Pesquisar No Site

Caraguatatuba é destaque em políticas para idosos em estudo que avalia o Índice de Longevidade das cidades brasileiras

Destaques
Prefeitura determina readequação e novo Plano de Trabalho para o CIAPI
Caraguatatuba é destaque em políticas para idosos em estudo que avalia o Índice de Longevidade das cidades brasileiras

A cidade de Caraguatatuba é destaque no Índice de Desenvolvimento Urbano para a Longevidade (IDL), que tem como objetivo avaliar o preparo de 876 municípios brasileiros para a longevidade da população.

#PraCegoVer: várias pessoas dentro do mar e um homem segura cadeira anfíbia dentro do mar, com pessoa com deficiência sentada. O céu está azul e ao fundo, um morro; (Fotos: divulgação/PMC)

O estudo foi feito pelo Instituto de Longevidade Mongeral Aegon e o município está em 19° lugar no ranking de grandes cidades, que é composto pelos 300 municípios brasileiros com maior número de habitantes analisados no estudo.

A composição geral do estudo é baseada em sete variáveis: indicadores gerais, cuidados de saúde, bem-estar, finanças, habitação, educação e trabalho, além de cultura e engajamento.

“O papel do IDL é ser uma ferramenta prática que contribua diretamente para que os gestores públicos desenvolvam políticas que melhorem a qualidade de vida nas cidades”, explica Henrique Noya, diretor-Executivo do Instituto de Longevidade Mongeral Aegon.

Ainda sobre o estudo, Caraguatatuba aparece na liderança de uma das sete variáveis componentes do índice “cultura e engajamento”.

Em essência, essa liderança ocorre em consequência de ser, entre essas cidades, a que evidencia a maior frequência de casamento entre idosos. Além disso, Caraguatatuba foi identificada entre as 10 cidades de melhor desempenho em bem-estar.

#PraCegoVer: Idosos fazem atividades ao ar livre na praia.

Outro dado em destaque se deve ao segundo lugar em oferta de casas de chá e suco, que favorecem a socialização, e à boa oferta de estabelecimentos de condicionamento físico, importante para esse tipo de público.

Além da iniciativa privada, Caraguatatuba é exemplo de espaços públicos criados para atender essa população como o CIAPI (Centro Integrado de Atenção à Pessoa com Deficiência e ao Idoso), local que atende mensalmente cerca de 2 mil idosos, em mais de 50 atividades culturais e esportivas. Conta ainda com as academias ao ar livre, realiza atendimento em casa com medicamentos e equipes do Programa Melhor em Casa da Secretaria da Saúde, além de abrigar o Programa Praia Acessível que proporciona lazer aos idosos nas praias.

O prefeito de Caraguatatuba, Aguilar Junior, comemorou o resultado e destaca os investimentos que ainda serão feitos para atender os idosos.

“Vamos entregar em breve mais espaços, como o Centro do Idoso do Jaraguazinho e o Lar do Idoso do Santamarina. Na Saúde, teremos a criação a criação da Unidade de Referência do Idoso e a criação do Centro de Referência da Saúde do Homem (Pró-Homem), que também vai atender os idosos. Além disso, vamos promover cursos de qualificação voltados a Melhor Idade. Cada real investido nessa população e sinônimo de melhoria da qualidade de vida”, explica o prefeito.

Mais Notícias

Veja Também Recentes

Prefeitura firma parceria para atendimento da Defensoria Pública dentro do projeto Gabinete em Ação no Massaguaçu
Prefeitura firma parceria para atendimento da Defensoria Pública dentro Gabinete em Ação no Massaguaçu

Moradores do bairro Massaguaçu e região contam a partir da próxima terça-feira (9/4) com diversos atendimentos da Prefeitura de Caraguatatuba, no projeto “Gabinete em Ação, a Prefeitura mais perto de você”. No local, a população encontrará uma unidade móvel da Prefeitura equipada e com acessibilidade para pessoas com deficiência, com

Leia Mais Notícias Gabinete do Prefeito Publicado em 05/04/2024
Prefeitura de Caraguatatuba e Cartório de Registro de Imóveis se unem para melhorar serviços à população
Prefeitura de Caraguatatuba e Cartório de Registro de Imóveis se unem para melhorar serviços à população

A Prefeitura de Caraguatatuba, por meio da Secretaria de Urbanismo, promoveu uma reunião nesta quarta-feira (3) com o Cartório de Registro de Imóveis visando otimizar os serviços prestados à população. O encontro reuniu especialistas da Secretaria de Urbanismo com o oficial de registro de imóveis, Dr. Diego Selhane Perez, juntamente

Leia Mais Notícias Secretaria de Urbanismo Publicado em 03/04/2024
Prefeitura executa pintura do Santuário Diocesano de Santo Antônio de Caraguatatuba
Prefeitura executa pintura do Santuário Diocesano de Santo Antônio de Caraguatatuba

Servidores da Secretaria de Administração da Prefeitura de Caraguatatuba pintaram o Santuário Diocesano de Santo Antônio de Caraguatatuba (Igreja Matriz) entre os meses de janeiro e abril. Os trabalhos incluíram a Igreja Matriz, o salão paroquial, a secretaria e a loja de produtos religiosos do templo localizado na Praça Candido

Leia Mais Notícias Secretaria de Administração ODS - Objetivo de Desenvolvimento Sustentável ODS 11 - Cidades e comunidades sustentáveis Publicado em 22/04/2024
Prefeitura e Polícia Ambiental impedem invasão em Área de Preservação Permanente no Olaria
Prefeitura e Polícia Ambiental impedem invasão em Área de Preservação Permanente no Olaria

A Prefeitura de Caraguatatuba, por meio da Secretaria de Urbanismo, em parceria com a Polícia Militar Ambiental e a Secretaria de Serviços Públicos (Sesep), realizou mais uma ação de combate à invasão em Área de Preservação Permanente (APP) na região do Olaria. A operação ocorreu esta semana e as autoridades

Leia Mais Notícias Secretaria de Urbanismo Publicado em 05/04/2024
Times avançam no Torneio Aniversário da Cidade de Futsal
Times avançam no Torneio Aniversário da Cidade de Futsal

O Ginásio Morro do Algodão, em Caraguatatuba, recebeu nesta quarta-feira (3/4) as partidas das oitavas e quartas de final do Torneio Aniversário da Cidade de Futsal. No primeiro jogo da noite, pela fase de oitavas, Lion FC e Chelsea/Irmandade se enfrentaram. Após um empate em 2 a 2 no tempo

Leia Mais Notícias Secretaria de Esportes e Recreação Publicado em 04/04/2024