Pesquisar No Site

Prefeitura cobra empresa de fornecimento de merenda cumprimento de rescisões contratuais

Publicado em: 28/04/2020
Prefeitura cobra empresa de fornecimento de merenda cumprimento de rescisões contratuais
Prefeitura cobra empresa de fornecimento de merenda cumprimento de rescisões contratuais

A Prefeitura de Caraguatatuba informa que no dia 23 de março foi encerrado o contrato com a empresa Convida Alimentação, responsável pelos serviços de alimentação nas 54 unidades escolares do município, fornecendo a mão de obra da equipe de cozinha.

Ao mesmo tempo, por conta da pandemia da Covid-19, as aulas foram suspensas na rede municipal de ensino e, com isso, o fornecimento de alimentação escolar foi encerrado.

Uma nova licitação para fornecimento de merenda já tinha sido realizada e, quando houver o retorno das aulas, a distribuição será feita nas unidades escolares. As cozinheiras dispensadas deverão ser absorvidas pela mesma empresa, uma vez que a Convida venceu a nova licitação. Porém, a ordem de serviço não foi dada pela Prefeitura ainda, porque não há como realizar o fornecimento de merenda devido a suspensão das aulas.

A Prefeitura de Caraguatatuba, através da Secretaria de Educação, entrou em contato com as representantes da empresa Convida Alimentação para obter informações sobre a suspensão do contrato de trabalho de cerca de 140 cozinheiras escolares, pois as trabalhadoras relatam dificuldades no entendimento dos cálculos das verbas rescisórias e, até mesmo, para cadastramento do pedido de seguro desemprego.

De acordo com informações de representantes da empresa Convida, a extinção do contrato de trabalho, bem como o cálculo das verbas indenizatórias, incluindo a multa sobre o saldo do FGTS, estão sendo realizados dentro da legalidade.

A empresa informa ainda que, no momento, devido ao número de demissões, não está realizando explicações dos cálculos via atendimento telefônico. Informaram também que as homologações trabalhistas acontecerão e cada funcionária receberá todos os esclarecimentos sobre os termos das rescisões e os cálculos.

A Secretaria Municipal de Educação informa que realizou tentativas de mediar a situação para que as demissões não ocorressem, mas que a relação empregado x empregador das empresas terceirizadas, não é de competência do município. Entretanto, a Secretaria de Educação fiscaliza o cumprimento do contrato para a boa prestação de serviços, bem como que as empresas cumpram as obrigações trabalhistas e previdenciárias.

Sobre as dificuldades encontradas pelos trabalhadores para saque do FGTS, a empresa Convida informou que tomou conhecimento da situação ontem dia 27, e entrou em contato com a Caixa Econômica Federal para fazer as retificações de dados solicitados pelo banco. A CEF teria informado um prazo de 48 horas para processamento interno. Após este prazo, a empresa receberá uma nova chave de acesso para que os trabalhadores demitidos possam sacar seu FGTS e dar entrada no seguro desemprego.

Uma reunião será realizada nesta quarta-feira (29/04) com representantes da Prefeitura, trabalhadoras e advogados da Convida.

 

Informação para a Imprensa: (12) 3897-5650 ou jornalismo@caraguatatuba.sp.gov.br

Mais Notícias

Veja Também Recentes

Prefeitura de Caraguatatuba derruba mais um barraco em APP no Rio Claro
Prefeitura de Caraguatatuba desmonta mais um barraco em APP no Rio Claro

Em uma nova atividade de apoio da Polícia Ambiental, fiscais da Secretaria de Urbanismo derrubaram, nesta sexta-feira (26/06), mais um barraco irregular construídos em Área de Preservação permanente (APP), na estrada do Rio Claro, região sul de Caraguatatuba. A ação teve o apoio ainda da Secretaria de Serviços Públicos. Com

Leia Mais Notícias Secretaria de Urbanismo Publicado em 26/06/2020
Professores de Caraguatatuba participam de curso sobre Educação em tempos de pandemia
Professores de Caraguatatuba participam de curso sobre Educação em tempos de pandemia

Educadores da Secretaria Municipal de Educação de Caraguatatuba estão entre os profissionais que participarão de um curso de extensão destinado a professores da educação básica, que tem por objetivo discutir e refletir a ““Educação em tempos de Pandemia”.  Organizado pela Escola do Parlamento da Câmara Municipal de São Paulo, em

Leia Mais Notícias Secretaria de Educação Publicado em 08/06/2020
Reforma da previdência obriga CaraguaPrev reajustar contribuição dos servidores municipais de 11% para 14%
Reforma da previdência obriga CaraguaPrev reajustar contribuição dos servidores municipais de 11% para 14%

Com a entrada em vigor da Emenda Constitucional (EC) nº 103, de 12 de novembro de 2019, o Governo Federal alterou o sistema de previdência social de todo o Brasil. Dessa forma, Caraguatatuba terá que reajustar a alíquota de 11% para 14% na contribuição previdenciária dos servidores municipais. A medida

Leia Mais Notícias CARAGUAPREV Publicado em 01/07/2020
PAT de Caraguatatuba abre 58 vagas de emprego na próxima semana
PAT de Caraguatatuba divulga 62 vagas de emprego nesta terça-feira (23/6)

O Posto de Atendimento ao Trabalhador (PAT) de Caraguatatuba divulgou nesta terça-feira (23/6), 62 de vagas de emprego, em diversas áreas e regiões da cidade. As oportunidades são divulgadas diariamente no site da Prefeitura e os currículos devem ser enviados pelo whatsapp do PAT. As áreas que lideram o número

Leia Mais Notícias Gabinete do Prefeito PAT Publicado em 23/06/2020
Prefeitura de Caraguatatuba convoca bolsistas do PEAD para se apresentarem  na próxima semana
Prefeitura de Caraguatatuba convoca bolsistas do PEAD para se apresentarem na próxima semana

A Prefeitura de Caraguatatuba convocou mais seis bolsistas selecionados do Programa Emergencial de Auxílio-Desemprego (PEAD) para trabalhar em serviços de limpeza e manutenção das vias e logradouros públicos do município. Os convocados devem comparecer na próxima segunda, terça e quarta-feira (29 e 30/6; e 1º/7), das 10h às 14h, no

Leia Mais Notícias Secretaria de Administração Publicado em 26/06/2020