Pesquisar No Site
Prefeitura de Caraguatatuba desmonta mais um barraco em APP no Rio Claro

Prefeitura de Caraguatatuba desmonta mais um barraco em APP no Rio Claro
Em uma nova atividade de apoio da Polícia Ambiental, fiscais da Secretaria de Urbanismo derrubaram, nesta sexta-feira (26/06), mais um barraco irregular construídos em Área de Preservação permanente (APP), na estrada do Rio Claro, região sul de Caraguatatuba. A ação teve o apoio ainda da Secretaria de Serviços Públicos.

#PraCegoVer: Equipes das Secretarias de Urbanismos e Serviços Públicos auxiliando a Polícia Ambiental no desmanche do barraco (Foto: Divulgação/PMC)
Com a demolição desta sexta-feira (26/06), a Secretaria de Urbanismo chega a 3ª ação de fiscalização de terrenos no mês de junho. A primeira foi no último dia 17, no qual a equipe identificou um terreno público no bairro Perequê-Mirim cercado para grilagem.
A segunda, que foi realizada na última semana, também foi um desmanche de um barraco no Rio Claro, em auxílio a Polícia Ambiental.
As Áreas de Preservação Permanentes, conhecidas como APPs, são protegidas por leis ambientais e são cobertas por vegetação nativa. Sua função é preservar os recursos hídricos, paisagem, estabilidade geológica, biodiversidade e entre outros.
Somente órgãos ambientais podem abrir exceções e autorizações do uso destas áreas. Para ter a autorização, a pessoa deve comprovar a utilidade pública da ação, o interesse social e ainda o seu impacto ambiental, que deve ser obrigatoriamente baixa.
Parceria
Em março passado, a parceria foi firmada entre município e estado para definir protocolo de ação em caso de ocupações e construções irregulares.
Dessa forma, conforme os policiais ambientais identificam algum tipo de infração em áreas de conservação, Preservação Ambiental, Parque Estadual, as equipes da Prefeitura são acionadas para dar o apoio logístico na remoção de materiais e mesmo demolição de construções ilegais, tudo isso em um período máximo de 48 horas.
A Secretaria de Urbanismo ressalta a importância da população em denunciar esses tipos de invasões pelo Canal 156 ou pelo telefone (12) 3886.6060.
Veja Também Recentes

Repartições públicas municipais de Caraguatatuba suspendem expediente no feriado da Revolução de 32
As repartições do governo municipal de Caraguatatuba não vão funcionar nesta quarta-feira (9/7), em razão do feriado estadual da Revolução Constitucionalista de 1932. O atendimento ao público continua na próxima quinta-feira (10), no horário habitual de cada seção. Alguns serviços das Secretarias de Fazenda, Saúde, Urbanismo, Serviços Públicos, Administração, Assistência

Seis jogos marcam segunda rodada do Campeonato de Futebol Máster 50 e 60 Anos de Caraguatatuba
A segunda rodada do Campeonato de Futebol Máster 50 Anos e 60 Anos de Caraguatatuba será marcada por seis partidas neste sábado (5), às 9h, às 15h e às 17h, nos campos do Centro Esportivo Municipal Ubaldo Gonçalves (Cemug), no Jardim Britânia, do Clube Atlético Poiares. O torneio reúne 12

Caraguatatuba recebe limpeza de praia no mangue do Camaroeiro neste domingo com comemoração especial
Entre várias atividades planejadas para este domingo (27) em Caraguatatuba, o dia será marcado também pela ação ambiental de limpeza de praia no mangue do Camaroeiro. O evento começa às 8h, com concentração na Rua Sebastião Izidoro, e segue até às 12h. A atividade é organizada pelo “Guardião da Costeira”,

Caraguatatuba abre inscrição para representante do setor de resíduos sólidos no Conselho Municipal de Saneamento Básico
Empresas prestadoras de serviços de coleta e manejo de resíduos sólidos já podem se inscrever para participar da eleição que vai definir os representantes do segmento no Conselho Municipal de Saneamento Básico de Caraguatatuba. As inscrições vão de 29 de julho a 3 de agosto e devem ser feitas exclusivamente

GCM de Caraguatatuba intercepta veículos clonados e caso de apropriação indébita em diferentes pontos da cidade
A Guarda Civil Municipal de Caraguatatuba registrou três ocorrências relevantes entre os dias 4 e 7 de julho em crimes como clonagem de veículos, adulteração de sinais identificadores e apropriação indébita. As ações foram desencadeadas a partir de alertas emitidos pelo Centro de Operações Integradas (COI). No dia 4 de