Pesquisar No Site

Comitê eleito de retomada das aulas presenciais se reúne na Secretaria de Educação

Publicado em: 12/08/2020
Comitê eleito de retomada das aulas presenciais se reúne na Secretaria de Educação
Comitê eleito de retomada das aulas presenciais se reúne na Secretaria de Educação

Nesta terça-feira (11), os integrantes do Comitê de Elaboração do Plano de Retomada das Aulas Presenciais de Caraguatatuba, se reuniram por segmento: Educação Infantil, Fundamental I e II, na Secretaria de Educação, no Indaiá.

#PraCegoVer: Salão Monteiro Lobato na Secretaria Municipal de Educação. Varias cadeiras distanciadas umas das outras. Várias pessoas entre homens e mulheres estão sentadas e usam máscara de proteção.

Nas reuniões, em horários distintos, os representantes de professores, pais, agentes de desenvolvimento infantil, agentes de apoio escolar, inspetores de alunos, agentes administrativo, equipes gestoras e outros técnicos de diferentes secretárias e instituições puderam apresentar dúvidas, preocupações e sugestões sobre o retorno seguro às aulas presenciais, que ainda não tem data definida.

A Secretária de Educação, Márcia Paiva, ressaltou mais uma vez que não há data definida para o retorno das aulas presenciais.

“Esse Comitê tem o objetivo de discutir os protocolos sanitários de entrada, permanência e saída do ambiente escolar. Cada escola tem sua peculiaridade e poderá adaptar o Plano às suas necessidades. Nesses encontros também estabeleceremos o protocolo pedagógico tanto nas aulas presenciais, quanto remotas. Será um grande desafio, mas temos a representatividade de todos os segmentos para ouvirmos pontos de vistas diferentes e construirmos um protocolo de retomada eficaz, eficiente e seguro”, afirmou a secretária.

Convidada a participar das reuniões do Comitê nessa terça, a coordenadora da Área de Vigilância Sanitária da Secretaria Municipal de Saúde, Margarete Soares de Oliveira, explicou a importância da higienização correta de pisos e superfícies, tipos de produtos a serem usados como o hipoclorito de sódio ou água sanitária, água e detergente ou sabão, álcool a 70% líquido ou gel. Também ressaltou a importância do uso de máscara, manipulação, higienização e troca das mesmas.

“A forma de transmissão pode ser por meio de superfícies, por gotículas ou secreções (saliva e nasal). Por isso, é importante higienizar sempre as mãos e usar a máscara e, de preferência, trocá-la de duas em duas horas, com os devidos cuidados na hora de colocá-la e retirá-la”, disse a coordenadora.

A representante dos Auxiliares de Desenvolvimento Infantil e Agentes de Apoio Escolar, Érica Sampaio Dutra, saiu satisfeita do encontro: “Conseguimos trazer nossos pontos de vista e melhorar o protocolo sanitário inicial”.

A professora do Ensino Fundamental, Camila Queiroz, acredita que a Prefeitura está no caminho certo. “Essa atitude de formar o comitê e fazer a consulta pública sobre a volta às aulas, é singular e inovador. Esse é um trabalho de construção e reconstrução, de organização e reorganização das ideias, pensando e repensando a cada encontro a melhor forma para que isso aconteça em algum momento”, disse.

Pai de quatro filhos, dois no Ensino Fundamental, Rogério Grossi, disse que “quanto aos protocolos sanitário e pedagógico, houve avanços e serão repassados aos conselhos das escolas e readequados para que o comitê novamente possa reavaliar. Por enquanto, estamos caminhando bem”, avaliou.

Na última reunião do dia, com representantes do segmento da Educação Inclusiva, Bárbara Almeida, mãe de aluno com necessidades educacionais especiais, ponderou que “o importante é que, cada aluno com deficiência, tenha suas necessidades avaliadas como também o contexto em que ele vive”. “Dessa forma teremos um plano para retomada da Educação Inclusivo personalizado e eficiente”, afirmou.

 

Mais Notícias

Veja Também Recentes

Plano Preventivo de Defesa Civil é encerrado nessa segunda-feira em Caraguatatuba
Plano Preventivo de Defesa Civil é encerrado nessa segunda-feira em Caraguatatuba

A Prefeitura de Caraguatatuba encerra nessa segunda-feira (15) o Plano Preventivo de Defesa Civil (PPDC). O encerramento obedece a resolução da  Defesa Civil do Estado de São Paulo, que prorrogou, em 1º de abril, os Planos Preventivos de Defesa Civil – Operação Chuvas de Verão 2023/2024, em diversas regiões do

Leia Mais Notícias Defesa Civil Publicado em 15/04/2024
Caraguatatuba inicia semana com 224 vagas de emprego
Caraguatatuba inicia semana com 242 vagas de emprego

O Posto de Atendimento ao Trabalhador de Caraguatatuba inicia a semana com 242 oportunidades de emprego. Destaque para 73 vagas de eletricista em diversas áreas, 20 para preparador de estrutura metálica (ajudante de obras), 20 de sinaleiro, 10 de operador de telemarketing, 10 de consultor de vendas, seis de encanador

Leia Mais Notícias PAT Publicado em 01/04/2024
Prefeitura reforça pintura da base do Corpo de Bombeiros de Caraguatatuba
Prefeitura reforça pintura da base do Corpo de Bombeiros de Caraguatatuba

Funcionários da Secretaria de Administração da Prefeitura de Caraguatatuba estão pintando a base do 4º Subgrupamento do 11º Grupamento de Bombeiros Militar, no Indaiá. Os servidores cedidos pela Prefeitura iniciaram os trabalhos de pintura em fevereiro. O serviço deve ser concluído na segunda quinzena de abril. Ligado à Polícia Militar

Leia Mais Notícias Secretaria de Administração Publicado em 10/04/2024
Prefeitura prossegue com obras de contenção das margens do Rio Santo Antonio, no bairro Rio do Ouro
Prefeitura prossegue com obras de contenção das margens do Rio Santo Antonio, no bairro Rio do Ouro

A Prefeitura de Caraguatatuba está trabalhando na contenção das margens do rio Santo Antonio, em trecho do bairro Rio do Ouro. Uma das margens do rio foi solapada durante fortes chuvas que atingiram a cidade no início do mês de março. O trecho do rio que teve as margens desmoronadas

Leia Mais Notícias Secretaria de Serviços Públicos ODS - Objetivo de Desenvolvimento Sustentável ODS 8 - Trabalho decente e crescimento econômico Publicado em 19/04/2024
Dupla de Caraguatatuba é pódio novamente do Circuito Brasileiro de Vôlei de Praia
Dupla de Caraguatatuba é pódio novamente do Circuito Brasileiro de Vôlei de Praia

No último fim de semana, a dupla do CT Caraguatá, formada por Lucília Rosa Lemos e Mayara Lamin, brilhou mais uma vez no Circuito Brasileiro de Vôlei de Praia, conquistando a medalha de bronze na etapa de Saquarema/RJ. Após um vice-campeonato na etapa de Campo Grande, no Mato Grosso do

Leia Mais Notícias Secretaria de Esportes e Recreação Publicado em 10/04/2024