Pesquisar No Site

Rede municipal de ensino de Caraguatatuba retoma ano letivo com atividades digitais e impressas

Publicado em: 28/04/2020
Destaques
Rede municipal de ensino de Caraguatatuba retoma ano letivo com atividades digitais e impressas
Rede municipal de ensino de Caraguatatuba retoma ano letivo com atividades digitais e impressas

A Prefeitura de Caraguatatuba, através da Secretaria de Educação, realizou reuniões à distância para planejamento da retomada do ano letivo.

O objetivo foi alinhar com as equipes escolares a organização as ações para a retomada do ano letivo, que ocorreu nesta segunda-feira (27), de forma não presencial.

#PraCegoVer: Aluno da rede realizando atividades em frente ao computador. (Foto: Divulgação/PMC)

Serão disponibilizadas atividades digitais e impressas para todas as etapas educacionais – Educação Infantil, Ensino Fundamental I e II e Educação para Jovens e Adultos (EJA). A resolução que reorganiza o calendário escolar e estabelece os trabalhos a distância foi publicada no Diário Oficial do Estado no dia 22 de abril.

A secretária Márcia Paiva explicou que devido ao risco de transmissão do novo coronavírus, a Secretaria Municipal de Educação optou, pela primeira vez, por promover os encontros à distância com os professores.

“Foram reuniões importantes para que as equipes reavaliassem as atividades que serão realizadas de forma remota. O momento também serviu para que as equipes gestoras pudessem estabelecer com os demais profissionais os melhores canais de comunicação, para restabelecimento das rotinas e agenda da escola. Além de organizar atividades pedagógicas não presenciais, precisamos garantir que os serviços cheguem até a população. Organizamos um regime de revezamento entre os servidores das unidades”, disse.

Todos os docentes participaram das reuniões de replanejamento a distância, de acordo com a sua carga horária. A equipe escolar deverá controlar a participação, especialmente nos momentos coletivos, mediados por tecnologia digital.

Caso não possua recurso tecnológico, o professor poderá utilizar os meios digitais disponíveis na unidade escolar. Neste caso, serão adotadas medidas para que não haja aglomeração e sejam respeitados os protocolos de higiene e segurança já estabelecidos para evitar a proliferação do coronavírus.

#PraCegoVer: Arte com uma criança de costas,ao fundo um computador e a escrita “Tecnologia como ferramenta de aprendizagem”. (Foto: Divulgação/PMC)

Férias e recessos antecipados

As atividades presenciais na rede municipal foram suspensas no dia 16 de março por tempo indeterminado. Por conta disso, a Seduc antecipou os períodos de férias e recesso tanto dos alunos quanto dos professores e o primeiro bimestre não termina neste mês de abril.

Ferramentas para atividades remotas

Para garantir o aprendizado dos alunos, mesmo no período de aulas presenciais suspensas e não comprometer o ano letivo, a Secretaria de Educação desenvolveu o site educativo http://www.educacaocaraguatatuba.com.br/ como ferramenta de aprendizagem, disponibilizando atividades para todas as etapas e modalidades de ensino para o período de recesso escolar e link das páginas de cada unidade escolar.

Além do site oficial, as unidades escolares passarão a disponibilizar atividades em suas páginas no Facebook e a oferecer comunicação através de canais digitais (e-mail, facetime, class, WhatsApp, entre outros), para que os alunos possam tirar dúvidas, receber notificações sobre o cronograma de atividades escolares, horários coletivos de estudos online, etc.

Durante o período de atividades remotas os professores também poderão ministrar aulas ao vivo, possibilitando interação entre os alunos.

O município foi convidado a participar da adesão ao material da rede estadual para a Educação Infantil e Ensino Fundamental (anos iniciais), com o uso da plataforma do Centro de Mídias da Educação de São Paulo.

A previsão é de que o acesso aos professores seja disponibilizado no decorrer da semana. Após isso, a ferramenta e a programação da TV no canal aberto 3.2 ou 3.3 também será utilizada.

Materiais pedagógicos

Aos alunos que não dispõem de acesso à internet para acompanhamento das atividades remotas, será disponibilizado material impresso. As orientações para retirada serão organizadas pelas unidades escolares.

Mais Notícias

Veja Também Recentes

Regiões Centro e Norte de Caraguatatuba recebem serviços de limpeza de ruas
Regiões Centro e Norte de Caraguatatuba recebem serviços de limpeza de ruas

A Prefeitura de Caraguatatuba, por meio da Secretaria de Serviços Públicos (Sesep), está levando serviços de limpeza e operação Bota-fora em bairros das regiões Centro e Norte do município. Entre os bairros da região Norte está o Garden Mar, que recebeu esta semana equipes da Sesep em todas as suas

Leia Mais Notícias Secretaria de Serviços Públicos Publicado em 12/04/2024
Prefeitura implanta sinalizações de solo e verticais em vários pontos da cidade
Prefeitura implanta sinalizações de solo e verticais em vários pontos da cidade

A Prefeitura de Caraguatatuba prossegue com o trabalho de implantação e  revitalização da sinalização vertical e de solo em toda a cidade. A responsável pela ação é a Secretaria de Mobilidade Urbana e Proteção ao Cidadão (Semob). Na terça-feira (9), diversos pontos da região central receberam sinalização de solo reforçada.

Leia Mais Notícias Secretaria de Mobilidade Urbana e Proteção ao Cidadão Publicado em 10/04/2024
Dezenas de medicamentos, anticoncepcionais e até fraldas são disponibilizados pela Farmácia Popular
Dezenas de medicamentos, anticoncepcionais e até fraldas são disponibilizados pela Farmácia Popular

O Programa Farmácia Popular do Brasil é promovido pelo Governo Federal para complementar a disponibilização de medicamentos utilizados na Atenção Primária à Saúde, por meio de parceria com farmácias e drogarias da rede privada. Além das Unidades Básicas de Saúde e/ou farmácias municipais, a população pode obter medicamentos gratuitos nas farmácias e

Leia Mais Notícias Secretaria de Saúde Publicado em 04/04/2024
Prefeitura reforça pintura da base do Corpo de Bombeiros de Caraguatatuba
Prefeitura reforça pintura da base do Corpo de Bombeiros de Caraguatatuba

Funcionários da Secretaria de Administração da Prefeitura de Caraguatatuba estão pintando a base do 4º Subgrupamento do 11º Grupamento de Bombeiros Militar, no Indaiá. Os servidores cedidos pela Prefeitura iniciaram os trabalhos de pintura em fevereiro. O serviço deve ser concluído na segunda quinzena de abril. Ligado à Polícia Militar

Leia Mais Notícias Secretaria de Administração Publicado em 10/04/2024
Cerca de 150 mil atendimentos foram realizados durante cinco anos no Pró-Mulher
Cerca de 150 mil atendimentos foram realizados durante cinco anos no Pró-Mulher

O Centro de Referência da Mulher, o Pró-Mulher, completa cinco anos neste sábado (20). O equipamento é um diferencial nos cuidados com a saúde da mulher, garantindo mais qualidade de vida, através de um olhar diferenciado, acolhimento e mais atenção às pacientes. Neste período, o Pró-Mulher realizou cerca de 150

Leia Mais Notícias Secretaria de Saúde ODS - Objetivo de Desenvolvimento Sustentável ODS 3 - Saúde e Bem-Estar Publicado em 19/04/2024