Pesquisar No Site

Trade turístico de Caraguatatuba discute retomada das atividades pós-pandemia

Publicado em: 19/05/2020
Trade turístico de Caraguatatuba discute retomada das atividades pós-pandemia
Trade turístico de Caraguatatuba discute retomada das atividades pós-pandemia

Representantes do Conselho Municipal de Turismo (Comtur) se reuniram (virtualmente), nesta segunda-feira (18) para discutir medidas que podem ser adotadas para a retomada do setor após a saída do isolamento provocado pelo novo coronavírus (Covid19).

A secretária de Turismo de Caraguatatuba, Maria Fernanda Galter Reis, explicou que há uma equipe trabalhando para levar ao prefeito Aguilar Junior sugestões e protocolos a serem adotados tão logo os estabelecimentos possam trabalhar de forma plena.

Ela explicou, ainda, sobre as ações que visam o fortalecimento do turismo junto às comunidades. “Queremos implementar o projeto ‘Turismo nos Bairros’ para que a população saiba a importância desse setor na vida de todos que moram em cidades estâncias e que os moradores façam parte, entendendo a cadeia do turismo”.

A ideia é levar feiras de turismo a bairros da região sul, onde os moradores poderão expor seus trabalhos como artesanato, comidas, compotas, além de mostrar os atrativos da área. “Vamos trazer corridas na terra, levar as pessoas para conhecer as cachoeiras dessa região, praticar o turismo rural, mostrar que Caraguatatuba não é somente mar e sol”, explica Maria Fernanda.

Deliverys

Com tantos eventos cancelados devido à pandemia, a Prefeitura estuda um novo formato para o Caraguá A Gosto, maior evento gastronômico da cidade.

Nesta edição, uma das propostas, caso o isolamento perdure, é fazer a versão delivery, onde os estabelecimentos definem o prato participante e fazem a entrega.

“Para este ano, a prefeitura não deve cobrar a taxa de participação dos estabelecimentos que participaram das edições anteriores”, antecipa a secretária, apontando que essa é uma ideia do prefeito em isentar, neste momento tão difícil, todos que sempre participaram dos eventos.

Festival do Camarão, Festa da Tainha são outros eventos que sempre reuniram um excelente público e que neste ano podem ganhar a versão drive thru, onde o consumidor faz o pedido e retira na barraca sem descer do carro.

Outra ideal é a concessão do Selo Turismo Legal para os estabelecimentos do setor hoteleiro que possuem alvará e estão no Cadastur (Cadastro dos Prestadores de Serviços Turísticos).

Os representantes do Comtur sugeriram que seja destinado um percentual acima do 0,6% do orçamento à Secretaria e que vão protocolar a propositura para ser inserida na Lei Orçamentária Anual (LOA). “Se pudermos fazer isso, será uma ajuda para o setor que foi um dos mais afetados nesta pandemia”, disse a presidente do Conselho, Sandra Abril.

O secretário-executivo do Circuito Litoral Norte, Gustavo Monteiro, também participou da reunião virtual e aproveitou para esclarecer sobre o lançamento de uma campanha de antecipação de vendas de pacotes turísticos junto a operadoras de turismo. “Os municípios estão formatando os produtos que podem ser um diferencial nesse programa”, esclareceu.

O Circuito Litoral Norte representa as cidades de Bertioga, Caraguatatuba, São Sebastião, Ilhabela e Ubatuba e tem parceria com a Secretaria de Turismo do Governo do Estado. O edital de chamamento para o projeto deve ser lançado nos próximos dias.

Ainda conforme ele, os municípios também preparam os protocolos para funcionarem após a saída do isolamento, o que consiste em cuidados como distanciamento entre os clientes, limpeza, disponibilidade de álcool em gel, entre outros, que será apresentado ao governo do Estado.

Ainda participaram da reunião integrantes do Comtur pela Associação de Hotéis e Pousadas (AHP), Associação de Quiosques, Conselho Regional de Corretores de Imóveis, além da Associação Comercial e Empresarial de Caraguatatuba (ACEC) e Associação Brasileira de Hotéis (ABH).

Mais Notícias

Veja Também Recentes

Prefeitura de Caraguatatuba realiza plantio com alunos do Colégio Anglo Módulo
Prefeitura de Caraguatatuba realiza plantio com alunos do Colégio Anglo Módulo

A Prefeitura de Caraguatatuba, por meio da Secretaria de Meio Ambiente, Agricultura e Pesca, coordenou uma ação de plantio junto ao colégio particular Anglo Módulo, no bairro Indaiá, nesta quinta-feira (4). A atividade foi realizada pelos alunos com idades entre 0 e 5 anos, que participaram ativamente da ação e

Leia Mais Notícias Secretaria de Meio Ambiente, Agricultura e Pesca Publicado em 05/04/2024
Obras de construção da nova Praça do Divino entram na reta final
Obras de construção da nova Praça do Divino entram na reta final

A Prefeitura de Caraguatatuba, por meio da Secretaria de Obras, executa as obras de construção da nova Praça do Divino, no bairro Indaiá. A praça, localizada em frente à Catedral do Divino Espírito Santo, ganhará uma nova calçada de concreto, demarcação de estacionamento, instalação de bancos, bicicletário, lixeiras, pergolado de

Leia Mais Notícias Secretaria de Obras Públicas Publicado em 16/04/2024
Eleição para escolha do Conselho da Juventude é nesta quinta-feira na Fundacc
Eleição para escolha do Conselho da Juventude é nesta quinta-feira na Fundacc

Nesta quinta-feira (18), qualquer cidadão eleitor de Caraguatatuba, munido de título de eleitor, pode votar na eleição que escolherá os membros da sociedade civil do Conselho da Juventude (Conjuve). A eleição ocorrerá na Fundacc, na Rua Santa Cruz, 396 – Centro, das 10h às 15h. A abertura da inscrição dos

Leia Mais Notícias Gabinete do Prefeito Publicado em 17/04/2024
Caraguatatuba vacina 4 mil pessoas contra gripe e imunização segue nas unidades de saúde para grupos prioritários
Caraguatatuba vacina 4 mil pessoas contra gripe e imunização segue nas unidades de saúde para grupos prioritários

Caraguatatuba continua com a Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza (gripe) para grupos prioritários. Até o momento, 4.149 pessoas foram imunizadas. A Secretaria de Saúde estima que 66 mil devam ser vacinadas. Este ano, o Ministério da Saúde antecipou a vacinação em razão do aumento da circulação de vírus

Leia Mais Notícias Secretaria de Saúde Publicado em 10/04/2024
Prefeitura faz alteração no trânsito da Miguel Varlez para obras e ônibus mudam rota
Prefeitura faz alteração no trânsito da Miguel Varlez para obras e ônibus mudam rota

A Prefeitura de Caraguatatuba, por meio da Secretaria de Mobilidade Urbana e Proteção ao Cidadão, fará alteração temporária no trânsito da avenida Miguel Varlez, no trecho entre o Trevo 1º Centenário (do Supermercado Silva Indaiá) até a ponte sobre o rio Santo Antonio (ao lado do Hospital Stella Maris). O

Leia Mais Notícias Secretaria de Mobilidade Urbana e Proteção ao Cidadão Publicado em 15/04/2024