Pesquisar No Site

Fundo Social divulga balanço e destaca quase 2 mil kits de alimentos entregues durante a pandemia

Publicado em: 04/12/2020
Fundo Social divulga balanço e destaca quase 2 mil kits de alimentos entregues durante a pandemia
Fundo Social divulga balanço e destaca quase 2 mil kits de alimentos entregues durante a pandemia

O Fundo Social de Caraguatatuba apresentou nesta sexta-feira (4/12), um balanço das ações realizadas neste ano. A prestação foi realizada de forma online às instituições sociais da cidade, que são as mais beneficiadas com os serviços do espaço.

#PraCegoVer: Funcionária do Fundo Social recebe doação de cesta básica de empresa (Foto: Divulgação/PMC)

A presidente do Fundo Social, Samara Aguilar, explicou que o Fundo procurou acompanhar e contribuir em todas as situações e necessidades emergenciais, neste ano, em que toda a programação prevista, teve que ser suspensa, em razão da pandemia da Covid-19.

Ainda no início do ano, o Fundo Social realizou mais uma edição do Bloco da Solidariedade, com o objetivo de unir a comunidade local, em uma iniciativa solidária. A terceira edição reuniu cerca de 600 foliões, com o apoio de patrocinadores e a participação aberta para instituições locais e venda de abadás, que garantiram renda revertida aos projetos do Fundo Social e ações emergenciais.

Com a suspensão dos eventos públicos, onde arrecadavam doações, o atendimento às instituições sociais da cidade ficou comprometido. Ainda assim, foram entregues nos três primeiros meses, 2.078 quilos de alimentos, 120 litros de leite, produtos de higiene e limpeza, roupas de cama, banho e cobertores, 1.540 caixas de suco e 270 kits para crianças, com leite, achocolatado e bolacha.

O projeto ‘Atender’, com doação de vestuário, calçados, roupas de cama, banho e cobertores foi mantido à população, por meio de encaminhamentos da Secretaria de Desenvolvimento Social e Cidadania, para 415 famílias em situação de vulnerabilidade social. Em situações extremas, foi feito também doação de móveis e colchões, recebidos por terceiros e repassados conforme orientação das assistentes sociais.

Em parceria com a Sabesp foi promovida a campanha ‘Inverno Solidário’, onde foram arrecadados 1.523 cobertores novos e mais de 10 mil peças de roupas.

O trabalho com as gestantes seguiu ativo com a entrega dos kits enxovais para 86 futuras mamães, que receberam os kits, contendo 24 itens de roupas novas (macacão, body, mijão, toalha, lençol, fraldas, calça plástica e produtos de higiene). Este ano, em função da pandemia, as palestras de orientação ficaram suspensas.

#PraCegoVer: Funcionária do Fundo Social entrega máscara para uma mulher na recepção (Foto: Divulgação/PMC)

Os cursos de qualificação profissional, prioridade nas ações de geração de emprego e renda do Fundo Social ficaram comprometidos. Antes da pandemia, foi possível qualificar 74 munícipes, nas áreas de segurança do trabalho, alimentação e construção civil. Os cursos foram realizados em parceria com o Senai e o Fundo Social do Estado de São Paulo.

A presidente do Fundo Social ressalta que os cursos previstos para 2020 serão retomados em 2021, com todos os critérios de segurança sanitária de prevenção à Covid-19.

Prevenção e atenção – Através de parceria, o Fundo Social entregou 770 máscaras Face Shield, 300 aventais e 200 toucas para os profissionais da linha de frente no enfrentamento da pandemia, além de 10 mil máscaras de tecido para população, distribuídas nas Unidades Básicas de Saúde, Unidades de Pronto Atendimento e na sede do Fundo Social.

Ainda em função da pandemia, o Fundo Social conseguiu atender emergencialmente, famílias em situação de vulnerabilidade social, afetadas diretamente com a paralisação das atividades, como taxistas, artesãos, vans escolares e pessoas que fizeram a solicitação pelo aplicativo 156, conforme critérios apontados pela Secretaria de Desenvolvimento Social e Cidadania e decretos publicados. Foram 1.988 kits de alimentação doados, arrecadados a partir das campanhas e da rede de solidariedade.

Quem quiser conhecer e colaborar com o Fundo Social. A Sede fica na Rua José Damazo dos Santos, 39 – Centro (próximo ao banco Santander), telefone (12) 3897-5656.

Mais Notícias

Veja Também Recentes

Prefeitura de Caraguatatuba abre inscrição para nova modalidade de Beach Tennis
Prefeitura de Caraguatatuba abre inscrição para nova modalidade de Beach Tennis

A Prefeitura de Caraguatatuba, por meio da Secretaria de Esportes e Recreação, incluiu mais uma modalidade no projeto Nova Onda, que é o Beach Tennis. As aulas serão na quadra de areia do Centro Esportivo Municipal Ubaldo Gonçalves (Cemug). As aulas serão ministradas em diversos horários durante a semana, com

Leia Mais Notícias Secretaria de Esportes e Recreação Publicado em 26/03/2024
Prefeitura de Caraguatatuba realiza no Travessão a segunda audiência pública do PPA 2025 e LDO 2025
Prefeitura de Caraguatatuba realiza no Travessão a segunda audiência pública do PPA 2025 e LDO 2025

A segunda audiência pública descentralizada para discutir a revisão do Plano Plurianual (PPA) de 2025 e a elaboração da Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) para o exercício de 2025 foi realizada na noite de terça-feira (26) pela Prefeitura de Caraguatatuba. O evento, ocorrido no bairro do Travessão, região Sul da

Leia Mais Notícias Secretaria de Planejamento Estratégico e Desenvolvimento Publicado em 27/03/2024
Palestra abre 5ª edição do Educatech em Caraguatatuba
Palestra abre 5ª edição do Educatech em Caraguatatuba

A Prefeitura de Caraguatatuba, por meio da Secretaria de Educação (Seduc), abre nesta quinta-feira (21/3) a 5ª edição do Congresso de Tecnologia na Educação (Educatech). O evento, idealizado pela equipe do Setor de Informática Educativa, teve sua primeira edição em 2017. O objetivo é mostrar que a escola inovadora tem

Leia Mais Notícias Secretaria de Educação Publicado em 20/03/2024
Serviços de limpeza, nivelamento de ruas e desassoreamento de valas estão em bairros da região Sul de Caraguatatuba
Serviços de limpeza, nivelamento de ruas e desassoreamento de valas estão em bairros da região Sul de Caraguatatuba

Porto Novo, Perequê Mirim e Travessão são alguns dos bairros da região Sul de Caraguatatuba que estão recebendo esta semana serviços de zeladoria da Prefeitura, por meio da Secretaria de Serviços Públicos (Sesep). Equipes de roçada, varrição e retirada de resíduos e entulhos estão essa semana nas ruas do Porto

Leia Mais Notícias Secretaria de Serviços Públicos Publicado em 17/04/2024
Prefeitura de Caraguatatuba altera local de atendimento do Ciasc Perequê Mirim a partir de segunda-feira
Prefeitura de Caraguatatuba altera local de atendimento do Ciasc Perequê Mirim a partir de segunda-feira

A partir da próxima segunda-feira (01/4), a Prefeitura de Caraguatatuba informa que o atendimento realizado no Centro Integrado de Ações Sociais e Culturais (Ciasc) do Pereque Mirim será transferido para a Central de Benefícios, localizada na Rua Senador Feijó, 165, Jardim Aruan. Com o intuito de proporcionar um melhor atendimento

Leia Mais Notícias Secretaria de Assistência Social Publicado em 27/03/2024