Pesquisar No Site

12 de junho: Dia Mundial do Combate ao Trabalho Infantil. Alerta ainda é necessário

12 de junho: Dia Mundial do Combate ao Trabalho Infantil. Alerta ainda é necessário
12 de junho: Dia Mundial do Combate ao Trabalho Infantil. Alerta ainda é necessário

Doze de junho é o Dia Mundial de Combate ao Trabalho Infantil. A data foi instituída pela Organização Internacional do Trabalho (OIT), em 2002, para conscientizar sociedade, trabalhadores, empregadores e governos do mundo todo contra o trabalho infantil. No Brasil, o 12 de junho foi instituído como o Dia Nacional de Combate ao Trabalho Infantil, pela Lei Nº 11.542/2007.

A exploração da mão de obra de crianças e adolescentes ainda é praticada em muitos países, em geral nas regiões economicamente menos favorecidas, por causa da necessidade de renda familiar. Estatísticas da própria OIT mostram um panorama mundial em que 168 milhões de crianças e adolescentes, entre 5 e 17 anos, estão em situação de trabalho infantil, cerca de 11% da totalidade da população infantil e mais da metade (85 milhões) está envolvida com trabalhos perigosos.

O trabalho infantil deixa marcas na infância que, muitas vezes, tornam-se irreversíveis e perduram até a vida adulta. Traz graves consequências à saúde (física e emocional), à educação, ao lazer e à convivência familiar.

Alerta ainda é necessário no Dia de Combate ao Trabalho Infantil

Toda criança tem direito ao lazer, à educação e à saúde, mas nem sempre é assim. No Brasil, quase 1 milhão de crianças trabalham ilegalmente.

Em nosso país, só é permitido começar a trabalhar a partir dos 16 anos, exceto nos casos de trabalho noturno, perigoso, insalubre ou penoso, nos quais a idade mínima é de 18 anos, sendo permitido o trabalho a partir dos 14 anos, mas somente na condição de aprendiz. Conforme o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), a pessoa é considerada criança até os 12 doze anos incompletos e adolescente, dos 12 completos aos 18 anos incompletos e o ECA conceitua Trabalho Infantil como aquele realizado por crianças ou adolescentes com idade inferior a 16 anos, a não ser na condição de aprendiz.

 Guarda Mirim e o programa de aprendizagem

Em Caraguatatuba, a Prefeitura Municipal, desenvolve desde 2018 o projeto Guarda Mirim, um projeto socioeducativo que tem como objetivo contribuir com a formação profissional e cidadã dos adolescentes. Enquanto realizam o curso e são aspirantes à Guarda Mirim, os adolescentes recebem uniformes, vale-transporte e refeições. Após a formação, os jovens são encaminhados a uma capacitação com ênfase em rotinas administrativas promovida pelo Centro de Integração Empresa-Escola (CIEE). O treinamento serve de preparação para que os jovens atuem como aprendizes nas diversas secretarias da Prefeitura Municipal. Na condição de aprendizes, os jovens recebem uma bolsa-auxílio. O contrato de aprendizagem tem prazo de até 2 anos.

#PraCegoVer: Imagem da equipe do CREAS – Centro de Referência Especializado de Assistência Social. Todos vestem camiseta com arte da campanha de combate ao trabalho infantil, seguram cataventos e utilizam máscara facial. (Foto: Divulgação/PMC)

Conscientização e denúncia

É importante a conscientização de todos para que não comprem bens e serviços oferecidos por crianças e adolescentes, bem como a mobilização para utilizarem o canal da Secretaria Nacional de Direitos Humanos, o Disque Denúncia (DISQUE 100. As denúncias recebidas são analisadas e encaminhadas aos órgãos de proteção, defesa e atendimento especializado (Conselho Tutelar, CREAS), de acordo com a competência e as atribuições específicas.

Desta forma, podemos contribuir para a fiscalização e ação dos órgãos públicos nesse combate, pois a infância é o momento de brincar, de aprender e de ser amado. A proteção da criança e do adolescente é dever do Estado, da família e de toda sociedade.

Mais Notícias

Veja Também Recentes

CCZ faz 40 atendimentos com Zoomóvel no Golfinhos e abre  castração nesta terça-feira (11)
CCZ faz 40 atendimentos com Zoomóvel no Golfinhos e abre castração nesta terça-feira (11)

A Unidade Móvel de Apoio à Castração (Zoomóvel) do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) de Caraguatatuba atendeu 40 proprietários de cães e gatos de estimação, pré-agendados, no sábado (8), na Associação do Bairro Golfinhos. O Zoomóvel tem o objetivo de facilitar o acesso aos serviços do Centro de Controle

Leia Mais Notícias Secretaria de Saúde Publicado em 10/08/2020
Caraguatatuba valoriza a cultura caiçara com fomento à pesca artesanal e agricultura familiar
Caraguatatuba valoriza a cultura caiçara com fomento à pesca artesanal e agricultura familiar

Desde fevereiro deste ano, famílias de pescadores artesanais expandiram seus trabalhos e obtiveram um aumento da renda em 70%. O crescimento foi devido à reforma do Entreposto de Pesca da Praia da Praia do Camaroeiro Sebastião Mendes de Souza “Tião do Neno”. Um investimento de R$ 1,5 milhão, com melhorias

Leia Mais Notícias Secretaria de Meio Ambiente, Agricultura e Pesca Publicado em 07/08/2020
Fundo Social de Caraguatatuba recebe 530 kg de alimentos doados pela ‘Geek Vegan’
Fundo Social de Caraguatatuba recebe 530 kg de alimentos doados pela ‘Geek Vegan’

O Fundo Social de Caraguatatuba recebeu nesta terça-feira (4/8), doação de 530 kg de arroz e feijão, adquiridos por meio de recursos arrecadados na Feira Vegana Online ‘Geek Vegan’, realizada no mês de junho. A feira solidária e gratuita teve objetivo de levantar recursos financeiros destinados à compra de alimentos

Leia Mais Notícias Fundo Social Publicado em 04/08/2020
ProAC Expresso Editais abre inscrições para novos projetos culturais em 2020
ProAC Expresso Editais abre inscrições para novos projetos culturais em 2020

O Programa de Ação Cultural – ProAC Expresso Editais está com inscrições abertas para novos projetos culturais em diversas áreas como, música, dança, teatro, literatura. Os editais e resultados podem ser acompanhados pelos interessados no link: http://www.proac.sp.gov.br/proac-editais-editais-e-resultados/. Este ano, o ProAC Expresso Editais tem o valor recorde de R$ 58,28

Leia Mais Notícias FUNDACC Publicado em 21/07/2020
PAT de Caraguatatuba tem 24 vagas abertas nesta terça-feira (28/7)
PAT de Caraguatatuba tem 24 vagas abertas nesta terça-feira (28/7)

O Posto de Atendimento ao Trabalhador (PAT) de Caraguatatuba divulgou, nesta terça-feira (28/7), 24 vagas de emprego abertas para diversas áreas e nível de instrução. As oportunidades ficam disponíveis até atingir um limite de encaminhamentos ou serem preenchidas pelo empregador. Com exigência de formação em nível superior estão disponíveis as

Leia Mais Notícias Gabinete do Prefeito PAT Publicado em 28/07/2020