Pesquisar No Site

Prefeitura alerta para descarte irregular de resíduos durante a quarentena

Prefeitura alerta para descarte irregular de resíduos durante a quarentena
Prefeitura alerta para descarte irregular de resíduos durante a quarentena

Com o período de pandemia da Covid-19, muitos munícipes em casa, durante a quarentena, aumentam a frequência de afazeres domésticos. Diante disso, segundo a Secretaria de Meio Ambiente, Agricultura e Pesca (SMAAP), aumentaram os indícios de descarte irregular de resíduos em vias públicas.

#PraCegoVer: Restos de poda, lixo, amontoados em rua (divulgação/PMC)

A SMAAP alerta que a ação é proibida e pode gerar multa. O imóvel ou o munícipe que for flagrado com descarte irregular será autuado de acordo com a Lei nº. 1.144/80 (Código de Posturas), nos artigos 158 a 161, podendo ser aplicada multa de 204 VRM´s, equivalente à R$ 709,92.

A Secretaria possui uma equipe de fiscalização e monitoramento que diariamente percorrem as ruas em diversas regiões do município e monitoram se há restos de resíduos de construção civil, móveis, sobras de poda, pneus, entre outros materiais proibidos de serem descartados, em qualquer local.

Para evitar este tipo de descarte, as alternativas são os três Ecopontos, nos bairros Golfinhos, Martim de Sá e Massaguaçu, que auxiliam e facilitam o descarte correto dos materiais.

#PraCegoVer: Lixeiras de coleta seletiva dentro do Ecoponto, nas cores amarela, verde, azul e vermelha. (Foto: Divulgação/PMC)

Nos Ecopontos, o munícipe pode descartar gratuitamente, resíduos de construção civil (entulho – até 1m³ por entrega), móveis e equipamentos domésticos, sobras de poda, pneus (máximo de 4 unidades por entrega), material de Coleta Seletiva (papel, plástico, vidro, metal), óleo de cozinha, resíduos eletrônicos, pilhas, baterias de equipamentos eletrônicos e madeiras.

Além dos Ecopontos, os munícipes também podem contar com o serviço de Coleta Seletiva que atende toda a cidade. O cronograma dos bairros está disponível no site http://www.caraguatatuba.sp.gov.br/pmc/coletaseletiva/.

Confira o endereço dos Ecopontos:

Golfinhos: Rua Alameda dos Corais

Martim de Sá: Rua Carijós, 170 – próximo a Praça do ParCão

Massaguaçu: Entre a esquina da Avenida Antônio de Lucca e Avenida Três

Horário de funcionamento: segunda a sábado, das 8h30 às 17h e também aos domingos, das 8h às 12h. Os Ecopontos fecham para almoço, das 12h às 13h.

 

Informação para a Imprensa: (12) 3897-5650 ou jornalismo@caraguatatuba.sp.gov.br

Mais Notícias

Veja Também Recentes

Prefeitura inicia pavimentação e instalação de guias e sarjetas em bairros
Prefeitura inicia pavimentação e instalação de guias e sarjetas em bairros

A Prefeitura de Caraguatatuba, por meio da Secretaria de Obras Públicas, iniciou nesta semana, a pavimentação e instalação de guias e sarjetas, em três bairros da cidade. O prazo para conclusão da obra é previsto para três meses, com recurso de emenda parlamentar. Com pavimento em blocos de concreto sextavado,

Leia Mais Notícias Secretaria de Obras Públicas Publicado em 10/06/2020
Caraguatatuba disponibiliza telefone de plantão para serviço de abordagem de população em situação de rua
Caraguatatuba disponibiliza telefone de plantão para serviço de abordagem de população em situação de rua

A Prefeitura de Caraguatatuba cada vez mais preocupada com a questão social da população adulta em situação de rua do município implantou no mês de junho, um telefone de plantão direto para que a população acione a equipe do serviço de abordagem. Desde 2017, a cidade conta com a Campanha

Leia Mais Notícias Secretaria de Desenvolvimento Social e Cidadania Publicado em 25/06/2020
Obras de esgoto no Rio do Ouro para beneficiar 160 pessoas são concluídas
Obras de esgoto no Rio do Ouro para beneficiar 160 pessoas são concluídas

A comunidade da rua Augusto Vieira de Oliveira, no Rio do Ouro está em clima de comemoração. A partir da prestação de contas da Sabesp à Prefeitura de Caraguatatuba, no mês de março, a coleta e tratamento de esgotos finalmente tornou-se realidade para 40 famílias que vivem no local. Iniciada

Leia Mais Notícias Secretaria de Obras Públicas Publicado em 17/06/2020
Exército realiza trabalho de higienização em Caraguatatuba
Exército realiza trabalho de higienização em Caraguatatuba

O 2º Batalhão de Infantaria Leve (BIL) de São Vicente percorreu a região central da cidade com a higienização de ruas e espaços públicos. Os militares estão há uma semana em Caraguatatuba, colaborando com questões sociais e de serviços públicos, em ações de combate na Operação Covid-19. Os trabalhos iniciaram

Leia Mais Notícias Secretaria de Serviços Públicos Publicado em 23/06/2020
Covid-19: Caraguatatuba já tem 65% dos pacientes positivos recuperados da doença
Caraguatatuba tem 218 pacientes recuperados da Covid-19

Dos 347 casos confirmados da Covid-19 em Caraguatatuba, 218 pacientes se recuperaram da doença, ou seja, 62,82% dos infectados, de acordo com a equipe do Canal de Monitoramento de pacientes, ligado a Secretaria de Saúde. O Boletim da Vigilância Epidemiológica registrado nesta segunda-feira (22/06), 103 casos continuam em investigação. Há

Leia Mais Notícias Secretaria de Saúde Publicado em 22/06/2020