Pesquisar No Site

Trade turístico de Caraguatatuba discute retomada das atividades pós-pandemia

Publicado em: 19/05/2020
Trade turístico de Caraguatatuba discute retomada das atividades pós-pandemia
Trade turístico de Caraguatatuba discute retomada das atividades pós-pandemia

Representantes do Conselho Municipal de Turismo (Comtur) se reuniram (virtualmente), nesta segunda-feira (18) para discutir medidas que podem ser adotadas para a retomada do setor após a saída do isolamento provocado pelo novo coronavírus (Covid19).

A secretária de Turismo de Caraguatatuba, Maria Fernanda Galter Reis, explicou que há uma equipe trabalhando para levar ao prefeito Aguilar Junior sugestões e protocolos a serem adotados tão logo os estabelecimentos possam trabalhar de forma plena.

Ela explicou, ainda, sobre as ações que visam o fortalecimento do turismo junto às comunidades. “Queremos implementar o projeto ‘Turismo nos Bairros’ para que a população saiba a importância desse setor na vida de todos que moram em cidades estâncias e que os moradores façam parte, entendendo a cadeia do turismo”.

A ideia é levar feiras de turismo a bairros da região sul, onde os moradores poderão expor seus trabalhos como artesanato, comidas, compotas, além de mostrar os atrativos da área. “Vamos trazer corridas na terra, levar as pessoas para conhecer as cachoeiras dessa região, praticar o turismo rural, mostrar que Caraguatatuba não é somente mar e sol”, explica Maria Fernanda.

Deliverys

Com tantos eventos cancelados devido à pandemia, a Prefeitura estuda um novo formato para o Caraguá A Gosto, maior evento gastronômico da cidade.

Nesta edição, uma das propostas, caso o isolamento perdure, é fazer a versão delivery, onde os estabelecimentos definem o prato participante e fazem a entrega.

“Para este ano, a prefeitura não deve cobrar a taxa de participação dos estabelecimentos que participaram das edições anteriores”, antecipa a secretária, apontando que essa é uma ideia do prefeito em isentar, neste momento tão difícil, todos que sempre participaram dos eventos.

Festival do Camarão, Festa da Tainha são outros eventos que sempre reuniram um excelente público e que neste ano podem ganhar a versão drive thru, onde o consumidor faz o pedido e retira na barraca sem descer do carro.

Outra ideal é a concessão do Selo Turismo Legal para os estabelecimentos do setor hoteleiro que possuem alvará e estão no Cadastur (Cadastro dos Prestadores de Serviços Turísticos).

Os representantes do Comtur sugeriram que seja destinado um percentual acima do 0,6% do orçamento à Secretaria e que vão protocolar a propositura para ser inserida na Lei Orçamentária Anual (LOA). “Se pudermos fazer isso, será uma ajuda para o setor que foi um dos mais afetados nesta pandemia”, disse a presidente do Conselho, Sandra Abril.

O secretário-executivo do Circuito Litoral Norte, Gustavo Monteiro, também participou da reunião virtual e aproveitou para esclarecer sobre o lançamento de uma campanha de antecipação de vendas de pacotes turísticos junto a operadoras de turismo. “Os municípios estão formatando os produtos que podem ser um diferencial nesse programa”, esclareceu.

O Circuito Litoral Norte representa as cidades de Bertioga, Caraguatatuba, São Sebastião, Ilhabela e Ubatuba e tem parceria com a Secretaria de Turismo do Governo do Estado. O edital de chamamento para o projeto deve ser lançado nos próximos dias.

Ainda conforme ele, os municípios também preparam os protocolos para funcionarem após a saída do isolamento, o que consiste em cuidados como distanciamento entre os clientes, limpeza, disponibilidade de álcool em gel, entre outros, que será apresentado ao governo do Estado.

Ainda participaram da reunião integrantes do Comtur pela Associação de Hotéis e Pousadas (AHP), Associação de Quiosques, Conselho Regional de Corretores de Imóveis, além da Associação Comercial e Empresarial de Caraguatatuba (ACEC) e Associação Brasileira de Hotéis (ABH).

Mais Notícias

Veja Também Recentes

Caraguatatuba participa de Seminário Estadual de Agricultura e Abastecimento em São Paulo
Caraguatatuba participa de Seminário Estadual de Agricultura e Abastecimento em São Paulo

O município de Caraguatatuba participou do “Seminário Estadual Diálogo entre a Secretaria de Agricultura e Abastecimento e os Municípios Paulistas”, realizado nesta segunda-feira (29). O evento ocorreu no Salão Nobre da Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo, em São Paulo. O encontro foi destinado a todos

Leia Mais Notícias Secretaria de Meio Ambiente, Agricultura e Pesca ODS - Objetivo de Desenvolvimento Sustentável ODS 11 - Cidades e comunidades sustentáveis ODS 12 - Consumo e produção responsáveis Publicado em 30/10/2025
Treinamento qualifica servidores da Assistência Social para aprimorar o atendimento à população em Caraguatatuba
Treinamento qualifica servidores da Assistência Social para aprimorar o atendimento à população em Caraguatatuba

Cerca de 40 servidores da Secretaria de Assistência Social de Caraguatatuba participaram, nos dias 12 e 13 de novembro, de um treinamento promovido pelo setor de Educação Permanente da Secretaria de Assistência Social. A capacitação reuniu profissionais de nível técnico e contou com a presença de representantes da Secretaria de

Leia Mais Notícias Secretaria de Assistência Social ODS - Objetivo de Desenvolvimento Sustentável ODS 16 - Paz, Justiça e Instituições Eficazes Publicado em 19/11/2025
Conselheiros da Defesa dos Direitos do Idoso passam por capacitação sobre leis e noções de administração pública
Conselheiros da Defesa dos Direitos do Idoso passam por capacitação sobre leis e noções de administração pública

Integrantes do Conselho Municipal de Defesa dos Direitos do Idoso de Caraguatatuba (CMDDI) passaram por capacitação sobre algumas leis importantes que regem os direitos da pessoa idosa, atuação da administração pública, a política da pessoa idosa nos municípios e o fortalecimento dos Conselhos Municipais, entre outros temas pertinentes, na quarta-feira

Leia Mais Notícias Secretaria dos Direitos da Pessoa com Deficiência e do Idoso ODS - Objetivo de Desenvolvimento Sustentável ODS 10 - Redução das desigualdades ODS 8 - Trabalho decente e crescimento econômico Publicado em 06/11/2025
Secretaria de Administração de Caraguatatuba publica 26ª convocação do Concurso de 2023
Secretaria de Administração de Caraguatatuba publica 26ª convocação do Concurso de 2023

A Secretaria de Administração de Caraguatatuba chamou mais sete aprovados de cinco funções do Concurso Público de 2023 nesta quarta, quinta e na próxima sexta-feira (22, 23 e 24/10), das 9h às 12h e das 13h às 16h30, na Divisão de Gestão de Recursos Humanos (Divisão de RH), no Centro.

Leia Mais Notícias Secretaria de Administração ODS - Objetivo de Desenvolvimento Sustentável ODS 11 - Cidades e comunidades sustentáveis ODS 8 - Trabalho decente e crescimento econômico Publicado em 22/10/2025
Espetáculo ‘O Vendedor de Sonhos’, adaptado de best-seller, é destaque no Teatro Mario Covas
Espetáculo ‘O Vendedor de Sonhos’, adaptado de best-seller, é destaque no Teatro Mario Covas

O espetáculo ‘O Vendedor de Sonhos’, adaptado do livro best-seller de Augusto Cury, chega a Caraguatatuba na próxima semana. A peça, que já emocionou milhares de espectadores pelo Brasil, será apresentada no dia 15 (sábado), às 20h, no Teatro Mario Covas. Os ingressos custam podem ser adquiridos antecipadamente pelo link https://tinyurl.com/68epy3mc ou

Leia Mais Notícias FUNDACC ODS - Objetivo de Desenvolvimento Sustentável ODS 17 - Parcerias e meios de implementação Publicado em 06/11/2025