Pesquisar No Site
Prefeitura de Caraguatatuba intensifica fiscalização nos comércios não essenciais no combate ao coronavírus

Prefeitura de Caraguatatuba intensifica fiscalização nos comércios não essenciais no combate ao coronavírus
Fiscais das Secretarias da Fazenda e Urbanismo, e agentes da Vigilância Sanitária da Secretaria de Saúde vão intensificar, neste feriado de Sexta-Feira da Paixão, ações de orientação nos comércios considerados não essenciais.
O Decreto Estadual 64.881 prorrogou até o dia 22 de abril o fechamento desses estabelecimentos em função do combate à proliferação do novo coronavírus (Covid-19).
A preocupação é com o fluxo de pessoas que vão a esses locais que descumprem a quarentena. Desde 23 de março, de acordo com a Fiscalização do Comércio, foram registradas cerca de 700 orientações de Norte a Sul da cidade.
“Nosso objetivo não é penalizar o comerciante, mas proteger a população contra esse vírus que tem feito cada vez mais vítimas não só em Caraguatatuba, mas no mundo”, disse o prefeito Aguilar Junior.
Segundo ele, essa força-tarefa serve para reforçar a necessidade do fechamento dos estabelecimentos enquanto o decreto estiver em vigor. Os comércios flagrados em atividades serão orientados. Caso descumpram a lei, poderão ser autuados e terem o alvará cassado.
Podem ficar abertos por serem considerados serviços essenciais supermercados, farmácias, clínicas médicas públicas e privadas, bancos, clínicas veterinárias e odontológicas para casos de emergência, delivery alimentício com equipe reduzida, cartórios, casas de ração (exceto pets), transportadoras para serviços essenciais, padarias (sem atendimento em mesa), quitandas, correios, açougue, peixaria (com metade da ocupação), laboratórios e empresas de gás de cozinha.
No entanto, devem obedecer algumas restrições estabelecidas no decreto, como o número máximo de 50% da capacidade constante no AVCB (Auto de Vistoria de Corpo de Bombeiros). (veja arte completa).
Desde o dia 23 de março foram identificados 240 estabelecimentos que, por um motivo ou outro, abriram e, dessa forma, se tornaram irregulares. Coube aos fiscais informarem sobre a desobediência.
Lojas de roupas, esportes, imobiliária, escritórios em geral são exemplos que devem permanecer fechados.
Denúncias podem ser feitas pelo Canal 156 ou 190, da Polícia Militar, que tem atuado nesses casos uma vez que o decreto estadual proíbe a abertura de vários tipos de estabelecimentos.
Veja Também Recentes

Projeto Mentes Brilhantes prepara alunos da rede municipal para principais competições estudantis do Brasil
Estudantes da rede municipal de ensino de Caraguatatuba, matriculados no do 4º e 5º ano, do Ensino Fundamental I, e do 6º ao 9º ano, do Ensino Fundamental II iniciam nesta segunda-feira (7) a participação no projeto Mentes Brilhantes. A iniciativa visa incentivar, motivar e preparar os alunos para a

Escolas de Caraguatatuba celebram Dia da Luta pela Educação Inclusiva
No dia em que se comemora a Luta pela Educação Inclusiva, Caraguatatuba promove atividades que abordam o tema para estudantes da rede municipal de ensino. Na escola Profª Débora Valle da Silva Pillon, no bairro Travessão, alunos do 1º ao 5º ano do ensino fundamental participaram de uma sessão de

Núcleo Comunitário e Cultural do Massaguaçu recebe Pré-Conferência de Direitos da Pessoa Idosa da região norte nesta quarta-feira
Os moradores do Massaguaçu e dos bairros da região norte têm a oportunidade de discutir, opinar e propor ações voltadas aos idosos do município, durante a pré-conferência de Direitos da Pessoa Idosa, nesta quarta-feira (16). O encontro será no Núcleo Comunitário e Cultural “Calixto Leandro, na Avenida Geraldo Alves, 42,

Caraguatatuba resultado das indicações para Revelando SP 2025
A Fundação Educacional e Cultural de Caraguatatuba (Fundacc) recebeu 43 manifestações de interesse para participar do programa Revelando SP 2025. Após análise técnica, foram indicadas 15 propostas nas áreas de manifestações artísticas, culinária e artesanato. A seleção foi realizada com base nos critérios estabelecidos no edital do evento, disponível em

CCZ de Caraguatatuba realiza agendamento para castração de cães e gatos
Mesmo com chuva, muitas pessoas compareceram ao Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) de Caraguatatuba na manhã de sexta-feira (4), para o agendamento de 250 vagas de castração gratuita de cães e gatos a partir dos seis meses de idade. Quem não conseguiu garantir uma das vagas disponibilizadas para este