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Comitê eleito de retomada das aulas presenciais se reúne na Secretaria de Educação
Comitê eleito de retomada das aulas presenciais se reúne na Secretaria de Educação
Nesta terça-feira (11), os integrantes do Comitê de Elaboração do Plano de Retomada das Aulas Presenciais de Caraguatatuba, se reuniram por segmento: Educação Infantil, Fundamental I e II, na Secretaria de Educação, no Indaiá.
Nas reuniões, em horários distintos, os representantes de professores, pais, agentes de desenvolvimento infantil, agentes de apoio escolar, inspetores de alunos, agentes administrativo, equipes gestoras e outros técnicos de diferentes secretárias e instituições puderam apresentar dúvidas, preocupações e sugestões sobre o retorno seguro às aulas presenciais, que ainda não tem data definida.
A Secretária de Educação, Márcia Paiva, ressaltou mais uma vez que não há data definida para o retorno das aulas presenciais.
“Esse Comitê tem o objetivo de discutir os protocolos sanitários de entrada, permanência e saída do ambiente escolar. Cada escola tem sua peculiaridade e poderá adaptar o Plano às suas necessidades. Nesses encontros também estabeleceremos o protocolo pedagógico tanto nas aulas presenciais, quanto remotas. Será um grande desafio, mas temos a representatividade de todos os segmentos para ouvirmos pontos de vistas diferentes e construirmos um protocolo de retomada eficaz, eficiente e seguro”, afirmou a secretária.
Convidada a participar das reuniões do Comitê nessa terça, a coordenadora da Área de Vigilância Sanitária da Secretaria Municipal de Saúde, Margarete Soares de Oliveira, explicou a importância da higienização correta de pisos e superfícies, tipos de produtos a serem usados como o hipoclorito de sódio ou água sanitária, água e detergente ou sabão, álcool a 70% líquido ou gel. Também ressaltou a importância do uso de máscara, manipulação, higienização e troca das mesmas.
“A forma de transmissão pode ser por meio de superfícies, por gotículas ou secreções (saliva e nasal). Por isso, é importante higienizar sempre as mãos e usar a máscara e, de preferência, trocá-la de duas em duas horas, com os devidos cuidados na hora de colocá-la e retirá-la”, disse a coordenadora.
A representante dos Auxiliares de Desenvolvimento Infantil e Agentes de Apoio Escolar, Érica Sampaio Dutra, saiu satisfeita do encontro: “Conseguimos trazer nossos pontos de vista e melhorar o protocolo sanitário inicial”.
A professora do Ensino Fundamental, Camila Queiroz, acredita que a Prefeitura está no caminho certo. “Essa atitude de formar o comitê e fazer a consulta pública sobre a volta às aulas, é singular e inovador. Esse é um trabalho de construção e reconstrução, de organização e reorganização das ideias, pensando e repensando a cada encontro a melhor forma para que isso aconteça em algum momento”, disse.
Pai de quatro filhos, dois no Ensino Fundamental, Rogério Grossi, disse que “quanto aos protocolos sanitário e pedagógico, houve avanços e serão repassados aos conselhos das escolas e readequados para que o comitê novamente possa reavaliar. Por enquanto, estamos caminhando bem”, avaliou.
Na última reunião do dia, com representantes do segmento da Educação Inclusiva, Bárbara Almeida, mãe de aluno com necessidades educacionais especiais, ponderou que “o importante é que, cada aluno com deficiência, tenha suas necessidades avaliadas como também o contexto em que ele vive”. “Dessa forma teremos um plano para retomada da Educação Inclusivo personalizado e eficiente”, afirmou.
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