Pesquisar No Site
No Dia do Meio Ambiente, Caraguatatuba destaca projeto do Viveiro Municipal com plantas nativas

No Dia do Meio Ambiente, Caraguatatuba destaca projeto do Viveiro Municipal com plantas nativas
Um dia que era para ser repleto de atividades de educação ambiental, este ano, recebeu uma abordagem diferenciada. Em comemoração ao Dia Mundial do Meio Ambiente – 5 de junho, a homenagem remete a um projeto importante da Prefeitura de Caraguatatuba, por meio da Secretaria de Meio Ambiente, Agricultura e Pesca, o Viveiro Municipal de plantas nativas.

#PraCegoVer: Mudas de árvores organizadas em um espaço coberto; o espaço é rodeado de vegetação e grandes árvores. (Foto: Divulgação/PMC)
São quase 2 mil mudas abrigadas no espaço, todas de espécies nativas da Mata Atlântica, provenientes de compensação ambiental. As plantas são utilizadas para arborização urbana, tanto para locais públicos ou residenciais e recuperação das áreas ambientais degradadas e da mata ciliar, importantes para proteção das margens dos rios.
No Viveiro podem ser encontradas espécies como Ipê Amarelo, Araçá, Embaúba, Uvaia, Ipê Roxo, Aroeira, Juçara, Manacá, Butiá, Jerivá, Ingá, Grumixama, Pitanga, entre outras. São mudas de diferentes finalidades, como floríferas, ecológicas, frutíferas e de diferentes tamanhos.
Quem quiser a doação de mudas para plantio deve entrar em contato pelo Canal 156 ou na SMAAP, pelo telefone (12) 3897-2530 e solicitar o pedido, através do projeto do Disk Árvore.
Além de doar a muda, a equipe da Secretaria, auxilia no plantio, de acordo com os critérios disponíveis na Cartilha de Arborização Urbana, que pode ser acessada no link: https://tinyurl.com/y88r3b3f.
O espaço também realiza o trabalho de educação ambiental com as escolas municipais e instituições, com palestras sobre a importância das boas práticas sustentáveis e divulgações das ações do município na preservação ambiental, além de cursos para servidores públicos sobre poda de árvores e identificação de espécies da Mata Atlântica.
O Viveiro é aberto para utilização e visitação do público, mas por conta da pandemia, as visitas estão suspensas temporariamente. O Viveiro está localizado na Rua Marechal Deodoro da Fonseca, 2.500 – Jardim Itaúna.
Veja Também Recentes

Aulas de Prevenção a Risco e Queda é sucesso entre idosos e PcDs em Caraguatatuba
Uma das aulas mais divertidas, animadas e frequentadas no Centro Integrado de Atenção à Pessoa com Deficiência e ao Idoso (Ciapi), é a “Prevenção a Risco e Queda”, com o professor Leandro Lopes. Nos encontros, que ocorrem as terças e quintas-feiras, das 11h às 12h, Lopes trabalha a consciência corporal,

Quatro animais são adotados em Feira do Centro de Controle de Zoonoses
A Feira de Adoção realizada no último sábado (26) em Caraguatatuba resultou em quatro adoções de animais resgatados pelo Centro de Controle de Zoonoses (CCZ). A unidade recebeu 28 visitantes na ocasião. Gatos e cachorros ganharam novos lares. Os animais foram reabilitados, vacinados, vermifugados e identificados com microchip no período

Bicicross de Caraguatatuba conquista bons resultados na 2ª Etapa do Campeonato Paulista
Mais uma vez os atletas de bicicross de Caraguatatuba conquistaram bons resultados no campeonato paulista da categoria. Pela 2ª etapa, em Americana, no último final de semana, o atleta Caio Garcia ganhou a etapa na categoria 17-24 anos, enquanto Matheus Santos venceu na categoria ‘boys 12 anos’. Na categoria ‘Cruiser

Governo convoca novos estagiários para serviço público municipal de Caraguatatuba
Mais dez alunos aprovados de dois cursos do Processo Seletivo Complementar para Quadro de Reserva e Contratação de Estagiários 01/2024 de novembro são esperados até a próxima quarta-feira (30/4), das 9h às 10h30 e das 12h30 às 16h30, no Departamento de RH da Secretaria da Administração de Caraguatatuba, no Centro.

Caraguatatuba resultado das indicações para Revelando SP 2025
A Fundação Educacional e Cultural de Caraguatatuba (Fundacc) recebeu 43 manifestações de interesse para participar do programa Revelando SP 2025. Após análise técnica, foram indicadas 15 propostas nas áreas de manifestações artísticas, culinária e artesanato. A seleção foi realizada com base nos critérios estabelecidos no edital do evento, disponível em