Pesquisar No Site

Agosto Lilás: políticas públicas para mulheres estão na pauta de reuniões em Caraguatatuba

Agosto Lilás: políticas públicas para mulheres estão na pauta de reuniões em Caraguatatuba
Agosto Lilás: políticas públicas para mulheres estão na pauta de reuniões em Caraguatatuba

O Conselho Municipal da Condição Feminina de Caraguatatuba (CMCF), buscando ampliar sua participação e interlocução nas definições e aplicações das políticas públicas para mulheres, promove duas importantes reuniões na próxima quarta-feira (12/08).

#PraCegoVer: Arte da campanha, com fundo lilás. No lado esquerdo rosto de mulher negra, com aparência séria; ao lado direito, dizeres da campanha. (Foto: Divulgação/PMC).

A primeira acontecerá com a participação do prefeito Aguilar Junior e a segunda, com a Delegada Dra. Júnia Cristina Macedo. Ambas buscam debater o aprimoramento dos fluxos de atendimento às mulheres vítimas de violência.

O Conselho Municipal da Condição Feminina foi criado pelo Plano Nacional de Políticas para as Mulheres, com o objetivo de serem ferramentas no processo de formulação, monitoramento e coordenação das políticas de defesa dos direitos das mulheres.

Trata-se de uma estratégia para que os municípios, unindo forças, possam construir coletivamente, projetos e programas que estimulem a administração pública e a sociedade civil na defesa de igualdade de direitos, no enfrentamento à violência e no desenvolvimento econômico, político e social das mulheres.

O tema já foi pauta de uma reunião realizada no início do mês com a participação de autoridades policiais do município e da região, representantes da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social e Cidadania e do prefeito Aguilar Junior.

Caraguatatuba conta com importantes equipamentos para o atendimento à mulher: o Centro Integrado de Atendimento à Mulher (CIAM) e o Pró-Mulher, que formam um conjunto de apoio à mulher.

A presidente do CMCF, Paula Fernandes, explica que outro assunto a ser discutido nas reuniões, são as Normas de Padronização de Delegacia de Defesa de Mulher (DDM), que foi concebida para ser um lugar de atendimento diferenciado às mulheres. “As delegacias devem ser o espaço da garantia de direitos e do acesso à justiça. É lá que a mulher vitimizada busca acolhimento para suas queixas e denúncias”, disse.

O CMCF iniciou essa etapa do trabalho de estudo de melhorias, com uma visita técnica, realizada no mês de junho à sede de DDM e dá prosseguimento com as reuniões agendadas para esta semana.

Agosto Lilás

O mês de agosto é dedicado à reflexões de ações e leis sobre a violência contra mulher. Nomeado como o “Agosto Lilás”, a discussão é da principal lei em defesa das mulheres é a Lei Maria da Penha, a qual completou 14 anos de sanção, na sexta-feira (07/08).

NÃO SE CALE! DENUNCIE!

Violências contra a mulher podem ser denunciados através do número de telefone 190. Há ainda os números 180 e 100 para registros de emergência e orientações. Caso, seja realizada por outra pessoa, em todos os casos, a denúncia pode ser anônima.

Mais Notícias

Veja Também Recentes

Atleta de Caraguatatuba é campeã paulista de boxe olímpico na categoria até 70 kg
Atleta de Caraguatatuba é campeã paulista de boxe olímpico na categoria até 70 kg

A equipe de boxe olímpico da Secretaria de Esportes de Caraguatatuba celebra uma importante conquista do município. A atleta Maíra Alexandre Alfredo conquistou, no último sábado (12), o título paulista de boxe olímpico na categoria ‘Elite Feminino’ até 70 kg, no 1º Campeonato Paulista de Boxe Estreantes – Elite Masculino

Leia Mais Notícias Secretaria de Esportes e Recreação ODS - Objetivo de Desenvolvimento Sustentável ODS 3 - Saúde e Bem-Estar Publicado em 14/04/2025
Escola de Caraguatatuba promove atividades em alusão ao Dia Nacional da Educação de Surdos
Escola de Caraguatatuba promove atividades em alusão ao Dia Nacional da Educação de Surdos

Inclusão, empatia e conhecimento. Os dias 23 (Dia Nacional da Educação dos Surdos) e 24 de abril (Dia Nacional da Lei de Libras) são importantes para lembrar a importância da educação inclusiva e acessível para as pessoas surdas ou com deficiência auditiva no país. Em Caraguatatuba, a EMEFEBS Professor Ricardo

Leia Mais Notícias Secretaria de Educação ODS - Objetivo de Desenvolvimento Sustentável ODS 10 - Redução das desigualdades Publicado em 23/04/2025
Palestra sobre políticas para povos indígenas encerra programação de abril da Fundacc
Palestra sobre políticas para povos indígenas encerra programação de abril da Fundacc

No dia 25 de abril (sexta-feira), às 14h, o Teatro Mario Covas recebe a palestra “Políticas para os povos indígenas”, com o cacique Cristiano Kiririndju. A atividade é gratuita e faz parte das ações em comemoração ao aniversário de Caraguatatuba. Kiririndju é cacique da Aldeia Renascer e coordena a área

Leia Mais Notícias FUNDACC ODS - Objetivo de Desenvolvimento Sustentável ODS 17 - Parcerias e meios de implementação Publicado em 04/04/2025
Inscrições para 1ª Conferência Municipal das Cidades de Caraguatatuba estão abertas a partir desta sexta-feira
Inscrições para 1ª Conferência Municipal das Cidades de Caraguatatuba estão abertas a partir desta sexta-feira

A cidade de Caraguatatuba será sede, no dia 23 de abril, das 8h às 17h, no Auditório Módulo (Av. Frei Pacífico Wagner, 653, centro), da 1ª Conferência Municipal das Cidades. Os interessados podem se inscrever no site oficial e preencher o formulário de inscrição até o dia 22 de abril.

Leia Mais Notícias Secretaria de Governo ODS - Objetivo de Desenvolvimento Sustentável ODS 17 - Parcerias e meios de implementação Publicado em 04/04/2025
Arquivo Municipal de Caraguatatuba realiza palestra sobre cultura e identidade das religiões de matriz africana
Arquivo Municipal de Caraguatatuba realiza palestra sobre cultura e identidade das religiões de matriz africana

O Arquivo Municipal de Caraguatatuba “Arino Sant’Ana de Barros”, realizou na última quinta-feira (10/4), no Salão Monteiro Lobato (Secretaria Municipal de Educação), a palestra “Orixás, Caboclos, Minkisi – Artefatos Encantados e o Som da Religiosidade de Matriz Africana, Elo entre o Terreno e o Divino”. A palestra foi ministrada pela

Leia Mais Notícias FUNDACC ODS - Objetivo de Desenvolvimento Sustentável ODS 17 - Parcerias e meios de implementação Publicado em 14/04/2025