Pesquisar No Site

Pesca do camarão é retomada após fim do defeso

Período da pesca do camarão começou nessa segunda-feira (1º)
Pesca do camarão é retomada após fim do defeso

Este ano, por causa da pandemia do novo coronavírus, não houve a tradicional procissão com as imagens de São Pedro e Nossa Senhora dos Navegantes, com a cerimônia “Barcos ao Mar”, no Camaroeiro, que marca o fim do defeso e início da pesca do camarão.

#PraCegoVer: Um dos boxes do Entreposto do Camaroeiro exibe em bandejas de plástico branco vários tipos de camarão, marisco, peixes. Um casal de comerciantes atendem dois clientes no balcão. (Foto: Divulgação/PMC)

Mas cerca de 10 barcos de pesca do crustáceo já saíram para o mar na segunda-feira (1º), após três meses de defeso.

Pescador há 35 anos, Carlos Rodrigues do Nascimento, o Guri, 55 anos, tem duas embarcações devidamente documentadas, uma para a pesca do camarão rosa e a outra para o sete barbas e o branco.

“Este ano contratei seis pescadores de Itajaí (SC). Apesar da crise por conta da pandemia, estou apostando nas vendas para outras cidades e direto para o cliente, além do Entreposto do Camaroeiro”, disse.

O presidente da Associação de Pescadores da Praia do Camaroeiro, Nilo Rolim do Amaral, o Cabeça, disse que a entidade possui 33 associados, sendo 10 direcionados à pesca do camarão, e se mostra preocupado com as vendas por conta da pandemia do novo coronavírus.

#PraCegoVer: Um dos boxes do Entreposto do Camaroeiro exibe em bandejas de plástico branco vários tipos de camarão, peixes e lula. Um casal de comerciantes atendem uma cliente no balcão. (Foto: Divulgação/PMC)

“Grande parte dos nossos clientes é turista de fim de semana e também os quiosques. Por causa da pandemia e do isolamento social a cidade está bem vazia. Notamos que a circulação no entreposto caiu cerca de 70% desde que a doença chegou ao País. Vamos aguardar esse primeiro final de semana para avaliar as vendas”, declarou.

Os principais pontos de venda do camarão são os entrepostos do Camaroeiro e do Porto Novo, também funcionando normalmente para comercialização de pescados o entreposto da Cocanha, direcionado para mariscos e peixes.

Festival do Camarão

 A presidente da Fundação Educacional e Cultural de Caraguatatuba (Fundacc), Silmara Mattiazzo, lamentou o cancelamento da cerimônia “Barcos ao Mar”.

“É uma festa muito bonita organizada com todo carinho pela Fundacc. A pandemia realmente atrapalhou todo o calendário de eventos do município, este ano”, afirmou.

A presidente acrescentou que estuda juntamente com representantes da Secretaria de Turismo, Urbanismo e de Assuntos Jurídicos o adiamento do Festival do Camarão, que seria em julho. “Ainda não temos uma posição. Estamos avaliando algumas possibilidades”, disse.

Mais Notícias

Veja Também Recentes

Secretaria de Saúde de Caraguatatuba reforça atualização de vacinas em escolas do município
Secretaria de Saúde de Caraguatatuba reforça atualização de vacinas em escolas do município

A Prefeitura de Caraguatatuba, por meio da Secretaria de Saúde, reforçou a atualização das cadernetas de vacinação de alunos de escolas municipais e estaduais. A equipe da Estratégia de Saúde da Família (ESF) tem percorrido as unidades escolares e aplicado vacinas em atraso em crianças e adolescentes entre zero e

Leia Mais Notícias Secretaria de Saúde Publicado em 04/04/2024
Estudantes destaques da OBMEP visitam Instituto Federal de Caraguatatuba
Estudantes destaques da OBMEP visitam Instituto Federal de Caraguatatuba

Estudantes do Ensino Fundamental dos Anos Finais (6º ao 9º ano) das escolas municipais, medalhistas e menções honrosas da Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP), puderam visitar o Instituto Federal de Caraguatatuba nesta semana. Trata-se de uma parceria entre o Instituto e a Prefeitura de Caraguatatuba, por meio

Leia Mais Notícias Secretaria de Educação Publicado em 03/04/2024
Prefeitura de Caraguatatuba chama mais bolsistas do PEAD para reforço na limpeza pública
Prefeitura de Caraguatatuba chama mais bolsistas do PEAD para reforço na limpeza pública

A Prefeitura de Caraguatatuba chamou mais cinco bolsistas do Programa Emergencial de Auxílio-Desemprego (PEAD) para se apresentar até a próxima quarta-feira (17/4), das 9h às 11h e das 13h às 16h, ao Departamento de Recursos Humanos da Secretaria de Administração, no Centro. Após a assinatura do contrato, os bolsistas vão

Leia Mais Notícias Secretaria de Administração Publicado em 15/04/2024
Mais de 500 kg de resíduos são recolhidos em ação de limpeza da Praia da Cocanha
Mais de 500 kg de resíduos são recolhidos em ação de limpeza da Praia da Cocanha

A Associação dos Pescadores e Maricultores da praia da Cocanha (MAPEC) promoveu a ação socioambiental “Farol do Lixo, um farol de soluções para um oceano sustentável” na última sexta-feira (29). A limpeza foi realizada na Praia da Cocanha e resultou na retirada de 563 quilos de resíduos. Ao todo, o

Leia Mais Notícias Secretaria de Meio Ambiente, Agricultura e Pesca Publicado em 01/04/2024
CaraguaPrev faz prova de vida obrigatória de inativos aniversariantes de abril até dia 30
CaraguaPrev faz prova de vida obrigatória de inativos aniversariantes de abril até dia 30

O Instituto de Previdência do Município de Caraguatatuba (CaraguaPrev) promove o recadastramento anual obrigatório dos aposentados e pensionistas aniversariantes do mês de abril até o dia  30 (terça-feira), das 9h às 16h30, em sua sede no Centro. O CaraguaPrev é o responsável pelo futuro previdenciário dos servidores efetivos da Prefeitura

Leia Mais CARAGUAPREV Publicado em 01/04/2024