Pesquisar No Site

Trade turístico de Caraguatatuba discute retomada das atividades pós-pandemia

Publicado em: 19/05/2020
Trade turístico de Caraguatatuba discute retomada das atividades pós-pandemia
Trade turístico de Caraguatatuba discute retomada das atividades pós-pandemia

Representantes do Conselho Municipal de Turismo (Comtur) se reuniram (virtualmente), nesta segunda-feira (18) para discutir medidas que podem ser adotadas para a retomada do setor após a saída do isolamento provocado pelo novo coronavírus (Covid19).

A secretária de Turismo de Caraguatatuba, Maria Fernanda Galter Reis, explicou que há uma equipe trabalhando para levar ao prefeito Aguilar Junior sugestões e protocolos a serem adotados tão logo os estabelecimentos possam trabalhar de forma plena.

Ela explicou, ainda, sobre as ações que visam o fortalecimento do turismo junto às comunidades. “Queremos implementar o projeto ‘Turismo nos Bairros’ para que a população saiba a importância desse setor na vida de todos que moram em cidades estâncias e que os moradores façam parte, entendendo a cadeia do turismo”.

A ideia é levar feiras de turismo a bairros da região sul, onde os moradores poderão expor seus trabalhos como artesanato, comidas, compotas, além de mostrar os atrativos da área. “Vamos trazer corridas na terra, levar as pessoas para conhecer as cachoeiras dessa região, praticar o turismo rural, mostrar que Caraguatatuba não é somente mar e sol”, explica Maria Fernanda.

Deliverys

Com tantos eventos cancelados devido à pandemia, a Prefeitura estuda um novo formato para o Caraguá A Gosto, maior evento gastronômico da cidade.

Nesta edição, uma das propostas, caso o isolamento perdure, é fazer a versão delivery, onde os estabelecimentos definem o prato participante e fazem a entrega.

“Para este ano, a prefeitura não deve cobrar a taxa de participação dos estabelecimentos que participaram das edições anteriores”, antecipa a secretária, apontando que essa é uma ideia do prefeito em isentar, neste momento tão difícil, todos que sempre participaram dos eventos.

Festival do Camarão, Festa da Tainha são outros eventos que sempre reuniram um excelente público e que neste ano podem ganhar a versão drive thru, onde o consumidor faz o pedido e retira na barraca sem descer do carro.

Outra ideal é a concessão do Selo Turismo Legal para os estabelecimentos do setor hoteleiro que possuem alvará e estão no Cadastur (Cadastro dos Prestadores de Serviços Turísticos).

Os representantes do Comtur sugeriram que seja destinado um percentual acima do 0,6% do orçamento à Secretaria e que vão protocolar a propositura para ser inserida na Lei Orçamentária Anual (LOA). “Se pudermos fazer isso, será uma ajuda para o setor que foi um dos mais afetados nesta pandemia”, disse a presidente do Conselho, Sandra Abril.

O secretário-executivo do Circuito Litoral Norte, Gustavo Monteiro, também participou da reunião virtual e aproveitou para esclarecer sobre o lançamento de uma campanha de antecipação de vendas de pacotes turísticos junto a operadoras de turismo. “Os municípios estão formatando os produtos que podem ser um diferencial nesse programa”, esclareceu.

O Circuito Litoral Norte representa as cidades de Bertioga, Caraguatatuba, São Sebastião, Ilhabela e Ubatuba e tem parceria com a Secretaria de Turismo do Governo do Estado. O edital de chamamento para o projeto deve ser lançado nos próximos dias.

Ainda conforme ele, os municípios também preparam os protocolos para funcionarem após a saída do isolamento, o que consiste em cuidados como distanciamento entre os clientes, limpeza, disponibilidade de álcool em gel, entre outros, que será apresentado ao governo do Estado.

Ainda participaram da reunião integrantes do Comtur pela Associação de Hotéis e Pousadas (AHP), Associação de Quiosques, Conselho Regional de Corretores de Imóveis, além da Associação Comercial e Empresarial de Caraguatatuba (ACEC) e Associação Brasileira de Hotéis (ABH).

Mais Notícias

Veja Também Recentes

Retomada do Programa de Regularização Fundiária beneficia moradores de Loteamento Recanto do Sol e Tinga
Retomada do Programa de Regularização Fundiária beneficia moradores de Loteamento Recanto do Sol e Tinga

Moradores do Núcleo Recanto da Luz, localizado no loteamento Recanto do Sol, com cerca de 35 ocupações, no Golfinhos, e do Núcleo Jardim Samambaia no bairro do Tinga, com cerca de 29 ocupações, estão recebendo a visita da equipe da Secretaria de Habitação para a retomada do Programa de Regularização

Leia Mais Notícias Secretaria de Habitação ODS - Objetivo de Desenvolvimento Sustentável ODS 10 - Redução das desigualdades ODS 16 - Paz, Justiça e Instituições Eficazes Publicado em 10/04/2025
Audiência Pública para Elaboração do Plano Plurianual PPA 2026-2029 e Lei de Diretrizes Orçamentárias – LDO 2026
Audiência Pública para Elaboração do Plano Plurianual PPA 2026-2029 e Lei de Diretrizes Orçamentárias – LDO 2026

Além de serem uma obrigatoriedade da Lei de Orçamento e Constituição Federal, as audiências públicas são a oportunidade da participação popular na elaboração das peças orçamentárias, promovendo a cidadania. É através das audiências que a população ajuda a Prefeitura a entender e ordenar as demandas necessárias para elaboração das políticas

Leia Mais Notícias Secretaria de Planejamento Estratégico e Desenvolvimento Publicado em 22/04/2025
Videoteca Lúcio Braun exibe documentário “Luiz Melodia - No Coração do Brasil” nesta sexta-feira
Videoteca Lúcio Braun exibe documentário “Luiz Melodia – No Coração do Brasil” nesta sexta-feira

O Ponto de Cultura Cineclube Sambaqui apresenta nesta sexta-feira (11/4), às 19h, na Videoteca Lúcio Braun, em Caraguatatuba, o longa-metragem “Luiz Melodia – No Coração do Brasil”. A exibição tem entrada gratuita e conta com o apoio da Fundação Educacional e Cultural de Caraguatatuba (Fundacc). Dirigido por Alessandra Dorgan, o filme

Leia Mais Notícias FUNDACC ODS - Objetivo de Desenvolvimento Sustentável ODS 17 - Parcerias e meios de implementação Publicado em 08/04/2025
Jogos Escolares do Estado de São Paulo serão realizados entre 8 e 26 de maio em Caraguatatuba
Jogos Escolares do Estado de São Paulo serão realizados entre 8 e 26 de maio em Caraguatatuba

Caraguatatuba recebe entre os dias 8 e 26 de maio, os Jogos Escolares do Estado de São Paulo – JEESP com as modalidades vôlei, futsal e basquete. Os Jogos Escolares do Estado têm por objetivo promover por meio da prática esportiva, a integração e o intercâmbio entre os estudantes das

Leia Mais Notícias Secretaria de Esportes e Recreação ODS - Objetivo de Desenvolvimento Sustentável ODS 3 - Saúde e Bem-Estar Publicado em 29/04/2025
Saúde promove ação com mães de crianças com Transtorno do Espectro do Autismo
Saúde promove ação com mães de crianças com Transtorno do Espectro do Autismo

A Secretaria de Saúde, por meio dos setores de coordenação e articulação de Saúde Mental, da coordenação do Centro de Reabilitação e da coordenação da Saúde da Mulher fez uma ação conjunta com mães de crianças com Transtorno do Espectro do Autismo (TEA), nessa sexta-feira (4), onde foi proporcionado um

Leia Mais Notícias Secretaria de Saúde ODS - Objetivo de Desenvolvimento Sustentável ODS 3 - Saúde e Bem-Estar Publicado em 04/04/2025