Pesquisar No Site
Abordagem Social encaminha pessoas em situação de rua para Casa de Acolhimento
Abordagem Social encaminha pessoas em situação de rua para Casa de Acolhimento
Mesmo com a pandemia da Covid-19, a Prefeitura de Caraguatatuba continuou e intensificou o serviço de abordagem à população adulta em situação de rua. A ação é realizada pela Secretaria de Desenvolvimento Social e Cidadania, por meio do Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas).
A abordagem é realizada de segunda a sábado, das 9h às 17h e das 18h às 21h. Em média, a equipe aborda diariamente 30 pessoas. Dez procuram o Creas para orientação ou abrigamento, além também, de quase 10 encaminhamentos para acolhimento na Casa do Caminho e Restitui todos os dias.
Atualmente, permanecem acolhidos 22 homens e duas mulheres na Casa do Caminho, e 11 na Comunidade Terapêutica Restitui, que possui parceria com a Prefeitura.

#PraCegoVer: Fachada da Casa do Caminho, com veículo estacionado na frente (Fotos: Divulgação/PMC)
O objetivo do serviço é oferecer orientação, abrigo, nutrição, higiene, acompanhamento médico, além de todas as orientações que precisarem. É importante que a população ajude de forma adequada, acionando o serviço de abordagem para que sejam acolhidos corretamente.
Além do acolhimento, a equipe técnica busca a reinserção familiar e comunitária dos acolhidos, que são identificados conforme sua origem e encaminhados às suas cidades, quando assim o desejam.
Documentos pessoais dos acolhidos também são renovados ou providenciados conforme cada necessidade.
A Prefeitura reforça que todo cidadão tem o direito de ir e vir e que não tem poder de obrigar a pessoa ao acolhimento. É importante que a população não oferte esmola, seja dinheiro, roupas, comida, entre outros, pois este ato, apenas fará com que a pessoa continue na situação de rua, ao invés de procurar uma melhora da qualidade de vida.
Ao deparar-se com pessoas em situação de rua, o cidadão ou entidade que deseja ajudar, deve entrar em contato com as equipes da Casa do Caminho ou do Creas, que tomarão as devidas providências. Os telefones são: (12) 3887-6287 ou (12) 3886-2960.
Serviço:
Casa Transitória Luz do Caminho
Rua Banco Itaú, 202 – Porto Novo
Telefone: (12) 3887 – 6287
Centro de Referência Especializado de Assistência Social – CREAS
Rua Senador Feijó, 165 – Jardim Aruan
Telefone: (12) 3886-2960
Veja Também Recentes
Prefeitura de Caraguatatuba realiza eleição para a CIPA nesta quarta-feira
A eleição da Comissão Interna de Prevenção de Acidentes e Assédio (CIPA) da Prefeitura de Caraguatatuba para a gestão 2026/2027 será nessa quarta-feira, dia 5, das 7h às 16h30, exclusivamente pela internet, no endereço http://cipaa.caraguatatuba.sp.gov.br/ Para acessar o sistema, o servidor deve utilizar apenas o número do CPF, sem pontos
Programa Profissionaliza Caraguá capacita mais uma turma do Curso de Auxiliar de Recursos Humanos
O curso de Auxiliar de Recursos Humanos formou 24 alunos na quarta-feira (12), durante a aula final realizada no Instituto Federal de São Paulo Campus Caraguatatuba (IFSP), no bairro Indaiá. A capacitação integra o programa de qualificação profissional básica QB FIC, do Centro Paula Souza, e é desenvolvida em parceria
Caraguatatuba abre processo seletivo para definir diretores e coordenadores da rede municipal de ensino
A Prefeitura de Caraguatatuba publicou, na quarta-feira (29), o edital do Processo Seletivo para Designação de Funções Gratificadas que vai selecionar profissionais para atuar como diretores de escola, vice-diretores e professores coordenadores pedagógicos da rede municipal de ensino. As inscrições devem ser feitas de 10 a 31 de agosto. A
Fundo Social de Caraguatatuba atende famílias afetadas pela ventania em ação integrada do Plancon
O Fundo Social de Caraguatatuba realizou na sexta-feira (31), a entrega de itens de primeira necessidade às famílias que tiveram as casas atingidas pelos fortes ventos registrados no município entre quarta-feira e quinta-feira (29 e 30). A ação faz parte do atendimento humanitário previsto no Plano de Contingência de Proteção
Caraguatatuba capacita profissionais da saúde bucal em primeiros socorros
A Prefeitura de Caraguatatuba capacitou 86 profissionais que atuam na rede odontológica, na última quinta-feira (6), em primeiros socorros. A atividade reuniu cirurgiões-dentistas, auxiliares em saúde bucal e técnicos em prótese dentária no Auditório Monteiro Lobato, na Secretaria de Educação, para reforçar o preparo diante de situações de urgência e