundo a Prefeitura, embora haja contínuo desenvolvimento tecnológico no meio rural, ainda é comum encontrar situações onde a capacidade de uso do solo e a adoção de práticas conservacionistas não são consideradas na escolha e exploração das culturas.

A Prefeitura de Caraguatatuba vem apoiando e fomentando em todo o processo de produção agropecuária aos pequenos produtores rurais, por meio da Secretaria de Meio Ambiente, Agricultura e Pesca, possibilitando maior acesso a programas institucionais como Programa Nacional da Alimentação Escolar (PNAE) e Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), bem como a oportunidade de ampliação para outros mercados.

Somente para o PNAE está programada a aquisição de cerca de 105 toneladas de frutas e hortaliças. Já dados do Ceagesp de 2019 mostram que os produtores rurais de Caraguatatuba movimentaram cerca de 574,657 toneladas de produtos como  abobrinha, berinjela, chuchu, jiló, pepino, pimenta, pimentão, tomate e vagem.

Mais Notícias

Veja Também Recentes

Confira os horários da Coleta Seletiva e Ecopontos para o feriado de Ano Novo
Confira os horários da Coleta Seletiva e Ecopontos para o feriado de Ano Novo

A Prefeitura de Caraguatatuba, por meio da Secretaria de Meio Ambiente, Agricultura e Pesca (SMAAP) informa que os serviços de Coleta Seletiva e os Ecopontos estarão com as atividades suspensas devido ao feriado de Ano Novo. Nesta quinta e sexta-feira, 31/12 e 1º/01, os Ecopontos estarão fechados. Os atendimentos retornam

Leia Mais Notícias Secretaria de Meio Ambiente, Agricultura e Pesca Publicado em 30/12/2020
Caraguatatuba abre 130 vagas de emprego nesta quarta-feira (6)
Caraguatatuba começa ano com 60 vagas de emprego no PAT

Caraguatatuba inicia o ano com 60 oportunidades de emprego disponíveis para esta semana no Posto de Atendimento ao Trabalhador (PAT). As vagas são para diversas áreas com contrato definitivo. Os interessados devem comparecer ao PAT, das 8h às 12h, munidos de RG, CPF, CTPS, PIS e o currículo. O Posto

Leia Mais Notícias Gabinete do Prefeito Publicado em 04/01/2021
Caraguatatuba permanece na Fase Amarela do Plano SP com restrições de horário e capacidade
Caraguatatuba permanece na Fase Amarela do Plano SP com restrições de horário e capacidade

Caraguatatuba segue na Fase Amarela com restrições de horário de funcionamento e capacidade de ocupação, conforme decreto municipal publicado nesta segunda-feira (11/01) no Diário Oficial do Município: https://www.caraguatatuba.sp.gov.br/pmc/2021/01/edital-ano-iii-no-448/ Com a permanência a Fase Amarela, a Prefeitura de Caraguatatuba limitou a capacidade de lotação dos estabelecimentos em 40% (antes eram 60%),

Leia Mais Notícias Secretaria de Assuntos Jurídicos Publicado em 13/01/2021
Obras da nova Praça Antônio Fachini na Martim entram na reta final
Obras da nova Praça Antônio Fachini na Martim entram na reta final

A Prefeitura de Caraguatatuba segue com as obras de revitalização da Praça Antônio Fachini, localizada no bairro Martim de Sá. Já estão prontos os 10 boxes para artesãos e o banheiro público, que ficam próximo ao posto do Grupamento de Bombeiros Marítimos (GBMar). Além do banheiro e dos boxes, a

Leia Mais Notícias Secretaria de Obras Públicas Publicado em 07/01/2021
Força-tarefa da Prefeitura de Caraguatatuba fiscaliza cerca de 350 estabelecimentos no fim de semana
Força-tarefa da Prefeitura de Caraguatatuba fiscaliza cerca de 350 estabelecimentos no fim de semana

As equipes de fiscalização da Prefeitura de Caraguatatuba vistoriam cerca de 350 estabelecimentos comerciais no fim de semana para verificar o cumprimento de decreto municipal em relação ao horário de funcionamento de aglomeração de pessoas. Também atenderam dezenas de denúncias relacionadas a perturbação de sossego. As autuações podem ultrapassar os

Leia Mais Notícias Secretaria de Urbanismo Publicado em 11/01/2021