Pesquisar No Site

Agosto Lilás: políticas públicas para mulheres estão na pauta de reuniões em Caraguatatuba

Agosto Lilás: políticas públicas para mulheres estão na pauta de reuniões em Caraguatatuba
Agosto Lilás: políticas públicas para mulheres estão na pauta de reuniões em Caraguatatuba

O Conselho Municipal da Condição Feminina de Caraguatatuba (CMCF), buscando ampliar sua participação e interlocução nas definições e aplicações das políticas públicas para mulheres, promove duas importantes reuniões na próxima quarta-feira (12/08).

#PraCegoVer: Arte da campanha, com fundo lilás. No lado esquerdo rosto de mulher negra, com aparência séria; ao lado direito, dizeres da campanha. (Foto: Divulgação/PMC).

A primeira acontecerá com a participação do prefeito Aguilar Junior e a segunda, com a Delegada Dra. Júnia Cristina Macedo. Ambas buscam debater o aprimoramento dos fluxos de atendimento às mulheres vítimas de violência.

O Conselho Municipal da Condição Feminina foi criado pelo Plano Nacional de Políticas para as Mulheres, com o objetivo de serem ferramentas no processo de formulação, monitoramento e coordenação das políticas de defesa dos direitos das mulheres.

Trata-se de uma estratégia para que os municípios, unindo forças, possam construir coletivamente, projetos e programas que estimulem a administração pública e a sociedade civil na defesa de igualdade de direitos, no enfrentamento à violência e no desenvolvimento econômico, político e social das mulheres.

O tema já foi pauta de uma reunião realizada no início do mês com a participação de autoridades policiais do município e da região, representantes da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social e Cidadania e do prefeito Aguilar Junior.

Caraguatatuba conta com importantes equipamentos para o atendimento à mulher: o Centro Integrado de Atendimento à Mulher (CIAM) e o Pró-Mulher, que formam um conjunto de apoio à mulher.

A presidente do CMCF, Paula Fernandes, explica que outro assunto a ser discutido nas reuniões, são as Normas de Padronização de Delegacia de Defesa de Mulher (DDM), que foi concebida para ser um lugar de atendimento diferenciado às mulheres. “As delegacias devem ser o espaço da garantia de direitos e do acesso à justiça. É lá que a mulher vitimizada busca acolhimento para suas queixas e denúncias”, disse.

O CMCF iniciou essa etapa do trabalho de estudo de melhorias, com uma visita técnica, realizada no mês de junho à sede de DDM e dá prosseguimento com as reuniões agendadas para esta semana.

Agosto Lilás

O mês de agosto é dedicado à reflexões de ações e leis sobre a violência contra mulher. Nomeado como o “Agosto Lilás”, a discussão é da principal lei em defesa das mulheres é a Lei Maria da Penha, a qual completou 14 anos de sanção, na sexta-feira (07/08).

NÃO SE CALE! DENUNCIE!

Violências contra a mulher podem ser denunciados através do número de telefone 190. Há ainda os números 180 e 100 para registros de emergência e orientações. Caso, seja realizada por outra pessoa, em todos os casos, a denúncia pode ser anônima.

Mais Notícias

Veja Também Recentes

Programa 'Adote o Verde' recebe novo parceiro para cuidar de área no Massaguaçu
Programa ‘Adote o Verde’ recebe novo parceiro para cuidar de área no Massaguaçu

O programa ‘Adote o Verde’ da Prefeitura de Caraguatatuba ganhou dois importantes aliados nesta quarta-feira (17). O Rotary Club de Caraguatatuba, unidade Poiares, juntamente com o Centro Universitário Módulo, assumiram a responsabilidade de cuidar da área ao lado do Ecoponto Massaguaçu, localizada entre a esquina da Avenida Antônio de Lucca

Leia Mais Notícias Secretaria de Meio Ambiente, Agricultura e Pesca Publicado em 18/04/2024
Prefeitura de Caraguatatuba alinha mudanças no descarte de materiais com empresas de caçambas
Prefeitura de Caraguatatuba alinha mudanças no descarte de materiais com empresas de caçambas

A Prefeitura de Caraguatatuba, por meio da Secretaria de Meio Ambiente, Agricultura e Pesca, realizou uma reunião nesta terça-feira (2) com representantes de empresas de caçambas. O encontro, liderado pelo secretário de Meio Ambiente, Leandro Caetano, e pelo diretor de Meio Ambiente, Ronaldo Cheberle, teve como objetivo alinhar mudanças e

Leia Mais Notícias Secretaria de Meio Ambiente, Agricultura e Pesca Publicado em 02/04/2024
Enviar mensagem para o Whatsapp é a mais nova forma para pagar o estacionamento rotativo Zona Azul
Enviar mensagem para o Whatsapp é a mais nova forma para pagar o estacionamento rotativo Zona Azul

Caraguatatuba conta com mais uma facilidade para fazer o pagamento do estacionamento rotativo de vagas na região central da cidade, a zona azul. Com acesso pelo WhatsApp, o interessado pode enviar uma mensagem para o número 81-4003-1476. Em seguida, irá selecionar a opção desejada: 1- Cadastrar placa para notificação e

Leia Mais Notícias Secretaria de Mobilidade Urbana e Proteção ao Cidadão Publicado em 04/04/2024
Eleição para escolha do Conselho da Juventude é nesta quinta-feira na Fundacc
Eleição para escolha do Conselho da Juventude é nesta quinta-feira na Fundacc

Nesta quinta-feira (18), qualquer cidadão eleitor de Caraguatatuba, munido de título de eleitor, pode votar na eleição que escolherá os membros da sociedade civil do Conselho da Juventude (Conjuve). A eleição ocorrerá na Fundacc, na Rua Santa Cruz, 396 – Centro, das 10h às 15h. A abertura da inscrição dos

Leia Mais Notícias Gabinete do Prefeito Publicado em 17/04/2024
Caraguatatuba aplica mais de R$ 8 mil em multas por reincidência de focos de dengue
Caraguatatuba aplica mais de R$ 8 mil em multas por reincidência de focos de dengue

A Prefeitura de Caraguatatuba preza por trabalhar primeiramente na conscientização dos moradores no combate ao mosquito transmissor da dengue e de outras doenças, porém em certas situações, medidas mais severas devem ser tomadas a fim de garantir a saúde e a vida da população. O Centro de Controle de Zoonoses

Leia Mais Notícias Secretaria de Saúde Publicado em 20/03/2024