Pesquisar No Site
Minha Família sem Dengue: moradores do Tabatinga recebem visita das equipes de controle de dengue

Minha Família sem Dengue: moradores do Tabatinga recebem visita das equipes de controle de dengue
A Prefeitura de Caraguatatuba, por meio da Secretaria de Saúde (Sesau), tem intensificado as ações da campanha ‘Minha Família sem Dengue’, que visa o combate ao criadouro do mosquito Aedes aegypti.

IMG 2 #PraCegoVer: Agente do CCZ faz vistoria em residência (Foto: Divulgação/PMC)
Desde a semana passada, as equipes de controle da dengue, compostas pelos agentes do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ), com o apoio dos agentes comunitários de saúde (ACSs), percorrem as ruas da região norte, também chamada de ‘área 1’. Eles fazem vistorias e dão orientações de como eliminar o criadouro do mosquito.
As ações para o controle da dengue foram iniciadas depois que o CCZ divulgou o índice da avaliação de densidade larvária (ADL), realizada no mês de novembro, que foi de 2,4%. De acordo com o Ministério da Saúde, o resultado indica um estado de alerta para infestação do mosquito transmissor da dengue, zika, chikungunya e febre amarela.
Nesta segunda-feira (14), as equipes fazem as vistorias e a eliminação de criadouros, chamado de ‘bloqueio mecânico’ em imóveis residenciais e comerciais no bairro Tabatinga, das 8h às 12h e das 13h às 17h. As atividades seguem até sexta-feira (18).
Também será realizada a nebulização em 20 imóveis de ponto estratégico (PE), que são os locais com acúmulo de materiais, como: borracharias, ferros-velhos, mecânicas automotivas, empresas de reciclagem e floriculturas.
Segundo o coordenador do CCZ, Guilherme Garrido, “esses locais facilitam a proliferação do mosquito, justamente por terem a características de criadouro”.
A nebulização já se iniciou no bairro Massaguaçu, Região Norte, e irá se estender até o Perequê-Mirim, Região Sul. Os PEs foram escolhidos por estarem em situação crítica. “Nossas equipes perceberam que a quantidade de criadouros desses 20 locais era muito grande. Queremos evitar a proliferação do mosquito nesses imóveis”, explicou Guilherme.
Até esta segunda-feira (14), a Vigilância Epidemiológica da Secretaria de Saúde registrou 2.719 notificações de dengue. Deste total, 700 casos são positivos, 2.018 negativos e nenhum óbito.
Veja Também Recentes

Fiscalização da Prefeitura apreende produtos sem licença e irregulares
Mais de 60 unidades de refrigerantes foram apreendidas na entrada do Morro Santo Antônio, região central de Caraguatatuba, durante fiscalização da força-tarefa criada pela administração municipal. Além de estarem comercializando em um local proibido, os ambulantes não apresentaram licença para a venda das mercadorias. De acordo com a Secretaria da Fazenda (Fiscalização do Comércio), as

Mais de 3,5 mil kits refeição são entregues às residências dos idosos e pessoas com deficiência em Caraguatatuba
O Centro Integrado de Atenção à Pessoa com Deficiência e ao Idoso (Ciapi) de Caraguatatuba continua com a entrega de kits refeição nas residências dos usuários em vulnerabilidade social. Até o momento, 3.548 kits já foram distribuídos. O acolhimento iniciou com a pandemia da Covid-19, a fim de atender os

Obras da nova Praça Antônio Fachini na Martim entram na reta final
A Prefeitura de Caraguatatuba segue com as obras de revitalização da Praça Antônio Fachini, localizada no bairro Martim de Sá. Já estão prontos os 10 boxes para artesãos e o banheiro público, que ficam próximo ao posto do Grupamento de Bombeiros Marítimos (GBMar). Além do banheiro e dos boxes, a

Ciapi de Caraguatatuba oferece atividades online por meio do Youtube
O Centro Integrado de Atenção à Pessoa com Deficiência e ao Idoso (Ciapi) continua com a promoção de vídeos interativos para o canal no Youtube, criado no início da pandemia, com a suspensão das atividades presenciais. Até o momento, o canal tem 379 inscritos, 101 vídeos publicados e mais de

Prefeitura de Caraguatatuba interdita adegas por funcionamento irregular e pessoas sem máscaras
A Prefeitura de Caraguatatuba interditou na noite de quarta-feira (20) duas adegas que funcionavam de forma irregular porque, conforme a fase laranja do Plano São Paulo este tipo de estabelecimento não pode abrir. Elas ainda estavam com clientes sem máscara. A fiscalização foi feita por agentes das Secretarias de Saúde